Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2008 - 08:20

“Ano 01”


A partir do dia 3 de dezembro, Anita Schwartz apresenta a exposição “Ano 01”, com obras de 32 artistas de seu acervo de arte contemporânea. Anita construiu um espaço privilegiado para as artes visuais no Rio de Janeiro e já apresentou exposições de Carlos Zílio, Fábio Miguez, Wagner Malta Tavares, Daniel Feingold, além de uma coletiva de novos talentos. O ano termina com a revelação de preciosidades do acervo da galerista, em obras de Abraham Palatnik, Antonio Manuel, Artur Lescher, Carlos Zílio, Daniel Feingold, Eduardo Frota, Fábio Miguez, Germana Monte-Mór, Gonçalo Ivo, Laura Vinci, Niura Bellavinha, Nuno Ramos, Rubem Grilo, Suzana Queiroga, Wanda Pimentel, entre outros.

Serão desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e objetos. Há desde obras inéditas, passando por outras bastante singulares dentro da trajetória de certos artistas, como é o caso de uma pintura de Abraham Palatnik, cujas cores são bem diferentes das utilizadas em suas obras mais conhecidas. Alguns trabalhos foram feitos especialmente para esta mostra como, por exemplo, as obras de Niura Bellavina, Daniel Feingold, Laura Vinci, Cristina Ribas e Fabio Miguez. A montagem irá buscar possíveis diálogos entre as obras dos artistas, sob os mais variados aspectos: um parentesco poético, a discussão de um tema determinado, a afinidade histórica etc.

Perfil - Anita Schwartz ingressou no mercado de arte em 1986, com uma pequena galeria no Rio Design Leblon, e foi ainda no mesmo local que, em 1991 comandou a Galeria Idéia até1996, quando inaugurou a GALERIA ‘A’, preparando terreno e firmando o endereço para sua aventura mais bem-sucedida, com a mudança de nome para Anita Schwartz Galeria de Arte, em 1999.

No início de 2006, desativou a galeria do Leblon, transferindo-se para a filial da Barra, onde uma ampla área expositiva permitia a montagem de obras de grandes dimensões. Nesse período, Anita concretizou o acalentado sonho de ter sua sede própria, comprando uma casa na Gávea, demolindo-a, e construindo nesse terreno uma galeria de três andares, com vários espaços expositivos, para vídeos, instalações e, principalmente, obras de grande formato na grande sala principal, com sete metros de pé direito.

Anita Schwartz começou com pintura e vem investindo em outros suportes da produção artística como o objeto, a escultura o desenho, a gravura, a fotografia, e vídeo, cada vez mais consolidando seu objetivo de exibir as diversas vertentes da arte contemporânea. Voltada para os desdobramentos da produção de artes plásticas, tem realizado inúmeras exposições, sendo que a do pioneiro na arte cinética, Abraham Palatnik, em 2002, foi considerada uma das 10 melhores do ano, tendo sido, a única em galeria comercial; promove coletivas aliadas a debates entre críticos, artistas e colecionadores; participou de todas as edições da SP-Arte (2005/06/07), de duas FotoRio e da ARCO’08 em Madrid, quando o Brasil foi o país convidado, e três artistas do elenco da galeria foram escolhidos pelos curadores para mostrar seus trabalhos nessa Feira.

A galeria trabalha com alguns dos principais nomes do cenário brasileiro: Abraham Palatnik, Amador Perez, Carlos Zilio, Daniel Feingold, Fabio Miguez, Germana Monte-Mor, Gonçalo Ivo, José Paulo, Laura Vinci, Nuno Ramos, Roberto Lacerda, Rubem Grilo, Suzana Queiroga, Wagner Malta Tavares e Wanda Pimentel, entre outros.

Exposição a partir de 03 de dezembro de 2008 a 18 de fevereiro de 2009,das 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 11h às 17h, aos sábados, na Anita Schwartz Galeria de Arte, Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro | Telefones: (21) 2274.3873 e 2540.6446 [ Curadoria: Guilherme Bueno ] Entrada franca | www.anitaschwartz.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira