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03/12/2008 - 09:05

Nexa faz 10 anos e prepara-se para crescer 35%

Empresa com o selo de qualidade ISO 20000 projeta, implementa e gerencia ambientes de TI de clientes como Aracruz Celulose, Veracel, Vale, Cenibra e Sun Coke. A Nexa mantém forte parceria para capacitação empresarial com a Fundação Dom Cabral e seus profissionais aliam o rigor na gestão a um elevado nível de conhecimento técnico.

São Paulo - A Nexa Tecnologia & Outsourcing, especializada em soluções corporativas de TI, anuncia que, no ano em que a empresa completa 10 anos de existência, deverá crescer 35% em seu faturamento. Para o professor Luiz Carlos Nery Guarabyra, da Fundação Dom Cabral, a trajetória da Nexa é clara. “A Nexa está a caminho de se tornar um grande provedor de tecnologia e serviços de TI; esse crescimento é garantido pela expertise técnica de sua equipe, por oferecer custos competitivos e pelas características de sua cultura corporativa - ambiente onde o processo de aprendizagem e reciclagem de seus profissionais é rápido e constante”.

Instalada em Vitória, Espírito Santo, a Nexa destaca-se, ainda, por sua capacidade de atender grandes corporações localizadas nas cinco regiões do Brasil. Na região Sul, presta serviços à Aracruz Celulose; na região Sudeste, conta com clientes como ArcelorMittal, Chocolates Garoto,Samarco e Cenibra; no Centro-oeste, participa do Projeto Horizonte, da Votorantim Celulose e Papel, em Três Lagoas; na região Norte, atende gigantes como a Vale no Projeto Carajás e São Luis; e finalmente, na região Nordeste, atua na Bahia Pulp e Veracel Celulose.

Em 2007, a Nexa conquistou a certificação ISO 20000, selo de qualidade internacional que atesta o alinhamento dos processos da empresa com a Biblioteca de Melhores Práticas de TI (ITIL). Este ano, a empresa já passou pela auditoria anual por parte da entidade certificadora BSI, mantendo tanto a certificação ISO 20000 quanto a ISO 9001.

Responsável no Espírito Santo por um dos grupos do programa PAEX (Parceria para a Excelência) da Fundação Dom Cabral - uma das principais business schools do mundo -, o Prof. Guarabyra ressalta outra marca da cultura Nexa. “A empresa é composta por equipes muito focadas e disciplinadas, com profissionais capacitados tecnicamente, além de serem capazes de elaborar e realizar com foco e precisão o posicionamento e planejamento estratégicos da empresa”. Há três anos a Nexa participa do PAEX.

Fundação Dom Cabral fortalece o crescimento sustentável da Nexa - Segundo os gestores da empresa, a troca de conhecimento e experiência entre seus profissionais, professores da Fundação Dom Cabral e empresários de outros setores da economia tem trazido muitas vantagens aos gestores da Nexa. “Nossa cultura reflete o que há de mais avançado em técnicas de gestão financeira, comercial, de desenvolvimento de pessoas e marketing; o relacionamento com a Fundação Dom Cabral é uma forma de garantir que nossos processos internos, inclusive administrativos, possuem qualidade e consistência”, resume Luciano Barcellos, diretor de Tecnologia da Nexa.

Todo esse cuidado visa levar ao cliente Nexa uma oferta de Tecnologia e Serviços de TI (Outsourcing) diferenciada. “Atendemos empresas com grandes plantas industriais, com milhares de usuários e o desafio de colocar a TI realmente a serviço do crescimento e da continuidade de seus negócios”, observa Dany Wendel, diretor de Outsourcing da Nexa. Hoje, sete entre as dez maiores plantas de papel e celulose do Brasil são atendidas pela Nexa; esse grupo é enriquecido, ainda, por gigantes da mineração/siderurgia como a Vale e a Arcelor.

