Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2008 - 10:19

Pesquisa CNI: cai atividade industrial

Dados da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela CNI. Revelam que faturamento do setor caiu 0,2% e as horas trabalhadas, 0,3%, em comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais.

A atividade industrial apresentou recuo em outubro. O faturamento do setor caiu 0,2% e as horas trabalhadas, 0,3%, em comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. A utilização da capacidade instalada foi 0,5 ponto percentual menor, conforme indicador dessazonalizado. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada no dia 4 de dezembro (quarta-feira), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sem a dessazonalização, a indústria registrou aumento no faturamento de 2,4%, devido à existência de um dia útil a mais em outubro, na comparação com setembro. No entanto, a taxa de crescimento do faturamento no acumulado até outubro reduziu para 8,0% ante 8,2% no acumulado até setembro.

Porém, após descontar os efeitos de sazonalidade e de calendário, houve recuo de 0,3%. Essa é a maior queda do dado dessazonalizado, na comparação com o mês imediatamente anterior, desde janeiro de 2007.

Apesar da queda na produção, o emprego ficou praticamente estável frente a setembro, registrando crescimento de 0,1%, conforme o indicador dessazonalizado. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o emprego expandiu-se 3,9%. Com o resultado de outubro, o emprego, na comparação anual, acumula expansão por 35 meses consecutivos. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram outros equipamentos de transporte (19,3%) e máquinas e equipamentos (11,9%).

De acordo com o levantamento, o crescimento dos salários também perdeu intensidade. Em comparação a setembro, a massa salarial real recuou 0,6%. Os três setores que mantêm em queda a massa salarial no acumulado do ano são madeira, couros e calçados, e vestuário.

A indústria operou, em média, com 84,6% da capacidade instalada, mesmo indicador do mês anterior. Entretanto, o indicador dessazonalizado ficou em 82,9%, o que representa uma redução de 0,5 ponto percentual em comparação com setembro. Na média do acumulado dos meses de janeiro a outubro, frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador mantém a diferença de 0,9 pontos percentuais pelo terceiro mês consecutivo. || www.cni.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira