Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2008 - 09:08

Telefonia móvel em Porto Alegre é de boa qualidade, mostra relatório da Mobile Science

Claro_3G é melhor no serviço de voz, Vivo_CDMA em SMS e BRT_GSM em dados.

Uma avaliação realizada pela Mobile Science, empresa especializada em informações de inteligência para o segmento de telefonia móvel, demonstrou que os moradores de Porto Alegre têm à disposição um serviço de transmissão de dados sem fio de boa qualidade. “Em geral, a cidade dispõe de cobertura muito satisfatória, com algumas falhas em critérios específicos, é verdade, mas que podem ser corrigidas em breve. No entanto, há diferenças de desempenho entre operadoras e tecnologias que podem significar mais benefícios ou dificuldades dependendo das necessidades dos usuários”, explica o CEO da Mobile Science, Jorge Schreurs.

A observação do executivo se explica quando os dados são analisados detalhadamente. Entre as sete opções de serviços avaliadas (BRT_GSM, BRT_3G, Claro_GSM, Claro_3G, TIM_GSM, Vivo_GSM e Vivo_CDMA), é possível verificar que a melhor operadora / tecnologia para a transmissão de dados não repete o desempenho quando se trata de voz e SMS. “Para o usuário normal, que apenas utiliza a telefonia móvel para atividades pessoais, essa diferença pode causar somente um ligeiro aborrecimento, mas para as empresas essa variação pode determinar o azul ou o vermelho no balanço financeiro”, diz o executivo.

Na avaliação geral, o serviço para voz na cidade atingiu um resultado, em pontos, de 81,3 (em escala de 0 a 100). Excluindo o último colocado do ranking, porém, que obteve nota 23,18 – bem inferior aos demais -, o resultado sobe para 91,04. “A média geral foi prejudicada por uma operadora / tecnologia com problemas significativos no serviço de voz. Descartando este caso, todas as outras opções têm desempenho acima dos 80 pontos, com três delas superando os 90 e a melhor chegando aos 96,9”, detalha Schreurs.

A avaliação considerou critérios como a qualidade de áudio e de voz, estabilidade da ligação, números de tentativas para completar as chamadas, tempo para estabelecer contato entre os usuários, entre outros.

Quanto ao SMS, o resultado é obtido pela porcentagem de sucesso no envio de mensagens entre as diversas operadoras e tecnologias disponíveis. No geral, o índice de sucesso é de 87,97%. “No entanto, se retirarmos a tecnologia 3G, o número sobe para 92,36%”, analisa o CEO da Mobile Science. Considerando apenas essa tecnologia, o índice de sucesso cai para 76,9%.

O interessante neste resultado foi identificar que nem sempre o contato é mais eficiente entre os clientes de uma mesma operadora. Em Porto Alegre, um usuário da Claro_GSM, por exemplo, tem mais facilidade para trocar mensagens com um cliente da BRT_GSM, enquanto o da Vivo_GSM “conversa” melhor com o da TIM_GSM.

Na comparação dos serviços, os resultados foram piores na avaliação de transmissão de dados, que utilizou metodologia semelhante à empregada para verificar a performance de voz. O desempenho nesse caso foi de 74,4 pontos. “A diferença é natural, já que a qualidade desse serviço depende de melhor desenvolvimento de tecnologias recentes”, explica Schreurs. Nesse sentido, apesar da novidade 3G, na capital gaúcha ainda obtêm melhor desempenho na transmissão de dados quem utiliza o GSM.

Ranking.: Melhor serviço de voz: Claro_3G | Melhor serviço de SMS: Vivo_CDMA | Melhor serviço de transmissão de dados: BRT_GSM.

A avaliação - Network Benchmarking - A avaliação é realizada por um produto da Mobile Science chamado Network Benchmarking e a apuração dos dados é feita por meio de um sistema eletrônico capaz de analisar as características e o desempenho das linhas. O serviço foi criado para analisar a qualidade de sinal em várias regiões do país e prover de informações os diversos segmentos de negócios que utilizam banda larga móvel em suas atividades.

“Qualquer companhia que depende de transmissão wireless, como provedores de conteúdo móvel, administradoras de cartão de crédito e de caixas eletrônicos, entre outras, pode verificar o desempenho das redes disponíveis em sua área de atuação por meio do Network Benchmarking e fazer uma escolha mais qualificada de seus parceiros na operação”, exemplifica Schreurs. Ele explica que a apresentação dos relatórios, embora detalhada nos aspectos técnicos, é muito amigável e acessível para os diversos públicos das empresas usuárias. “Dessa maneira, atendemos tanto à área de engenharia como os profissionais de outros departamentos que podem avaliar melhor o seu desempenho e orientar o planejamento, além de corrigir rapidamente eventuais falhas”, completa.

A Mobile Science realiza periodicamente a avaliação de qualidade das redes de telefonia móvel e os relatórios são sindicalizados, ou seja, estão disponíveis para qualquer empresa interessada em adquirir os dados e são produzidos desvinculados de encomendas. “Com isso, oferecemos um produto totalmente independente e acessível financeiramente a empresas de diversos portes”, finaliza Schreurs.

A Mobile Science está finalizando estudos em São Paulo e no Rio de Janeiro e vai divulgar os resultados nos próximos dias.

Market Dynamics - Além do Network Benchmarking, a Mobile Science oferece o produto Market Dynamics, mais direcionado para operadoras e investidores. Ele apura dados de market share, além de números de ativações (gross adds) e desativações de assinantes (churn) do serviço de telefonia móvel. O serviço disponibiliza informações ágeis para verificar o desempenho de mercado das operadoras, com dados localizados que permitem diagnosticar com precisão as variações na base de assinantes. “Com isso é possível orientar as ações de marketing e vendas, além de obter rapidamente os resultados de campanhas promocionais”, observa Schreurs. O executivo lembra que o principal diferencial do produto é fornecer também informações sobre os concorrentes.

A Mobile Science é a única fonte independente para essas informações no Brasil.

A Mobile Science - A Mobile Science é uma empresa especializada em informações de inteligência para o segmento de telefonia móvel e foi constituída por um fundo de investimentos dos EUA interessado em atuar no mercado latino americano. A sede da companhia é o Brasil. Além de grandes operadoras brasileiras, a Mobile Science também atende clientes no Chile.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira