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02/12/2008 - 08:11

Estudo revela que pesquisas têm confiabilidade de apenas 50% por parte do público

Gauss Consulting e Omni Marketing trazem dados exclusivos sobre credibilidade de pesquisas .

Apenas 50% das pessoas que utilizam pesquisas de mercado confiam nas conclusões e recomendações dos relatórios apresentados pelos Institutos. É o que revela a sondagem desenvolvida pela Omni Marketing e Gauss Consulting. O documento teve o objetivo de explorar a percepção dos usuários de pesquisa acerca da qualidade e credibilidade dos relatórios divulgados por empresas do setor. Foram ouvidas 133 empresas diferentes, divididas em micro, pequeno, médio e grande porte dos setores de Indústria, Comércio e Serviço.

Usar as pesquisas como apoio para tomada de decisão não faz parte do dia a dia da maioria dos entrevistados. Cerca de 28% das pequenas e médias organizações se baseiam nas recomendações dos Institutos e somente 40% delas confiam nas conclusões dos mesmos.

Este resultado comprova uma hipótese verificada com freqüência por profissionais envolvidos com pesquisas de mercado: a utilização disseminada de pesquisas é uma prioridade de empresas de grande porte.

Quanto aos critérios de amostragem, 41% dos entrevistados não têm dúvidas em relação a isto. No quesito interpretação dos resultados, mais da metade dos respondentes consideram-se plenamente competentes para interpretar os relatórios de pesquisa, tendo maior dificuldade em analisar os gráficos, margens de erro e diferença de bases.

O estudo revelou que apenas 43% dos respondentes estão totalmente satisfeitos. Esse cenário é intensificado quando cruzado com a pergunta “Acha importante saber ler e interpretar os resultados de uma pesquisa para ter uma visão mais crítica sobre as conclusões e recomendações apresentadas por um instituto?”. Neste ponto, 98,7% responderam “sim”, sendo que 69% deles consideram imprescindível.

Paralelo a este cenário, foi percebido uma elevada correlação entre a confiança nas conclusões e recomendações e o alcance das expectativas quanto ao relatório final. “Viabilizar análises de fácil entendimento é um fator crítico para que os pesquisadores promovam confiabilidade e credibilidade às suas conclusões e recomendações”, explica Rafael Scucuglia, Diretor de Operações da Gauss.

Percebe-se também certa disparidade quando o assunto é “consultar o pesquisador” para entender os resultados da pesquisa. Embora 44% dos entrevistados consultem os responsáveis para entender os resultados, 29% deles nunca ou raramente o fazem.

Para completar, um resultado preocupante: entre os entrevistados que declararam já terem tomado decisões baseadas em pesquisa, 30,5% deles informam terem errado em suas decisões. Esse percentual é constante para qualquer tamanho de empresa, inclusive as de grande porte.

Entre as ações a serem realizadas para mudar esse cenário, o estudo identificou a necessidade de um maior nível de informação quanto aos métodos de interpretação de relatórios, melhorias nos conteúdos analíticos dos relatórios de pesquisa, maior conscientização quanto aos métodos de amostragem e disseminação da utilização de pesquisas viáveis a empresas de pequenos portes.

Os resultados observados foram obtidos via amostragem não-probabilística, pelo método de auto-preenchimento via e-mail, sem ponderações, com resultados limitados à amostragem obtida. Desta forma, as conclusões não podem ser estendidas a nenhum tipo de população de interesse.

Perfil da Omni Marketing: A Omni Marketing é uma empresa de pesquisa de mercado claramente orientada para a qualidade e a confiabilidade. Seu trabalho é produzir informações que orientem as empresas, com segurança, em seus processos de tomada de decisão. Para isso, a Omni conta com uma equipe de profissionais comprometidos e constantemente atualizados em relação às ferramentas tecnológicas do setor. Foi o primeiro instituto brasileiro a obter a certificação internacional ISO 9001:2000. Costuma desenvolver relacionamentos de longa duração com seus clientes, que sabem que podem contar com a consistência das informações recebidas – seja em estudos qualitativos ou em quantitativos. Sediada na cidade de São Paulo, tem estrutura de atendimento com alcance em toda a América Latina.

Perfil da Gauss Consulting - A Gauss Consulting é uma empresa de consultoria instrumental, assessoria especializada, treinamento e terceirização com foco na gestão da transformação integrada. Fundada há 18 anos, seu objetivo é promover a mudança e o exercício da superação dos profissionais para o crescimento das organizações. Com sede em São Caetano do Sul, a Gauss possui quatro divisões de negócios – Karoch, Pensees, Olho de Tigre e Vedrai - que atuam em todas as áreas empresariais - desde a manipulação e interpretação de dados, aplicação de metodologias para reestruturação de processos e gestão de negócios para a excelência organizacional, até o desenvolvimento de cursos e treinamentos voltados para o comportamento humano. | www.gaussconsulting.com.br / www.olhodetigre.com.br

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