Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2008 - 08:03

Andifes e Universia Brasil realizam seminário sobre evasão e retenção discente

As discussões realizadas irão resultar em uma publicação sobre evasão estudantil nas Instituições Federais de Ensino Superior.

São Paulo— A Andifes realizou, em parceria com Universia Brasil, o seminário sobre Evasão e Retenção Discente nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), no último dia 20, em Macapá (AP). Durante o evento, foram apresentadas características, mapeamento e dados do fenômeno da evasão nas instituições de ensino superior, e estratégias de combate à evasão.

Cerca de 70 participantes entre reitores, dirigentes, pró-reitores, além de representantes da Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação) e do Universia debateram a temática que está em destaque em todas as instituições federais de ensino superior. A abertura do evento contou com a presença do vice-governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho.

A programação cumpriu a proposta do seminário em encontrar soluções para aumentar a taxa de êxito em diplomação dos estudantes matriculados nos cursos de graduação. As discussões realizadas no seminário irão resultar em uma publicação sobre evasão estudantil nas IFES, a ser lançada em breve.

No seminário, algumas instituições compartilharam as experiências que têm tido, quando se trata de evasão e retenção estudantil: UFRN, UFAL, UFF, UFJF, UFMT, UFMG e UFPE.

Participaram como palestrantes Rodrigo Ramalho, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, professor Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás, professor Renato Cislagui, da Universidade Federal de Santa Catarina e o consultor da Lobo e Associados, Oscar Hipólito.

No geral, a principal causa da evasão está relacionada à falta de recursos financeiros para que o estudante possa dar continuidade aos estudos. Porém outros fatores também podem contribuir para o aumento da evasão, como por exemplo, a falta de identificação com o curso e a repetência em algumas disciplinas, no primeiro ano.

Muitas universidades estão desenvolvendo cursos de nivelamento para auxiliar os alunos ingressantes à universidade a não se prejudicar no início da graduação. Um estudo desenvolvido pela Lobo e Associados Consultoria e publicado pela Fundação Carlos Chagas, aponta que, no período entre 2000 e 2005, a média da evasão no ensino superior federal foi de 11%.

O presidente da Andifes, Amaro Lins, também reitor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), avalia o evento como excelente, pois atingiu os seus objetivos e possibilitou aos participantes conhecer as realidades de cada instituição, o quadro geral do Brasil e do mundo, quando se trata de evasão e retenção de alunos. Além disso, revelou indicadores importantes que causam a evasão. Ele enfatiza a participação ativa das universidades no debate e acrescenta que a proposta da Andifes é dar continuidade ao tema, por meio da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, propondo ações conjuntas entre as instituições de modo que se possa expandir e ao mesmo tempo otimizar as vagas.

Durante o seminário, Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil, apresentou informações sobre o conteúdo e serviços oferecidos pelo Portal ao público pré-universitário. Na ocasião, Alina destacou que o Portal oferece um canal específico com informações direcionadas sobre carreira, formação, entre outros temas de interesse, para que o estudante ingressante ao ensino superior possa se preparar e estar apto a fazer a escolha indicada, diminuindo, assim, o impacto da evasão. Entre os destaques para o pré-universitário estão: Guia de profissões, com informações sobre 112 cursos diferentes, e Profissões do Mês, com 260 cursos e informações sobre determinada carreira, com opiniões de vestibulandos, estudantes e profissionais formados. “Além das informações oferecidas pelo Portal, nosso objetivo é criar um grupo de trabalho com representantes do Universia e da Andifes, para encontrar outras formas de trabalho para resolver o problema da evasão”, afirma Alina.

Andifes - A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das instituições federais de ensino superior (IFES) na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São 4 centros de Educação Tecnológica (CEFET) e 54 universidades - localizadas em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Estas 58 IFES vivem hoje um importante processo de expansão. Em muitas regiões correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nas IFES, estudam cerca de 610 mil alunos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

Além da formação de profissionais qualificados, as instituições produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias que sustentam o crescimento do país e auxiliam de forma decisiva a superação das desigualdades regionais.

Destacam-se também os 45 hospitais universitários, formando a maior rede pública brasileira de saúde, que procede ao atendimento gratuito e com qualidade de mais de 5.278.000 brasileiros por ano, realizando inclusive mais de 260.000 cirurgias anuais.

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.090 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

z

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 75% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio. | ww.universia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira