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29/11/2008 - 08:00

Brasil é máxima prioridade para 69% das empresas nos próximos três anos

Interesse de mais de metade das empresa na América Latina é influenciado pela desaceleração dos mercados tradicionais México (48%) e Argentina (40%) completam a lista dos mercados mais atrativos da região.

Nos próximos três anos, o Brasil é o mercado prioritário na estratégia de 69% de empresas com interesse na América Latina.

Segundo revelam as conclusões do estudo “Um panorama completo, o investimento e o comércio na América Latina”, México (48%) e Argentina (40%) completam a lista dos principais mercados de interesse de expansão empresarial a médio prazo. O Chile, considerado como o mercado com o melhor retorno operacional, é prioritário para apenas 22% das empresas, em grande medida devido ao relativamente pequeno mercado interno. De todas as empresas com interesse na América Latina, 53% afirmam ser influenciadas pela desaceleração dos mercados onde tradicionalmente actuam.

O relatório do Grupo Atradius, que opera em Portugal, Espanha e Brasil através da Crédito y Caución, foi elaborado em colaboração com a Economist Intelligence Unit, departamento de investigação do semanário britânico “The Economist”. Para a realização do estudo foram entrevistadas mais de 300 empresas a nível mundial que têm ou planejam ter negócios com a América Latina.

Os quadros de estabilidade do Brasil e México são destacados no relatório, em comparação com outros importantes mercados como Venezuela e Argentina, que têm ainda de enfrentar o aumento da inflação e instabilidade política. Peru e Chile surgem bem classificados no que se refere às facilidades para operar que concedem às empresas estrangeiras, estabilidade económica e política, governo corporativo, ordenamento jurídico e ausência de litígios comerciais.

Crescimento do volume de negócios acima dos 6% nos próximos três anos é a previsão de 61% das empresas que participaram no estudo do Grupo Atradius, com 59% a esperarem igual tendência no que respeita aos lucros.

“A América Latina tem muito para oferecer às empresas que procuram novos mercados para expansão. Tem uma população jovem e em crescimento, sensível à importação de bens de consumo. Além disso, as reformas dos últimos anos continuam a melhorar a estabilidade econômica e política em grande parte da região”, explicou Isidoro Unda, CEO do Grupo Atradius.

Perfil da Crédito y Caución: A Crédito y Caución contribui há 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento associados às vendas a crédito de bens e serviços. Com mais de 70 sucursais, a Crédito y Caución tem cerca de 33% de quota de mercado em Portugal e 60% em Espanha, o que se traduz na liderança ibérica do sector. A empresa entrou recentemente no Brasil.

A Crédito y Caución é o operador do Grupo Atradius em Portugal, Espanha e Brasil. Proporciona seguros de crédito, caução e serviços de recuperação de dívidas em 40 países. Com lucros totais cerca de 1.800 milhões de euros e participação de 31% no mercado global dos seguros de crédito, o Grupo Atradius assegura anualmente cerca de 590.000 milhões de euros do comércio mundial. Com 160 sucursais, tem acesso à informação comercial de mais de 52 milhões de empresas em todo o mundo e toma mais de 22.000 decisões diárias de limites de crédito.

A solvência da Crédito y Caución e do Grupo Atradius está avaliada pelas qualificações de fortaleza financeira “A”, da Standard & Poor’s, e “A2”, da Moody’s.

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