Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12º Concurso Café de Qualidade com inscrições abertas

Este ano o concurso traz um grande diferencial. Serão oferecidas amostras dos dez melhores lotes inscritos no concurso ao mercado comprador. A partir da análise da qualidade das amostras as empresas farão lances. A amostra que obtiver maior preço no leilão será a vencedora.

Baseado na análise da qualidade dos primeiros lotes que já foram depositados na cooperativa, o coordenador do setor de classificação, Márcio Fagundes de Souza explica que este ano o concurso vai ser bastante concorrido. “O resultado da análise dos primeiros cafés depositados na cooperativa está muito bom. A bebida esta adocicada, encorpada de ótima qualidade”, diz.

Cuidados no manejo e pós – colheita fazem toda a diferença quando o assunto é qualidade, explica Márcio. Ele assegura que o produtor já tem em mente que fazer qualidade é uma coisa possível, que está ao alcance de todos, e principalmente sem aumentar o custo de produção. “Cuidando bem do manejo do café no pós - colheita o produtor evita o deságio na hora da venda. Isto é fundamental”.

Ao longo dos doze anos de realização do concurso a melhoria na qualidade dos cafés da região foi significativa, ressalta o diretor do departamento de café da Cooparaiso, Paulo Sérgio Elias. Ele fala que a cooperativa foi pioneira no processo de incentivar e premiar pela qualidade e isto foi possível através de parcerias com órgãos de pesquisa e universidades. “Foi um intenso trabalho de campo levando até o produtor conhecimento e tecnologia através de palestras, dias de campos e diversas outras ações”, explica Paulo Elias.

Como qualidade é um processo contínuo, atualmente a cooperativa busca um aperfeiçoamento do controle de qualidade através da rastreabilidade do café, destaca Paulo Elias. “Através de uma parceria com o Sebrae já começamos todo um processo de georreferenciamento. Estamos mapeando toda a nossa área de atuação. Além disto estamos orientando o produtor a fazer controles rígidos de suas lavouras. Saber o manejo e os produtos utilizados em cada lavoura de forma a termos a rastreabilidade de cada lote produzido por ele”, finaliza.

Condições climáticas favorecem safra atual - Apesar do veranico de janeiro as chuvas que caíram sobre as lavouras cafeeiras este ano foram bem distribuídas, é o que explica Marcelo de Moura Almeida, gerente técnico da Cooparaiso. “Nestas condições de chuvas as lavouras responderam muito bem aos tratos culturais favorecendo a boa granação do grão de café”, fala.

Já no período da colheita, as poucas chuvas favoreceram a secagem do café no terreiro.

“Neste início de safra tivermos pouquíssimas chuvas o que evitou bastante a ocorrência de grãos fermentados”.

. Informações: 12º Concurso Café de Qualidade Cooparaiso | Telefone: (35) 3531 – 7000 – Ramal 237 | www.cooparaiso.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira