Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2008 - 09:36

A história do vidro Murano no Brasil

A descoberta do vidro é atribuída aos navegadores fenícios quando eles ascenderam suas fogueiras às margens do Rio Belus e o calor fundiu a areia da praia com pedaços de natrão (carbonato de sódio natural que eles usavam para tingir lã) que foram usados como apoio para esquentar os cozidos. O que se sabe ao certo é que sírios, fenícios e babilônios já trabalhavam com vidro há 4.000 a.C.

Porém, a aplicação do vidro como recipiente para armazenamento surgiu por volta de 1.500 a.C com os egípcios, que usaram o material como embalagem para cosméticos. O uso cotidiano se deu em 100 a.C. com a invenção do tubo de sopro pelos fenícios (novamente) e a massificação dos objetos cristalinos pelo Império Romano nesta mesma época.

Durante a Idade Média, Veneza passou a ser o centro de desenvolvimento do vidro, ganhando tal importância econômica que o Estado italiano chegou a proibir artesões estrangeiros na cidade e posteriormente transferiu toda a produção vidreira para a Ilha de Murano, em 1291. O objetivo era manter em segredo as formulas e técnicas, transmitidas apenas de pai para filho.

No Brasil, a arte italiana teve origem com a chegada do italiano Aldo Bonora em Poços de Caldas/MG, na década de 50, que utilizou a estrutura de uma fábrica de vidro desativada para criar as primeiras peças nacionais no estilo Murano. Foi nesta mesma época que a família Molinari teve contato com a arte italiana.

Ainda muito jovens, Antonio Carlos (11) e Paulo (8) Molinari passaram por todos os setores da fábrica e logo começaram a produzir pequenos bichinhos e peças simples. Com o tempo, consagraram-se como sucessores do mestre italiano e os primeiros mestres-vidreiros brasileiros.

Com o ensinamento “secreto” da arte do Murano e a ajuda de familiares, eles fundaram a primeira empresa nacional, a Cristais São Marcos (1962), que hoje goza dos status de referência em vidros artesanais de Murano e maior fabricante deste tipo de artefato na América Latina, produzindo seis toneladas de produto acabado por dia.

O renome mundial foi conquistado em 2007, quando foram exportados quase 3 mil peças da Cristais São Marcos para a Itália. Além do berço mundial do Murano, a empresa exporta seus produtos para mais 26 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bahrain, Bolívia, Canadá, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça, U.S.A., Uruguai e Venezuela. | SAC: 0800 35 36 00 | www.cristaissaomarcos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira