Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 08:16

Transportadora Ramos: Além de aparelho para surdez, deficiente auditivo ganha inclusão profissional e social


A inclusão sócio-econômica de portadores de deficiência é um assunto cada vez mais presente no mundo corporativo. Isto porque é preciso oferecer oportunidades para que todos os indivíduos tenham autonomia e conquiste sua auto-suficiência. Na Ramos Transportes, uma das maiores transportadoras de carga do Brasil, isto já é uma realidade e, a unidade de Caruaru - localizada no interior do Estado de Pernambuco -, é o exemplo de como a diversidade já faz parte dos valores da empresa.

Ao contratar o ajudante de carga e descarga Gilvan Bernardino de Sousa, a Ramos Transportes enxergou a oportunidade de colocar em práticas seus princípios e mudar a vida deste colaborador. Gilvan possui uma deficiência auditiva congênita que o impossibilitava de usar sua bicicleta como meio de transporte, bem como de levar sua esposa, também deficiente, para o trabalho.

Diante disso, a empresa resolveu intermediar junto com o Centro Auditivo do município uma avaliação médica. “A nossa missão é sempre buscar a inclusão social dos deficientes no mercado de trabalho, fazer uso da cidadania e oferecer ao ser humano a possibilidade do sentir-se valorizado, buscando seu bem-estar social”, explica Elisabeth Geraredi, assistente social da Ramos Transportes, unidade de Caruaru.

Gilvan passou por uma avaliação e foi encaminhado pela assiste social para o Centro Auditivo do Município onde passou por exames e consultas com o Otorrinolaringologista e após o diagnóstico final o colaborador recebeu um aparelho novo. “Nosso papel foi facilitar e agilizar o processo de aquisição do aparelho auditivo, em todos os trâmites, para que o Gilvan pudesse ter acesso a este benefício”, afirma Elisabeth.

Com a chegada do aparelho uma nova fase começou na vida do colaborador, pois além de passar a ouvir sons que até então não conhecia, ele ganhou a oportunidade de se relacionar com todos os companheiros de trabalho.

Além de receber o aparelho, Gilvan também passou por consultas com o Fonoaudiólogo, que realiza um trabalho terapêutico e de adaptação do aparelho. “É neste acompanhamento que o deficiente aprende a ouvir e compreender o que está ouvindo”, afirma Elisabeth.

Na unidade de Caruaru existem outros casos como o de Gilvan. Um dos exemplos é o da funcionária Robervânia Muniz de Souza, também deficiente auditiva que estava na fila de espera do Centro Auditivo Municipal e contou com a ajuda da Ramos Transportes para intermediar e encaminhar o processo que resultou no recebimento do aparelho auditivo.

“Muito mais que a inclusão de um Profissional Portador de Deficiência (PPD) no mercado de trabalho, queremos viabilizar a inclusão completa deste profissional na sociedade, pois saber lidar com as diferenças é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios”, revela Eleonor Machado, gerente de Gestão de Pessoas Brasil da transportadora.

Ramos Transportes - Com 60 unidades instaladas em 25 estados brasileiros, a Ramos Transportes é a empresa que mais aposta no potencial das regiões Norte/Nordeste (conta com o maior número de unidades sediadas nessas regiões). Devido ao padrão de qualidade adotado em todas as unidades no Brasil, a transportadora foi à primeira empresa brasileira a alcançar o Nível Ouro da Transqualit - norma de referência em qualidade das empresas de transporte. Além disso, a Ramos é também certificada pelas normas ISO 9001:2000 e possui a certificação Transqualit para transporte de Produtos Farmacêuticos. | www.ramos.srv.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira