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29/11/2008 - 06:37

Mídia Celular Chega ao Cristo Redentor


Através de conexão bluetooth, o turista recebe três conteúdos com informações e curiosidades sobre o roteiro. O conteúdo é gratuito e patrocinado por empresas que queiram agregar sua marca a uma das Sete Maravilhas do Mundo, através de banner e assinatura de um cartão postal eletrônico.

A Estrada de Ferro do Corcovado, concessionária do serviço que explora o tradicional passeio turístico ao morro carioca e ao Cristo Redentor, acaba de lançar um dos primeiros serviços de suporte bluetooth do País para campanhas publicitárias orientadas à mídia celular.

Agora, ao adquirir o ingresso para os trens, o turista é convidado a ativar o bluetooth do seu celular para receber uma animação colorida trazendo toda a seqüência de informações sobre o roteiro do Corcovado e do Cristo, com curiosidades e destaques de cada fase do passeio. Já dentro do vagão, ele receberá outro conteúdo, com um vídeo de recordação, trazendo dados como altura e pontos principais do morro e do monumento. Em seguida, no desembarque, o sistema dispara um postal do Corcovado com o Cristo, que poderá ficar de wall-paper no aparelho do turista ou ser livremente enviado por ele com mensagens para os amigos.

O desenvolvimento técnico e design da aplicação foram realizados pela JCN, uma das primeiras empresas brasileiras com foco em aplicações de negócio e marketing para celular, que convidou a produtora Edu Felistoque para a criação e produção do filme. Já o projeto de conexão e a infra-estrutura bluetooth ficaram a cargo da Compera nTime. A agência responsável pelo projeto é a RA3N.

De acordo com Frederico Assis, diretor da JCN, a venda de filmes bluetooth com conteúdo autorizado é uma das formas mais eficientes de aproveitamento do celular como suporte a campanhas. “Este projeto do Bondinho é pioneiro no Brasil e traz um valor agregado indiscutível, ao oferecer informação e entretenimento ao turista, sem nenhum custo adicional, e de forma totalmente integrada ao seu momento de fruição do passeio turístico”, afirma Assis.

Eduardo Henrique, diretor de marketing móvel da Compera nTime, conta que outros quatro pontos turísticos na cidade já estão em negociação para implementação da mesma tecnologia. “O mobile marketing voltado para o setor de turismo está em franca expansão, e em pouco tempo será uma ferramenta indispensável de comunicação com o turista. A cada dia que passa vemos mais agências de publicidade interessadas em atrelar suas marcas a bons conteúdos em celulares. Recentemente, implantamos algo semelhante já com um primeiro patrocinador no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Agora, nosso foco é o Rio”, diz.

No caso do filme Corcovado, a receita publicitária de virá de banners do patrocinador abrindo e fechando a peça, além de uma discreta assinatura na imagem que ilustra o wallpaper da campanha. A receita será dividida entre a JCN e a Estrada de Ferro Corcovado.

Perfil da JCN - A JCN Sistemas Comunicação e Marketing S.A., sediada em São Paulo, foi fundada em 2001 com o propósito de desenvolver equipamentos focados na venda e distribuição de cartões físicos para a recarga de telefones pré-pagos.

Com o advento de novas tecnologias e pelo seu expertise adquirido junto às empresas de telecomunicações, a partir de 2004, a JCN se tornou uma empresa voltada para o desenvolvimento de soluções mobile, articulando diversos domínios de conhecimento técnico e de negócios que hoje a posicionam como um parceiro integrador de soluções nesta área reconhecido pelas grandes operadoras de telefonia celular do País.

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