Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2008 - 08:31

Diversidade multicultural dobra chance de sucesso nos negócios

Livro com linguagem direta explica exigências do mercado.

Entender a diversidade multicultural pode levar o empresário a dobrar suas chances de fechar negócio no exterior. Quem garante isso é o autor do livro, "Prisma - Girando a Pirâmide Corporativa", Werner Kugelmeier. "Ao negociar com parceiros de culturas fechadas, bem tradicionais, como a árabe, a chinesa ou japonesa, saber lidar com respectiva diversidade multicultural chega a 100%, já negociado com parceiros de culturas abertas, como EUA e Europa, saber lidar com diversidade pode fazer 50%".

Ao negociar com um árabe-saudita é aconselhável que todos os produtos que pretende-se vender estejam etiquetados no idioma árabe, quando destinados à exportação. "A língua árabe representa o símbolo principal", afirma Kugelmeier. Atos como cruzar as pernas não são bem vistos, pois mostrar a sola do sapato representa um insulto no país.

Já nos EUA apenas o inglês, profissionalismo e agilidade podem não ser suficientes. É importante ter em mente que os assuntos têm que ser tratados de maneira direta e sincera. Os norte-americanos levam em conta que existe uma legislação específica que regula suas empresas ou das suas subsidiárias no exterior, que devem ser respeitadas. "Eles têm uma cultura de confiar na pessoa até achar que tem motivo para dela desconfiar".

Ao contrário dos EUA, os mexicanos não gostam de começar uma reunião já tratando de negócios. "No México as apresentações têm sempre a expressão 'mucho gusto´ ao final". Esse conjunto de característica, de mais de 60 países, entre os cinco continentes reúne a experiência do empresário em vendas, após viagem pelo mundo à negócios. "Não tem como pensar em fazer sucesso no exterior sem levar em consideração a diversidade multicultural".

A regra chave para a diversidade multicultural é a combinação de postura global, pensamento internacional e ação local. "A analise profunda dessa possibilidade pode dar aos empresários novas parcerias e dados para trabalhar", afirma o especialista em Gestão Corporativa, Werner Kugelmeier que realizou uma pesquisa fruto de 15 anos de viagens e analise das mais diferentes gestões corporativas do mundo.

O livro "Prisma - Girando a Pirâmide Corporativa", da editora Publit, serve como consultoria para quem está e para quem quer entrar no mercado de trabalho. O autor da obra possui 30 anos de experiência em Gestão Corporativa e garante que o profissional precisa ser profundo conhecedor da sua área de atuação e saber fazer percebido o seu diferencial competitivo. "As empresas precisam menos de colaboradores obedientes e mais de capacidade evolutiva", conclui o autor.

"Prisma - Girando a pirâmide corporativa" vem ao mercado não como manual, mas sim como uma coletânea de aprendizados relativos à educação corporativa, que servem para prover soluções viáveis, de aplicabilidade imediata, em situações complexas. O autor facilita a leitura através de um glossário bilíngüe de "corporativês".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira