Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2007 - 09:34

VIA Technologies faz parceria para servidores de alto desempenho em cluster

O cluster completo ainda oferece queda de preços em escala ao longo do crescimento da rede, ao abater em 50% o custo de hardware adicional.

A parceria entre a VIA Technologies e a Ainkaboot, desenvolvedora inglesa de clusters de servidores para ambientes de altos desempenho (HPC) e disponibilidade, lança os primeiros módulos de cluster ultracompactos Octimod MPC7-1500 turbinados com placa-mãe VIA EPIA EN15000. Baseado no conceito Beowulf para agilizar HPC com hardware especial, o Octimod é solução modular de baixo consumo de energia ao ambiente paralelo, replicação de banco de dados, processamento em lote e de supercomputação para redes de empresas de todos os portes. Além de universidades ou centros de desenvolvimentos e de pesquisa e órgãos do governo.

Entre os serviços de alto desempenho, estão rápidas simulações financeiras para o setor bancário, modelagem em 3D para o setor de entretenimento, compilação e testes de códigos e software e alta disponibilidade e balanceamento de carga para ambientes Internet e bancos de dados ou cluster de sistemas de arquivos. O cluster completo traz queda de preços em escala ao longo do crescimento da rede, ao abater pela metade o custo de hardware adicional.

Cada módulo de processamento Octimod MPC7-1500 contém uma placa VIA EPIA EN15000 com unidades Octimod de 4U preparadas para a configuração flexível de módulos de processamento e armazenamento, com até quatro módulos de disco RAID ATA Serial, onde em gabinetes de 300mm – metade da profundidade dos gabinetes padrão – os gerentes de data center podem duplicar a densidade da unidade. O sistema operacional dedicado do ambiente cluster, KlustOS, permite que o Octimod aproveite todos os benefícios das funcionalidades do hardware como o mecanismo de segurança VIA PadLock integrado aos processadores VIA C7, usando RNGs dual quantum e multiplicador Montgomery para agilizar a codificação e decodificação de aplicações financeiras e de outras aplicações.

Um painel traseiro – que distribui a corrente DC – e a conectividade SATA melhoram a densidade e a confiabilidade, reduzindo o custo da escalabilidade, a geração de calor e o consumo de energia. Cada módulo consome menos de 30 watts na potência total e cerca de 1 watt quando ocioso. Um gabinete pode atingir até 216GHz de poder de processamento com consumo de menos de 4,3kW, ou seja, menos de 20 watts por gigahertz.

“A Ainkaboot viabiliza uma exclusiva arquitetura de cluster que oferece alta densidade e gerenciamento do data center com excelente custo-benefício para grande número de pequenas e grandes empresas públicas e privadas”, explica Richard Brown, vice-presidente de marketing corporativo da VIA Technologies, Inc. “Com inédita escalabilidade, confiabilidade e baixo consumo de energia as tecnologias ultracompactas e de baixo consumo da VIA são excelente exemplo de como tecnologias eficientes podem inspirar novas abordagens para os desafios do dia-a-dia.”

Ainkaboot Octimod - A arquitetura do cluster Ainkaboot Octimod apresenta um enfoque novo e modular à integração de sistemas. Com 4U de altura e 300mm de profundidade, o Octimod permite acomodar hardware de forma simples e eficiente, respondendo às principais necessidades do cluster com relação à rede e latência, facilidade de gerenciamento, relação custo-benefício e outras questões como espaço, consumo de energia, resfriamento e ruído. Com uma fonte de alimentação DC distribuída e processadores com baixo consumo de energia como o VIA C7, esses clusters ecologicamente corretos valem-se de compactas configurações de hardware para apresentar um modelo realmente de alta densidade. Cada unidade pode suportar até 8 módulos, mas como cada unidade tem a metade da profundidade padrão, um sistema Octimod de 4U pode acomodar até 16 módulos de processamento ou armazenamento.

O KlustOS, sistema operacional dedicado do cluster, é o backbone do Octimod com ambientes de processamento paralelo, software de gerenciamento e utilitários de cluster. Baseado no Gentoo Linux, o KlustOS compõe-se quase que exclusivamente de softwares de código aberto e aproveita todas as funcionalidades do hardware como o mecanismo de segurança VIA PadLock.

O Ainkaboot Octimod já está disponível e é possível implementar clusters completos por menos de US$ 19,5 mil, prontos para escalabilidade por metade do custo de hardware adicional. Para mais informações, o site da Ainkaboot é http://ainkaboot.co.uk

Perfil: A VIA Technologies é o principal fornecedor mundial de chipsets, processadores x86 de baixo consumo de energia, conectividade avançada, multimídia, rede e armazenamento em silício, além de soluções completas de plataformas que estão permitindo inovações para os mercados de PC e sistemas incorporados. Com sede em Taipei (Taiwan), a rede global da VIA liga os centros de alta tecnologia dos EUA, Europa e Ásia. Sua base de clientes inclui os principais OEMs do mundo, fabricantes de placas-mães e integradores de sistemas. No Brasil, tem escritório sede para o Cone Sul. | Telefone (11) 6783-8134, e-mail [email protected], www.via.com.tw

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira