Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2008 - 11:01

Mesclando conceitos e multiplicando resultados

Hoje em dia, com o intuito de fomentar o consumo, muitas empresas utilizam-se dos chamados "combo" ou "kit" de produtos e/ou serviços para "empurrarem" todo tipo de "supérfluos" aos consumidores/clientes.

Felizmente porém, novas companhias chegam ao mercado e realmente passam a ofertar produtos ou serviços, complementares entre si, que realmente atendem às expectativas dos clientes e que agregam valor aos mesmos.

Recentemente fui convidado por uma dessas empresas para atuar como seu executivo de novos negócios e o que me fez aceitar tal proposta foi constatar como ela utiliza práticas e conceitos existentes no mundo da gestão de TI e realmente entrega serviços e produtos com valor agregado aos seus clientes.

Tomando-se como exemplo dois frameworks,o ITIL® V3 e o Cobit® 4.1, é importante destacar que no processo de gestão da carreira profissional, os centros de formação deixem claro em seus processos de qualificação, que, adotar e adaptar as melhores práticas no gerenciamento de TI só fazem sentido se houver qualidade, transparência e efetivo controle das informações, geradas por essas melhores práticas.

Avaliando-se estes conceitos em conjunto, os profissionais começam a perceber que é possível ir além. Agora, eles podem não só gerenciar a TI, mas sim governá-la, e isto faz toda a diferença.

E por que a Governança de TI é tão importante?

Porque a estrutura da governança de TI garante que os objetivos acordados para a TI, os controles de gestão e o efetivo monitoramento do desempenho estejam implantados a fim de se manter seus objetivos sob o devido controle e evitar resultados indesejados.

Portanto, estes profissionais, após sua capacitação, ao retornarem às suas organizações, na condição de qualificados com diferenciais, passam a posicionar suas áreas a fim de tornarem-se parceiros estratégicos do negócio e atender de forma efetiva os requisitos de negócio e não mais apenas seus requisitos internos de TI.

Isso tudo eleva o grau de maturidade da empresa e dos profissionais que nela atuam, e, sem dúvidas, isto é percebido pelo mercado em que atuam.

Então, quando for pensar em capacitar seus colaboradores, reflita com cuidado sobre quem deve ser o escolhido para esta missão crítica. Ao agir assim, você estará agregando o valor real e efetivo ao seu negócio.

Pense nisso, pense fortemente nos 4ps (pessoas, processos, parceiros e produtos).

Tenha uma boa semana!

. Por: Ricardo Gouvêa, Procert Consultoria e Certificação | www.procert.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira