Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 08:11

Brasil lança campanha por cirurgias mais seguras

Consórcio Brasileiro de Acreditação e Hospital Sírio-Libanês realizam simpósio gratuito de lançamento. O evento será transmitido a cerca de 210 hospitais sentinela.

O Simpósio Internacional de Cirurgia Segura e Gestão da Clínica marca o lançamento da Campanha Internacional de Cirurgia Segura Salva Vidas, no Brasil. A Aliança Mundial para Segurança dos Cuidados aos Pacientes – liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – lançou em agosto, em Washington, a Campanha de Cirurgia Segura, aderida pelo Ministério da Saúde (MS) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), junto a 284 organizações e Ministérios da Saúde.

Organizado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA/JCI - Joint Comission International, e Hospital Sírio-Libanês (SP), o evento terá a participação do secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, Aberto Beltrame, que assinou o compromisso de adesão à iniciativa da OMS. Na ocasião, o secretário abordará a adesão do país à campanha internacional, junto com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Diversos hospitais acreditados pelo CBA, como Albert Einstein (SP), São Vicente de Paulo (RJ), Moinhos de Vento (POA), Samaritano (SP) e Instituto Nacional de Câncer (INCa –RJ) também participarão do evento, expondo as iniciativas e práticas adotadas para cirurgias seguras e gestão da clínica.

De acordo com a superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, a iniciativa pretende disseminar para equipes de cirurgiões e hospitais do país, o protocolo organizado pela OMS com normas de segurança para o processo cirúrgico seguro. “A JCI (organização certificadora da qualidade de cuidado aos pacientes em instituições de saúde) é colaboradora da OMS para a elaboração de diversas metas de segurança do cuidado ao paciente. Por isso, no Brasil, o CBA é uma das organizações à frente da campanha, junto ao Ministério da Saúde e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões”, esclarece.

Segundo estimativas da OMS, uma em cada 25 pessoas se submete a uma cirurgia por ano, sendo um total de 240 milhões de intervenções no mundo inteiro. No entanto, Maria Manuela dos Santos informa que não há dados seguros sobre as intercorrências cirúrgicas no país. “Não temos dados que contabilizem esses eventos. É preciso que os hospitais estejam preparados para esse controle e, ainda, para diminuir os riscos nos processos cirúrgicos: o primeiro passo é conhecer a freqüência com que erros ocorrem. Para isso, devem ser criados indicadores – o que já é um pré-requisito dos hospitais que passam pela certificação no processo de acreditação internacional metodologia JCI”.

A campanha internacional tem o intuito de orientar as instituições de saúde a identificar o paciente correto, o procedimento correto e a intervenção no lugar correto além de criar, de forma sistematizada, um registro de ocorrência dos eventos adversos nos hospitais. “A tendência, portanto, é que os números de erros nas intervenções cirúrgicas aumentem, pois passaremos a contabilizá-los. Num primeiro momento, isso pode nos assustar. O Brasil deverá criar uma meta, com base nesse protocolo”, completa a superintendente do CBA.

O evento, dirigido a hospitais em geral e a equipes de cirurgias, é gratuito e acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (SP). O conteúdo dos dois dias também será transmitido, via teleconferência, a cerca de 210 hospitais sentinela associados ao Ministério da Saúde.

Simpósio Internacional de Cirurgia Segura e Gestão da Clínica, dias 10 e 11 de dezembro de 2008Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Rua coronel Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista – São Paulo. Informações e inscrições:Site: http://www.hospitalsiriolibanes.org.br | E-mail: [email protected] | Realização: Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês – IEP /HSL. Telefone: (11) 3155-0200 / 3155-1168.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira