Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 08:12

Educação em saúde: a televisão como principal meio de informação


Dr. Drauzio Varella abre seminário do Rio e aborda os desafios da mídia para levar conhecimento em saúde à população.

O médico oncologista Dráuzio Varella abriu o seminário “Perspectivas de Desenvolvimento da Oncologia nas Próximas Décadas”, promovido pela clínica Oncologistas Associados, com a palestra “Medicina e Mídia”, no último sábado (dia 29/11). Para uma platéia de cerca de 300 médicos e enfermeiros, Dr. Dráuzio falou sobre o desafio de transmitir o conhecimento médico para a população que, segundo ele, é questão chave para a melhora da saúde no país.

Para ele, ainda hoje, existem poucos jornalistas bem preparados na área de saúde. Este fato se soma ao quadro de analfabetismo funcional e à dificuldade de compreender a informação escrita da maioria dos brasileiros. Por isso, considera a televisão o meio de comunicação de massa mais importante nesta área. “Acredito que a medicina do futuro será feita através da comunicação. Só precisamos encontrar a linguagem correta para transmitir o conhecimento. Isso nem sempre é fácil, mas, quando conseguimos, o retorno é incrível”, entusiasma-se.

O médico iniciou a carreira na televisão em 2000, ao narrar um documentário sobre o corpo humano, comprado pela TV Globo e exibido no Fantástico. Segundo ele, as séries sobre saúde representam os picos de audiência do programa dominical, o que evidencia o interesse nestes assuntos. “Bem ou mal, nos últimos anos conseguimos transmitir informação. Atualmente, todos sabem a importância dos exercícios físicos e de uma boa alimentação. No entanto, ainda falta muito a ensinar”, afirma

A educação em saúde previne doenças, desafoga o sistema público e diminui o sofrimento dos pacientes e familiares. Uma população consciente, significa uma população mais saudável.

“Hoje, você não encontra uma criança brasileira sem acesso a um pediatra. O nosso programa de vacinação gratuita é o melhor do mundo. Mas, ainda ficamos muito atrás na medicina de prevenção. Por exemplo, a obesidade é uma tragédia nacional. Qual o custo disso para o serviço de saúde e o sofrimento causado? Precisamos falar desses assuntos e investir em prevenção”, ressalta.

Dr. Dráuzio destacou também o compromisso e a responsabilidade do profissional médico para a democratização do conhecimento e alerta que o grande desafio é conhecer o público-alvo e encontrar a melhor forma de transferir a informação, através de uma linguagem adequada, clara e objetiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira