Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2008 - 10:04

Cadeia Produtiva do Palmito de Pupunha se Organiza em Prol do Produto e Contra a Clandestinidade

Na última semana, as indústrias produtoras de palmito de pupunha do Brasil se reuniram em São Paulo para debater as necessidades da cadeia produtiva do palmito de pupunha e, especialmente, para discutir a clandestinidade que o palmito sofre, seus impactos e providencias.

O primeiro encontro organizado para esta cadeia produtiva ganhou o apoio da TV Tribuna, filial da Rede Globo, que vem registrando os problemas da extração ilegal de palmito Jussara no litoral paulista; e do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que representando por seu diretor de alimentos William Cesar Latorre, apresentou trabalhos realizados pela Anvisa sobre a qualidade dos palmitos em conserva encontrados em estabelecimentos do Estado de São Paulo, assim como alguns dados sobre apreensões de palmitos ilegais em ações conjuntas realizadas com a Polícia Federal e Ambiental.

O encontro culminou na criação de uma associação de empresas exclusivamente produtoras de palmito de pupunha, que deve estar formalmente estabelecida dentro de poucos meses. O objetivo, segundo os organizadores do encontro, é organizar a cadeia produtiva do palmito de pupunha e assim ser mais bem representada junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, e nas comunicações com os consumidores e imprensa.

“Pretendemos criar estratégias de marketing para diferenciar e comunicar aos consumidores as vantagens do palmito de pupunha e esclarecer sobre os controles de qualidade que são necessários no processo produtivo do palmito em conserva”, explica Francisco Ribeiro, dirigente de uma das empresas presente no encontro e um dos representantes da nova associação.

Segundo Evandro Siqueira, que representou a TV Tribuna, o cenário da extração ilegal é preocupante, fato que foi muito bem relatado em reportagem exibida pelo programa Fantástico, no domingo de 31 de agosto de 2008. Já William do Centro de Vigilância Sanitária, parabenizou a atitude das indústrias participantes do encontro em se organizar para melhorar a imagem da cadeia produtiva de palmito do Brasil e mostrar à sociedade que existem indústrias sérias nesse segmento, que atendem a todos os critérios legais e de controle de qualidade exigidos pela Anvisa e demais órgãos reguladores.

Mercado do Palmito de Pupunha - Nos últimos 20 anos o palmito de pupunha - conhecido como palmito cultivado - vem ganhando muito espaço no mercado mundial. A participação do palmito cultivado saiu de 9% em 1988 para 84% em 2007. Dentre os principais fatores desse ganho de participação estão a regularidade na qualidade do palmito, visto que são colhidos apenas no momento ideal de maturação, sua qualidade diferenciada apreciada pelos grandes chefes de cozinha e a sua maior maciez. Assim como no mercado internacional, no mercado brasileiro o palmito de pupunha também vem ganhando mercado. O consumidor brasileiro acostumado com o palmito silvestre já enxerga o diferencial de qualidade do palmito de pupunha que, além de ser mais macio, é ambientalmente correto, pois seu cultivo não desmata nem degrada o meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira