Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2008 - 08:18

Um novo olhar por trás das câmeras

Crianças e adolescentes de escolas públicas conhecem os bastidores do cinema, através do Escola faz Cinema, projeto paralelo do I FestFavela.

O cenário já é comum. A cena também: consumo e venda de drogas, armas, troca de tiros com os “alemão”, violência em baile funk e todo o lado negativo que caracteriza uma favela carioca. No meio, um menino que sonha em ter outra vida. Dessa vez, os antigos protagonistas tiveram a oportunidade de conhecer o outro lado das câmeras e irão mostrar que têm muito mais a dizer. Foi dada a largada para o Escola faz Cinema, projeto paralelo do I FestFavela - Festival de Cinema das Favelas –, em que serão apresentados documentários curtas-metragens, produzidos por crianças e jovens moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Exibição no dia 11 de dezembro (quinta-feira), das 13h às 18h, na cúpula do Planetário da Gávea.

A iniciativa é uma extensão da primeira experiência de intercâmbio entre a produção cinematográfica e o ambiente escolar: O Cinema Vai à Escola, contrapartida social do Festival de Cinema Agulhas Negras 2008. “Eu achei esse projeto fantástico! Como mãe e professora, eu acho que devia ser feito sempre, ter uma continuidade, não parar aqui. Se puder, levar pra comunidade também”, opina a professora Márcia Carvalho.

Objetivos - O pedido foi uma ordem. Seguiu-se, então, para a capital, onde foram selecionados vinte alunos em cada uma das quatro escolas participantes, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Desde o início de novembro, eles recebem orientação profissional da produtora de tv e vídeo Brc1 Produções, através de palestras, debates e oficinas. “Nosso objetivo é aproximar essa galera de uma equipe de filmagem para despertar neles o interesse pelas diversas áreas do cinema, que, muitas vezes, eles nem sabem que existem, como: operação de câmera e áudio, roteiro, cenografia, iluminação, direção, entre outras”, explica a responsável pelo Escola faz Cinema, Bárbara Rocha.

Chegou a hora! Depois de toda essa preparação e com os roteiros definidos, eles mostram, na prática, o que aprenderam, a partir do dia 26 de novembro, quarta-feira, quando terão início as gravações dos curtas-documentários. A primeira da fila é a Escola Municipal Epitácio Pessoa, localizada no Andaraí, com o curta “O Preconceito contra alunos da rede pública”; seguida pela Escola Municipal República do Peru, no Méier, que trará à tona, no dia 27, quinta-feira, a “Gravidez na adolescência”. A Escola Municipal Goiás, no Encantado, abre o mês de dezembro, com o curta “Projeto de Vida”. A Escola Municipal Anita Garibaldi, no Galeão, fecha a lista, com gravação marcada para o dia 04, quinta-feira.

I FestFavela - Ao sentir necessidade de dar continuidade ao interesse despertado nos participantes, a organização do I FestFavela decidiu unir o conhecimento recém-adquirido por eles às atividades introduzidas nas comunidades por instituições não-governamentais. “Ao conversar com o presidente da ONG Macaco Cine, eu tive a informação de que, muitas vezes, ele oferece cursos e oficinas, mas não tem demanda, mesmo com o fornecimento de alimentação e transporte”, revela um dos organizadores do Festival, Bruno Veiga Neto.

O motivo principal dessa escassez de alunos não é a falta de iniciativa, mas porque, muitas vezes, eles não têm acesso a essas informações. Com isso, o I Festival de Cinema das Favelas se encaixa perfeitamente nesse vazio. “Trilharemos o caminho para que esses jovens desenvolvam suas aptidões, que, há pouco, nem conheciam”, completa Bruno.

A empresa realizadora do Festival, Braseiro Cultural, se preocupou em levantar uma extensa pesquisa para a escolha de organizações verdadeiramente sérias. No final, as selecionadas para levarem seus filmes ao telão, durante o evento do dia 11 de dezembro, foram: Núcleo de Cinema MacacoCine, Cinema Nosso, Grupo Cultural AfroReggae, Tribo Negra, Instituto Villa Lobinhos, Spetaculu Escola de Arte e Tecnologia e Núcleo Audiovisual Nós do Morro. Todas terão vídeos institucionais exibidos.

Projeto Escola faz Cinema - I FestFavela – Festival de Cinema das Favelas|Realização: Braseiro Cultural | Produção: Brc1 Produções. Gravações: ▪26 de novembro, quarta-feira, na Escola Municipal Epitácio Pessoa, no Andaraí. Tema: O Preconceito contra alunos da rede pública | ▪27 de novembro, quinta-feira, na Escola Municipal República do Peru, no Méier. Tema: Gravidez na Adolescência | ▪1º de dezembro, segunda-feira, na Escola Municipal Goiás, no Encantado. Tema: Projeto de Vida | ▪04 de dezembro, quinta-feira, na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Galeão. Tema: Água e Vida. Evento: Data e horário: 11 de dezembro, quinta-feira, das 13h às 18h. Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Planetário da Gávea). Rua Vice-governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. *Evento fechado para participantes, equipe de produção, convidados e jornalistas credenciados. Mais informações: www.festfavela.com.br / (21) 3798-7152; [email protected]; [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira