Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 08:17

Como mensurar o investimento social de sua empresa

Nova metodologia possibilita medir o real valor de um investimento social e tem como fundamento a promoção de políticas públicas . A eficácia da metodologia criada pela John Snow Brasil foi testada no ano passado para avaliar os resultados da “Ação Global”, do SESI em parceria com a Rede Globo.

A análise permitiu identificar que os serviços prestados pela “Ação Global” tem impacto na renda das famílias atendidas

Dezembro 2008 - Buscando medir o real valor de um investimento social, tendo como fundamento a promoção de políticas públicas já existentes para o desenvolvimento social e econômico de uma região, a John Snow Brasil Consultoria desenvolveu a MAIS (Metodologia de Avaliação de Impacto Social). Seu principal objetivo é mensurar a redução das diferenças sociais produzidas em função dos investimentos realizados por um agente de transformação, entre eles fundações e institutos privados, organizações da sociedade civil e agências governamentais.

Um dos estudos realizados pela consultoria foi em cima dos projetos sociais do SESI (Serviço Social da Indústria). A metodologia permitirá avaliar o impacto dos seus projetos nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social e mostrará, com exatidão, a contribuição aos cidadãos e à sociedade.

“A MAIS vai permitir não só avaliar, mas inclusive quantificar o retorno econômico e financeiro para cada indivíduo, suas famílias e para as comunidades em que estão inseridos”, explica Carlos Henrique Ramos Fonseca, Diretor do Departamento Nacional do SESI. Numa fase inicial está prevista a utilização do MAIS na avaliação de oito projetos sociais.

A eficácia da metodologia criada pela John Snow Brasil (www.johnsnow.com.br) foi testada no ano passado para avaliar os resultados da “Ação Global”, desenvolvido pelo SESI em parceria com a Rede Globo de Televisão. Criado em 1991 e realizado anualmente, o programa consiste em um mutirão de serviços essenciais e gratuitos, promovidos por profissionais voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania. Em 2007, foi realizado simultaneamente em 34 cidades, envolvendo 40 mil profissionais e 2 mil parceiros. Calcula-se que mais 1 milhão de pessoas tenham participado do evento, resultando em 2,3 milhões de atendimentos.

A análise realizada por meio do MAIS permitiu identificar que os serviços prestados pela “Ação Global” tem impacto na renda das famílias atendidas. “Isso não quer dizer que aqueles que vão à Ação Global terão, no dia seguinte, a sua renda aumentada”, destaca Rodrigo Laro, coordenador de pesquisa e avaliação de impacto social da John Snow Brasil. “Significa que uma pessoa beneficiada com os serviços da Ação Global pode ter mais acesso a um emprego, a uma renda fixa e inclusão social, portanto mais condições de aumentar a sua renda.”

A John Snow Brasil é uma consultoria especializada em Gestão e Desenvolvimento Social que promove e implementa conhecimentos inovadores aos gestores sociais das esferas empresarial, governamental e da sociedade civil organizada. Sua metodologia é baseada em uma escala de valores e possui seis etapas de aplicação: 1 - desenvolvimento do marco lógico; 2 - elaboração dos instrumentos de pesquisa avaliativa; 3 - coleta de dados e análises exploratórias dos dados; 4 - análise financeira (custo-eficácia); 5 - análise econômica (custo-benefício); 6 - análise social (equidade ou redução de diferenças sociais).

O desenvolvimento da Metodologia de Avaliação de Impacto Social partiu de uma abordagem integrada de algumas ferramentas que já se encontravam disponíveis na literatura. Porém, estas ferramentas não trabalhavam com a ferramenta inicial de marco lógico, que define metas e indicadores a todos os objetivos do programa. A John Snow acoplou o marco lógico e mais as ferramentas de pesquisa avaliativa e coleta de dados para chegar ao formato atual da MAIS. “Atualmente consideramos a metodologia completa”, avalia Miguel Fontes diretor da John Snow Brasil. “Até o momento, tínhamos aplicado parcialmente a MAIS, no entanto, essa é a primeira vez que a utilizaremos por completo junto a um parceiro”, diz Fontes.

SESI - Criado oficialmente no dia 1º de julho de 1946 como uma entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do industriário e seus dependentes, o SESI tem procurado focar sua atuação em seu público estratégico. “As avaliações de impacto trarão maior direcionamento quanto à eficácia da atuação junto a esse público e permitirá também a demonstração dos benefícios às comunidades desassistidas socialmente”, afirma Carlos Henrique Fonseca.

Em 2007, o SESI investiu em seus programas sociais e realizando 48,6 milhões de atendimentos. Os Departamentos Regionais do SESI estão espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal e são percebidos pelos empresários locais como parceiros para o desenvolvimento social de suas indústrias e de seus funcionários. Entre as atividades realizadas estão a prestação de serviços em saúde, educação, lazer, cultura, nutrição e promoção da cidadania.

Agora o SESI pretende, com os resultados obtidos pela pesquisa, otimizar os impactos das ações, entendendo o que realmente funciona e o que não dentro de seus programas, para fazer as alterações adequadas e atender ainda melhor à população. “Ao terminarmos a avaliação divulgaremos para sociedade os resultados do investimento social da Indústria, afirma Carlos Henrique Fonseca.

Perfil - A John Snow Brasil (www.johnsnow.com.br) atua no País desde 1995, desenvolvendo e implementando tecnologias sociais direcionadas aos gestores das principais empresas e órgãos públicos do país. Entre elas estão Serviço Social da Indústria (SESI), Grupo Caixa Seguros, Grupo Shopping Iguatemi, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD, Ministério da Saúde, Associação Nacional de Jornais (ANJ).

A John Snow Brasil é uma consultoria especializada em gestão estratégica de investimentos sociais públicos e privados, e é reconhecida como uma das principais consultorias na área de marketing social. São mais de 150 projetos desenvolvidos para a transformação social e a melhoria da qualidade de vida. O nome John Snow é uma homenagem ao médico inglês de mesmo nome, que em 1854 foi o primeiro a usar uma metodologia científica para mapear os comportamentos humanos associados à origem da epidemia de cólera que atingia a Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira