Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2008 - 10:39

Grupo Abril antecipa reforma ortográfica em seus livros e revistas publicadas com a reforma a partir de 1º de janeiro de 2009

São Paulo – O novo acordo ortográfico já faz parte das publicações do Grupo Abril e de várias ações da empresa. Na Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os primeiros passos rumo à nova ortografia foram iniciados em maio, por meio da revisão dos livros do catálogo e da diagramação. A partir de janeiro de 2009 todas as revistas publicadas pela Abril, além de outras comunicações do Grupo também já estarão adaptadas às novas regras.

A integração de diversas áreas internas do Grupo Abril permitiu ainda levar a discussão à comunidade. Preocupada com a adaptação dos professores às mudanças, o Grupo Abril, representado pela Fundação Victor Civita em conjunto com a Abril Educação e a área de Serviços Editoriais, promove no dia 4 de dezembro, às 17h30, um encontro sobre as principais mudanças do novo acordo ortográfico na Praça Victor Civita.

Segundo David Saad, diretor executivo da Fundação, os profissionais que trabalham com escrita e leitura não estão sendo devidamente preparados para as mudanças. “É importante que os profissionais sejam orientados o quanto antes, pois durante o processo de adequação terão de lidar com duas ortografias ao mesmo tempo”, afirma.

Saad explica que o encontro é parte de uma programação maior que deverá incluir, entre outras atividades, uma semana inteira de discussão e debates no início do próximo ano letivo. “A partir do primeiro encontro e da troca de opiniões dos participantes será possível estruturar os próximos eventos”, afirma o executivo. O evento contará com palestra do professor Francisco Marto Moura, autor de livros de português pela Editora Ática, que mostrará a professores polivalentes e de Língua Portuguesa do Projeto Entorno como as novas regras afetarão o dia-a-dia na escola.

Hamilton Santos, diretor do Instituto Abril, afirma que a Praça Victor Civita cumpre seu papel ao se tornar espaço para debates que dizem respeito ao bem-estar da comunidade. “Todas as ações pelo bom uso da Língua Portuguesa terão apoio e incentivo da Praça Victor Civita. Estamos abertos a todo tipo de discussão”, diz Santos.

Abril Educação - Desde maio, 125 títulos de didáticos das editoras Ática e Scipione, das mais diversas disciplinas, já foram impressos segundo a nova ortografia. A Abril Educação decidiu também imprimir todos os novos títulos já com as mudanças. O resultado é que em 2008 cerca de 4,5 milhões de unidades, entre didáticos e paradidáticos, foram impressos de acordo com as novas regras.

Outra iniciativa foi a publicação, em agosto, do Manual da Nova Ortografia Brasileira, em parceria com a revista Nova Escola, da Fundação Victor Civita. 120 mil exemplares foram vendidos nos dois primeiros meses e outros 180 mil, segundo expectativa das editoras, ainda devem ser vendidos este ano em todo o país. O Manual pode ser encontrado nas principais bancas de todo o país.

Para aproximar a nova ortografia dos professores, as editoras também promoveram ao longo do segundo semestre eventos em São Paulo, Salvador, Recife, Belém e Goiânia com palestras do professor Pasquale Cipro Neto sobre a reforma. Os eventos tiveram a adesão de cerca de 2,8 mil professores.

Segundo Marcelo Martins, diretor de marketing da Abril Educação, as editoras resolveram sair à frente do processo para que todos os leitores tivessem a oportunidade de se habituar desde já com as novas regras, que serão obrigatórias a partir de 2012, mas sobretudo para privilegiar os professores, a quem caberá a responsabilidade do ensino com a reforma. "Fizemos um grande esforço para antecipar o processo e acredito que estamos bem avançados em relação a tudo o que nos propusemos a fazer", afirma.

Revistas - Para janeiro de 2009 está prevista a publicação de todos os títulos da Abril já com a nova ortografia. De acordo com Alfredo Ogawa, diretor de serviços editoriais, para tornar isso possível foi necessária a realização de cursos preparatórios para os profissionais da Abril. “Fizemos um curso sobre o novo acordo ortográfico para os jornalistas e acabamos expandindo a pedido de outras áreas da empresa”, afirma o executivo. Ao longo de apenas um mês, mais de 600 profissionais da empresa receberam o treinamento. Com a abertura do curso para além do circuito editorial, a empresa também percebeu a necessidade e a oportunidade de novas ações comunitárias.

Encontro sobre o Novo Acordo Ortográfico, dia 4 de dezembro, das 17h30 às 19h, na Praça Victor Civita. Palestrante: Professor Francisco Marto Moura, autor de livros de português pela Editora Ática, palestrante da Universidade do Livro, da Unesp, e professor de Língua Portuguesa.

Perfil do Grupo Abril - O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina. Fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias. O Grupo é composto pela Editora Abril (revistas), Abril Digital (que reúne Abril.com e Abril no celular), MTV, FIZ TV e Canal Ideal (TVs segmentadas),TVA (parceria estratégica com a Telefônica), além das Editoras Ática e Scipione (Abril Educação). Possui ainda a maior gráfica da América Latina e conta com um eficiente serviço de Assinaturas e Distribuição.

Fundado em 1950, emprega hoje mais de 8.600 pessoas. Em 2007, a Editora Abril publicou 314 títulos, dos quais 127 regulares e 187 edições one shots e especiais, além de ser líder nos vários segmentos em que opera. Em um ano, suas publicações têm uma circulação de 163,8 milhões de exemplares, em um universo de mais de 22 milhões de leitores e 3,8 milhões de assinaturas. Sete das dez revistas mais lidas do país são da Abril, sendo Veja a quarta maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira