Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 09:34

Missões preparam, na prática, candidatos para curso de extensão no exterior

Parceria entre Interaction Times e MBA House leva estudantes e executivos brasileiros para conhecer a vida acadêmica das universidades fora do país.

Nem sempre o candidato que busca um curso de extensão no exterior está preparado para os desafios e problemas que podem vir pela frente. O processo de admissão para um MBA requer decisões precisas para evitar prejuízos tanto financeiros como profissionais e pessoais. A Interaction Times – consultoria de Relações Internacionais e a MBA House, líder na preparação de estudantes e executivos para cursos no exterior, fecharam uma parceria que tem por objetivo preparar, na prática, alunos e executivos que pretendem estudar fora do país.

Para ingressar em um curso internacional é necessário apresentar um dossiê com carta de motivação, currículo, histórico escolar, uma extensa lista de documentos, o GMAT (Graduate Management Admissions Test), prova que testa as habilidades de raciocínio lógico do candidato e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) - diploma válido por dois anos que comprova o nível de proficiência em inglês-, além de todo processo burocrático e a entrevista.

De acordo com Jonathas Campos, diretor-administrativo da Interaction Times, é preciso que os candidatos tenham em seu currículo mais vivência para passar do estágio de especialistas à parte integrante dos chamados global thinkers. “Ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas como mercado financeiro, sustentabilidade, sociedade civil e tecnologia de informação é fundamental para quem quer fazer parte deste grupo. Esta é a essência do nosso trabalho e a finalidade das missões internacionais”, enfatiza Campos.

A primeira missão organizada pela consultoria em parceria com a MBA House aconteceu entre os dias 17 de outubro e 3 de novembro deste ano e levou um grupo de alunos para os Estados Unidos. Durante este período, dez pessoas passaram pelas cidades de Washington D.C., Nova Iorque, Boston, Chicago, São Francisco e tiveram a oportunidade de conhecer as principais universidades e instituições americanas, entre elas Wharton, Columbia, New York University (NYU), Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Tuck, Yale, Chicago University, Kellogg, Berkeley e Stanford.

Para enriquecer ainda mais a agenda do grupo e ampliar os horizontes dos participantes, a missão contou também com reuniões em instituições importantes como Greenpeace, Banco Mundial e International Finance Corporation (IFC), Bolsa de Nova Iorque (NYSE), Conselho das Américas, Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA), Missão Brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), Chicago Mercantile Exchange, Oracle, Sun e Sustainable Stanford (programa de sustentabilidade da Universidade de Stanford).

De acordo com Campos, em cada uma das instituições foi possível interagir com professores e alunos, conversar com os escritórios de admissão, além de compreender os pré-requisitos e perfis exigidos nos programas de MBA. “Acredito que o principal objetivo da viagem foi atingido na medida em que os participantes estabeleceram contatos com as universidades e pessoas dentro dos campi”. O executivo enfatiza ainda que estes alunos passam a ter preferência nas melhores escolas do mundo por serem pessoas que pensam no âmbito mundial e entendem como os diversos atores do mundo contemporâneo estão relacionados uns com os outros.

Já para o diretor da MBA House, o professor Marcelo Ambrozio Ramos, que acompanhou a viagem, o candidato que pretende estudar no exterior encontra nestas missões a grande chance de conhecer mais profundamente cada programa, suas reais oportunidades, bem como adquirir conhecimento para analisar seu perfil. “Este tipo de experiência é muito importante para que o aluno conheça e sinta a universidade. Queremos prepará-los da melhor forma e nosso papel é ajudá-los a fazer a escolha ideal”, conclui Ramos.

Perfil da Interaction Times - A Interaction Times é uma consultoria em Relações Internacionais com a missão de projetar o Brasil internacionalmente. A companhia, com sede em São Paulo, foi fundada em 2006 com o objetivo de desenvolver esse campo no Brasil, seguindo tendências internacionais e aproximando o país deste cenário. A consultoria desenvolve projetos para estudantes e executivos, que por meio de um estratégico networking, ampliam seus conhecimentos e se preparam cada vez mais para o mundo globalizado.

Perfil da MBA House - A MBA House é a escola líder na preparação de jovens e executivos para cursarem universidades no exterior, acompanhando o aluno desde os primeiros passos até sua chegada no campus. Oferece assessoria em todas as etapas do processo e infra-estrutura completa que amplia o conhecimento do aluno para que ele se enquadre nas exigências das melhores escolas do mundo. Para tanto, faz uso extensivo de tecnologia e técnicas inovadoras de ensino para permanecer à frente do seu tempo no que se refere à educação voltada ao desenvolvimento de carreira. | www.interactiontimes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira