Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2008 - 11:06

Localização em tempo real: mais simples, avançada e acessível

A tecnologia RTLS (Real Time Location System), voltada para a localização e rastreamento de pessoas e equipamentos em diversos setores, incluindo indústria, varejo e saúde, passou por constante evolução nos últimos 10 anos e tornou-se muito mais acessível. A maturidade alcançada pelo RTLS com a operação baseada em redes Wi-Fi, além da maior produtividade e segurança proporcionada pelo sistema, já desperta o interesse de empresas brasileiras.

O Tag RTLS consiste em um equipamento do tamanho de uma caixa de fósforos que, transportado por uma pessoa ou conectado a um objeto, é rastreado por um conjunto de antenas ou em redes Wi-Fi. Ele torna possível determinar a localização precisa e em tempo real de pessoas e itens críticos, em ambientes internos e externos. Graças à flexibilidade do sistema, é possível implantá-lo em múltiplos setores, desde lojas, indústrias de manufatura, estacionamentos e operadores logísticos até grandes redes varejistas, indústrias de processos, hospitais e usinas.

A tecnologia também é capaz de medir a temperatura, vibração e outros parâmetros ambientais, o que é importante para, por exemplo, transportar e armazenar itens que dependem de regulação da temperatura (alimentos, medicamentos, equipamentos cirúrgicos, produtos químicos, etc.). O recurso também auxilia funcionários de indústrias, usinas e laboratórios que devem permanecer por tempo limitado em áreas de acesso restrito por motivos de segurança, como câmaras frias ou depósitos de resíduos tóxicos.

Capaz de aumentar a produtividade de uma empresa em até 25%, o RTLS pode ser facilmente implantando. Depende apenas do Tag identificador, de uma rede Wi-Fi e de um computador para monitorar a localização da pessoa ou item rastreado, além da interface entre o sistema de rastreamento e o sistema de gestão (programa aplicativo) do cliente.

Evolução do RTLS - Todos os benefícios da localização em tempo real são resultado de uma evolução em curso há pelo menos 15 anos, quando a tecnologia começou a ser utilizada em conjunto com sistemas GPS. Naquela época, porém, os equipamentos exigidos pelo RTLS ainda eram muito grandes, o que prejudicava a portabilidade do identificador, e tinham capacidade somente para localizar itens a céu aberto.

A tecnologia passou a ser utilizada para ambientes fechados há cerca de oito anos. Mas seu alto custo, em razão da dependência de uma rede de antenas específica e proprietária de cada fabricante, tornava sua aplicação inviável para grande parte das empresas interessadas. No entanto, nos últimos dois anos, vem crescendo o uso do RTLS com tecnologia Wi-Fi, uma vertente mais simples, avançada e que tem o custo reduzido em relação ao sistema que opera por antenas proprietárias. O Tag, por sua vez, teve uma queda de preço de 800 dólares para cerca de 150 dólares atualmente.

Para se ter uma idéia de como o RTLS tornou-se muito mais prático e avançado, o identificador utilizado há 15 anos tinha um volume semelhante ao de um tijolo. Agora, com o tamanho de uma caixa de fósforos, pode ser facilmente transportado ou fixado a um item ou pessoa, simplificando o processo de rastreamento.

Com sua evolução, simplificação e barateamento, os sistemas de localização em tempo real que operam em redes sem fio já são utilizados há alguns anos nos EUA, Coréia do Sul e outros países para monitorar processos de fábrica e movimentações de material hospitalar, entre outras aplicações.

O RTLS em Wi-Fi ainda está sendo introduzido no Brasil e, a partir de 2009, deve começar a ser implantando em diversos segmentos, incluindo varejo, indústrias de manufatura, siderúrgicas e usinas. A tecnologia já chama a atenção de indústrias e instituições do País que querem aprimorar a produtividade das operações, conservar melhor os equipamentos e ampliar a segurança dos funcionários.

. Por: Fernando Claro é vice-presidente da Seal | Perfil: Seal Sistemas - A Seal atua desde 1989 no mercado de captura automática de dados e computação móvel. Sempre à frente de seu tempo, foi a responsável por introduzir e difundir no país a cultura de utilização de código de barras. Especializada em oferecer soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, redes sem fio e RFID, além de fornecer tecnologia, integra sistemas de captura automática de dados aos sistemas de gestão, desenvolvendo middlewares e aplicativos complementares para a integração. Com uma carteira atual de 2.000 clientes no último ano, a SEAL já forneceu hardware, software, consultoria e serviços de implantação e integração a 400 das 500 maiores empresas brasileiras. | Site www.seal.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira