Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2007 - 09:35

A Tecnologia da Informação na medida certa

Segundo dados do IDC, em 2010 serão gastos no mundo US$ 1,48 trilhão em Tecnologia da Informação (TI). Para Miguel Ruiz, fundador da MR Consultoria, este é o momento do “boom” da TI. O consultor recomenda analisar se as plataformas de Tecnologia estão na medida certa com a cultura e os negócios da empresa.

Falar dos benefícios da Tecnologia da Informação (TI) para as empresas já não é mais novidade. Para Miguel Ruiz, fundador da MR Consultoria (MRC), empresa nacional especializada em outsourcing de Tecnologia da Informação, novidade mesmo é mantê-la alinhada aos negócios, adaptada à cultura e à realidade de qualquer organização.

Ruiz explica que a TI só traz vantagens às empresas quando ela está afinada com todas as áreas: produção, financeira, administrativa, vendas, entre outras. Para o consultor a “Tecnologia da Informação deve ser usada na medida certa. Para isto devem ser obedecidos os padrões e as normas vigentes em toda organização”.

Segundo Ruiz, toda empresa tem suas peculiaridades e assim, os softwares ou a “parte física” - hardwares, devem obedecer a elas. “Isso fará com que as atividades e serviços fluam melhor, pois estarão de acordo com as expectativas da empresa, diminuindo o excesso de repetição de trabalho, e isso otimizará evidentemente os negócios e a satisfação dos clientes. O contrário só aumentará as despesas”, comenta o consultor.

Ruiz faz uma análise sobre o crescimento assustador da TI, conforme os dados do IDC que informam um gasto mundial em 2006, US$ 1,16 trilhão com tecnologia e com tendência de crescimento de uma taxa anual de 6,3%, chegando a US$ 1,48 trilhão em 2010. Para ele, “vivemos o boom da Tecnologia da Informação, mas é o momento de analisar se as plataformas de TI estão alinhadas com a cultura e os negócios da empresa. É necessário mediar e adaptar a TI à empresa”.

Bom exemplo: Prova disso, informa Ruiz, foi a recente contratação da MR Consultoria para dar suporte e fazer a revisão do sistema ERP (Enterprise Resourcing Planning) implantado na Oxford University Press do Brasil.

A Oxford University Press, maior editora universitária do mundo e líder no segmento no mercado brasileiro, é um departamento da Universidade de Oxford da Inglaterra e é responsável pela divulgação, distribuição e venda de livros voltados para o ensino de língua inglesa, além de publicações de referência como Dicionários e Gramáticas.

Adilson Gonçalves, diretor administrativo e financeiro da empresa, informa que a Editora Oxford possui um padrão mundial que deve ser seguido pelos seus distribuidores. “Detalhes fazem a diferença na otimização de serviços e na imagem da empresa, como configurações redes de compartilhamento e normas para envio de e-mails etc.”

“Investimos R$ 350 mil na área de TI, com equipamentos e softwares e, para que estas normas fossem seguidas, contratamos a MR Consultoria, que nos apresentou uma metodologia de trabalho e uma expertise que supre as nossas necessidades", comenta Gonçalves.

“Nossa missão na Oxford é implementar as melhores práticas de mercado em relação à segurança, confiabilidade e integração, seguindo as regras da matriz. E ainda revisar, dar suporte e estabelecer novas funcionalidades e melhorias ao sistema.” informa Miguel Ruiz, da MRC.

Para o consultor, quando inserida em uma organização, a Tecnologia da Informação deve ser capaz de congregar a cultura e a imagem que a empresa deseja passar aos seus funcionários e clientes. “Isso contribui para o sucesso do negócio”, complementa.

A MR Consultoria nasceu em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes de porte como: Sogefi, Blue Life, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, FITESA, e mais recentemente Oxford University Press do Brasil, entre outros. A empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI), fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet, voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta com 70 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado.

Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

Oxford University Press do Brasil - Empresa responsável pela distribuição das publicações da Oxford University, (www.oup.com) para todo o Brasil como livros didáticos de inglês para o aluno e o professor e ainda publicações para-didáticas. A Oxford mantém a sua sede na cidade de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira