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28/11/2008 - 09:53

ABIC e Apex-Brasil investem na promoção das exportações de cafés

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) iniciaram um novo projeto para o período 2008–2010 que prevê investimentos de R$ 24,084 milhões em ações de promoção do produto brasileiro no mercado internacional, visando o aumento das exportações.

O novo projeto prevê, também, novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados, principalmente os considerados “traders”, que são países ou regiões com um alto potencial de comercialização dos produtos, mas ainda com baixo consumo, como Panamá, Chile, Turquia e Cingapura, entre outros. Os Estados Unidos são o principal mercado, com 70% das exportações. Outros países que serão alvos das promoções são: Japão; Coréia do Sul; Argentina; Chile; Europa (Portugal, Espanha, França, Polônia e Alemanha), e os Países do Leste Europeu.

Entre as atividades inovadoras há o início de parcerias com associações que reúnem chefs de cousine e restaurateurs, a começar pelo Chile, onde acontecerá o Congresso Mundial da WACS - World Association of Chefs' Societies. Outra parceria será com a equipe brasileira de chefs que participará dos maiores concursos mundiais, como o Bocuse D’Or. Durante tais eventos serão montadas Semanas Gastronômicas do Brasil, sempre em restaurantes renomados com convites orientados ao público formador de opinião. Nestes períodos, o destaque é a culinária típica brasileira, juntamente com degustações de Cafés do Brasil.

Mas as inovações não param por aí. O novo projeto prevê a formação de um time de baristas - o Brazilian Coffee Team – cuja missão será, além de exibir suas aptidões e criatividade nos eventos propostos, propiciar um serviço diferenciado de cafés, drinques e coquetéis que tenham como base o Café do Brasil, complementando a percepção positiva dos produtos e sua origem.

“Este é o momento de plantar no mercado mundial a imagem do Brasil como produtor e processador de cafés de excelente qualidade, em quantidade mais que suficiente para atender ás demandas mundiais”, observa o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira. Para Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC, “todas as estratégias promocionais permitirão às indústrias efetivar novas e duradouras parcerias comerciais, potencializando a presença da marca Cafés do Brasil junto aos consumidores de inúmeros países”.

O primeiro projeto entre ABIC e Apex-Brasil foi em 2002 e vem surtindo efeitos altamente positivos para os cafés do Brasil. Os negócios que eram da ordem de US$ 4 milhões inicialmente, deram um grande salto: em 2007 as vendas chegaram a U$ 26 milhões – valor que já foi superado nos primeiros 10 primeiros meses de 2008, quando as exportações de café torrado e moído atingiram US$ 34 milhões.| ApexBrasil

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