Redes de Comunicações Unificadas - O relacionamento Nexa/clientes toma a forma de uma parceria muito próxima, em que os profissionais Nexa conhecem em profundidade os negócios do cliente. “Muitas vezes somos chamados pelos gestores das empresas que atendemos para discutir planos de criação ou expansão de novas plantas industriais - é uma prova de que o mercado nos vê como uma consultoria capaz de ouvir as necessidades do cliente e apresentar a ele soluções eficazes e muito competitivas”, comenta Barcellos. Outra das marcas da cultura Nexa é levar para o cliente sugestões de inovação tecnológica. “Nossa proximidade com a Cisco na área de Comunicações Unificadas, por exemplo, tem nos permitido criar projetos de redes corporativas que rompem paradigmas, trazendo para o cliente resultados antes impossíveis ou muito caros de serem alcançados”, detalha Luciano Barcellos. Esses projetos integram em uma única rede IP serviços de LAN, WAN, WLAN, Telefonia IP e também Mobile Computing. Todos os projetos executados pela NEXA levam em conta a segurança e o gerenciamento da solução embarcada.

Hoje, a Nexa conta com um time de elite treinado e certificado em Comunicações Unificadas pela Cisco. “Organizamos grupos de trabalho multidisciplinares, com profissionais capazes de equacionar todos os desafios do cliente, da fase de projeto de arquitetura de rede (Cisco Certified Design Professional) às questões de segurança (Cisco Certified Security Professional), sem esquecer os desafios ligados à transmissão de voz na rede de dados (Cisco Certified Voice Professional)”, diz Barcellos.

Cultura ITIL/ISO 20000 - Outra área estratégica da Nexa é a divisão de Outsourcing. “Nossa missão é perpetuar na gestão diária do ambiente do cliente os valores construídos pela Tecnologia”, define Dany Wendel, diretor. Como não poderia deixar de ser, os serviços de monitoração remota, gerenciamento e até mesmo a manutenção física do ambiente do cliente acontecem a partir da rígida observância da Biblioteca das Melhores Práticas de TI (ITIL). “Nossa unidade segue os preceitos do ITIL para realizar serviços como Service Desk externo, Field Service, Gerenciamento dos Servidores e Operação da Rede”, diz Wendel. A conquista do selo ISO 20000 serviu para marcar a posição privilegiada da Nexa no mercado de provedores de serviços de outsourcing. “Contamos com dezenas de profissionais treinados e certificados em ITIL; o investimento constante nesta disciplina é uma das marcas da nossa cultura”.

A maior parte dos clientes Nexa é atendida simultaneamente pelas áreas de Tecnologia e Outsourcing. Na Aracruz Celulose, por exemplo, redes baseadas em tecnologia Cisco projetadas e implementadas pela Nexa são, hoje, gerenciadas pela divisão Outsourcing. “É uma missão importante já que a Aracruz Celulose, por ter ações na Bolsa de Nova York, precisou adequar-se às normas Sarbanes-Oxley; esse fato levou a área de TI a investir pesadamente em Best Practices de TI”, comenta Wendel. “Utilizamos nossa expertise em ITIL para gerenciar 24x7 os sites da empresa nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia, além de instalações nos EUA, Suíça, Hungria e China”. Fica claro, portanto, que a empresa que nasceu no Espírito Santo há dez anos leva, hoje, seus serviços a todas as regiões do Brasil, além de atender, também, sites internacionais de seus clientes.

Nexa Tecnologia & Outsourcing - Especializada em soluções corporativas de TI, a Nexa, fundada em 1998, atua em todo o País através de duas Áreas de Negócios - Tecnologia em Comunicações IP e Outsourcing de Infra-Estrutura de TI. A empresa se destaca pela ousadia e inovação tecnológica, tendo desenvolvido, entre outros, um dos maiores projetos de telefonia IP do Brasil, feito sob medida para a fábrica da Veracel, em 2004. É a maior prestadora de serviços de Outsourcing de Infra-estrutura de TI e Tecnologia de Comunicação IP para a Aracruz, maior fabricante de celulose branqueada do País. Alinhada com as best practices desde 2002, integra o seleto grupo de organizações nacionais e internacionais que conquistou o selo ISO 20000. Dez por cento dos colaboradores da Nexa são certificados em ITIL. A empresa conta, hoje, com clientes do porte da Vale, Aracruz, Chocolates Garoto, Veracel, VCP e ArcelorMittal.

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