Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2008 - 11:11

I BioNat Expo 2008


Produtores gaúchos, medicina homeopática, entidades públicas e institucionais, unidos a uma mostra do viver numa economia sustentável.

Em três dias de exibição a I BioNat Expo 2008 recebeu um público aproximado de 15 mil pessoas, visitando os 50 estantes de mostra e degustação, freqüentou as oficinas e assistiu palestras, cases e participou de debates, interessado na tendência mundial de procura por um mercado éticamente sustentável, baseado na cultura orgânica e no respeito pela conservação do planeta. Grupos empresariais e comerciais, também de fora do Estado como o Grupo Pão de Açúcar, interessados em comercializar produtos orgânicos, setores como o de paisagismo, decoração de interiores e da construção civil, hospitalar, vieram conhecer uma producão coerente com a nova tendência mundial e prospectando novos negócios.

A BioNat 2008 realizada no ultimo fim de semana (28 a 30 novembro) nos Armazéns A e B do Cais do Porto Mauá, em Porto Alegre, apresentou I Feira de Produtos Orgânicos, Fitoterápicos e Plantas Medicinais, a I Feira de Orgânicos do Mercosul e de Sustentabilidade Sócio Ambiental. A iniciativa é da diretora executiva da Produtores Sem Fronteira, Vera Marcicano, com experiência de mais de uma década participando da organização de feiras na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, modelo que trouxe ao primeiro empreendimento do gênero, ao País. Conforme a coordenadora -executiva da Produtores Sem Fronteira, Vera Marcicano, a BioNat Expo que começou pelo Rio grande do Sul "já existem contatos para levar a BioNat à outros estados, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília,a partir de 2009".

O estande da Fundação Gaia, no formato de um caminho que o público ia percorrendo na medida da leitura dos banners com fotos e textos, vídeo, livros e projetos a serem manuseados, o contato com um acervo que conta a trajetória do precursor do ambientalismo, José Lutzenberger. Sandra Severo, do Projeto Gaia Village, recpcionava o público visitante , universitários egrupos de crianças de escolas, dentro do projeto educacional. A vida de Lutz, a luta pela preservação do planeta, a herança de realizações, seus projetos e trabalhos, tem continuidade com a filha Lara Lutzenberger na presidência da Fundação, e seu vice-presidente Franco Werlang e no mundo todo. O caminho de Gaia, percorrido na BioNat, concluía na porta aberta para a apreciação da imagem ampla e real do Rio Guíaba e suas ilhas.

Foram três dias de concorridas as palestras, como a da diretora-superintendente do Grupo Hospital Conceição, Jussara Cony, sobre “A Política Nacional de Plantas Medicinais”; a do médico Ben Hur DaLaporta /Liga Homeopática ,“Tirando Suas Dúvidas Sobre Homeopatia”; Ananta Alano, sobre “Sítio Pé Na Terra, Início e Desenvolvimento, entre outras. Esclarecedores o audiovisual do DMAE e a apresentação sobre “Compostagem Doméstica” ,pelo DMLU. Interessados em Permacultura, procuraram a palestra da Agetea, sobre “Produção Agroecológica Integrada”, a “Conversando com a Diretora Técnica da Emater” com Agueda Marcel Mezomo, e o “Projeto Quintais Orgânicos” no estande da Embrapa, entre outras apresentações

Original, na entrada do Armazém A, o trabalho do professor Walmir G. Schminoff, no formato “Relógio Biológico”, imagens de uma representação de um relógio-jardim com plantas medicinais específicas e relacionadas com as horas do dia e o ritmo de cada órgão do corpo humano. O recurso paisagista, como técnica educacional do professor surpreendeu e fez sucesso.

O espaço “Sala Verde”, aconchegante criado pela arquiteta e designer Mara Giron Gazola, refletia a tendência mundial do telhado-verde, expresso no uso de eco-telhas, fabricadas com placas de resinas da indústria coureiro-calçadista, formando uma espécie de cachepô, leve, abrigando substratos e plantas suculentas. Também pode ser utilizado para revestir paredes e não precisa manutenção. O mobiliário em madeira de restauro, como os dois confortáveis bancos construídos com persianas, pelo arquiteto Gustavo Martinez, o tapete feito em tear com tiras de sobras de couro e as almofadas seguindo a tendência, em algodão e linho. O conjunto e iluminação com velas perfumadas ampliavam um espaço de apenas nove metros quadrados.

Outros estandes expondo acessórios, camisetas, bolsas, criados com resíduos industriais, plantas aromáticas, chás, essências, vinhos, sucos, patês, geléias, pães, bolos, cucas, bolos, bolinhos, petiscos, receitas finamente elaboradas com ingredientes cultivados na agricultura orgânica, que foram degustadas pelos visitantes. Da mesma forma, renderam contatos com comerciantes, varejistas e redes de supermercados, com o Grupo Pão de Açúcar, interessados em fechar negócios com os produtores gaúchos, para lançamento no mercado já no período de Natal. Completando, a Secretaria de Turismo do Estado apresentou uma série roteiros de Turismo Rural, sugestões para um bom período de férias saudáveis.

A Bionat Expo 2008 foi co-organizada pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, com participação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Associação Biodinâmica do Sul-Abdsul, Programa de Plantas Medicinais do Mercosul-Plansur, Liga Homeopática do Rio Grande do Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul-Fetag, Associação Gaúcha dos Professores Técnicos Agrícolas-Agptea, Convention&Visitors Bureau, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, entre várias empresas do setor.

Expositores: Fundação Gaia; Projeto Fundação Gaia Village; Associação Arco Íris; Associação dos Agricultores Ecologistas do RGS; Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola-Agptea; Convention&Visitors Bureau; Dekko Com. Ind. Produtos Alimentícios; Departamento Municipal de Água e Esgotos-Dmae; Departamento Municipal de Limpeza Urbana-DMLU; Emater-Empresa Assessoria Técnica e Extenção Rural-RS; Embrapa Clima Temperado; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RGS - Fetag-RS; Fitos; Grupo Hospitalar Conceição; Liga Homeopática do RS; Lua de Mel; Nutribox; Jornal Bem Estar; Secretaria Municipal do Turismo; Secretaria de Turismo do Estado do RGS: • Sesc - Mesa Brasil; Parceria Verde; Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) - Programa Regional Biocomércio. | www.bionatexpo.com [ Foto: BioNat2008_001 - Lenora Schneider/Turismo RS, Vera Marcicano/Produtores Sem Fronteira, Lara Lutzenberger/ Fundação Gaia. | Crédito da foto: Divulgação BioNat-Gaia/ Franco Werlang]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira