Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2008 - 10:43

Instituto Mauricio de Sousa lança projeto para escolas públicas

Fruto de uma parceria com a Controladoria-Geral da União,o projeto “Um por todos e todos por um!” ensinará ética e cidadania em escolas da rede pública e envolverá também a família e a comunidade.

O Dia Mundial contra a Corrupção, o Instituto Mauricio de Sousa lança, em parceria com a Controladoria-Geral da União, o projeto “Um por todos e todos por um!”, voltado para crianças e jovens das escolas pública e, paralelamente, para educadores, família e comunidade, no dia 8 de dezembro (segunda-feira). O evento, que terá participação de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica ao vivo, acontecerá no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília.

O objetivo do projeto é despertar o senso de cidadania e ética de todos os envolvidos, por meio de ações educativas. Ou seja, formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e aptos a lutar por seus direitos.

Durante os dois anos de execução do projeto, os alunos exercitarão a democracia e a convivência social nas escolas e comunidades. Alguns aspectos vitais que serão trabalhados: valorização das diferenças, igualdade de oportunidades para todos, construção de valores e responsabilidades sociais permanentes e laços comunitários.

O passo inicial será dado na sala de aula e, com a sensibilização dos alunos, se estenderá à comunidade. No primeiro ano, os educadores construirão o conhecimento de forma criativa, fornecendo informações nas escolas públicas de todas as capitais brasileiras e em uma cidade do interior de cada estado.

Serão explorados temas como auto-estima, qualidade de vida, inclusão, meio ambiente, interesse público e bem comum, voluntariado e valores morais e éticos. Os alunos servirão como multiplicadores dessas informações para a família e a comunidade.

No segundo ano, mais escolas serão incorporadas ao projeto e todos os envolvidos estarão preparados para executar ações mais efetivas na escola e na sociedade. Os professores estarão mais estruturados para promover assembléias de classe, eleições de deputados mirins e jovens, fóruns, grêmios estudantis e associação de pais e mestres e de bairro.

Dessa forma, as crianças e os jovens serão preparados para cumprir seus deveres e cobrar seus direitos. Seja de coisas simples da infância e adolescência, como um assunto escolar, a assuntos complexos que, atualmente, muitos adultos ignoram, como supervisionar os gastos da administração pública.

Lançamento do projeto Um por todos e todos por um, no Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Avenida W5 - SGAS 902 - Bloco C – Brasília/DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira