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Instituto Telemar passa a se chamar Oi Futuro

Responsável pelas ações sociais da maior empresa privada do país e pelo Centro Cultural no Rio de Janeiro, Instituto passa a adotar a marca Oi e abre inscrições para seu programa de patrocínios culturais incentivados

O Instituto Telemar, que desenvolve e apóia programas de responsabilidade social nas áreas de educação e cultura do Grupo Telemar, agora vai se chamar Oi Futuro. A mudança segue um caminho natural na convergência de conceitos e atributos de uma marca de sucesso. Como a Oi, o Instituto também é inovador, ousado e arrojado.

“Aliar a mais alta tecnologia à educação e à cultura é tornar mais democrático o acesso ao conhecimento em nosso país. Nossa proposta é continuar a promover programas de inclusão digital por meio do instituto. Trata-se de oferecer o máximo a quem tem o mínimo. Simples assim”, explica Luiz Eduardo Falco, presidente do Grupo Telemar.

O novo nome reforça a filosofia de atuação do instituto no terceiro setor, que é de promover um futuro melhor para as crianças e jovens deste país, reduzindo distâncias geográficas e sociais. A idéia é desenvolver nos jovens a cidadania, por meio da troca de experiências e da valorização da diversidade cultural em todo o país.

Muda a marca, mas não o objetivo de sua existência. O Oi Futuro continuará a atuar em dois eixos: cultura (Oi Futuro Cultura) e educação (Oi Futuro Educação).

Patrocínios culturais - Já sob nova marca, o Oi Futuro abre, no próximo dia 6 de novembro, as inscrições para o programa de patrocínios culturais incentivados 2007. Ao longo deste ano, a empresa incentivou as mais variadas manifestações artísticas nas áreas de teatro, literatura, música e cinema, incluindo festivais e feiras, totalizando investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

Dentre os projetos patrocinados pela Telemar que mais se destacaram em 2006 estão o Cinema no Rio, tela itinerante que aportava nas cidades ao longo do Rio São Francisco; o III Intercâmbio de Linguagens para Crianças, que aconteceu no Rio de Janeiro; o reaparelhamento do laboratório de informática do Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais.

A inscrição dos projetos só poderá ser feita pela internet, no endereço www.telemar.com.br (link: patrocínios culturais). É necessário que estejam inseridos nas Leis de Incentivo à Cultura. O programa valoriza iniciativas originais, de novos talentos e de grupos e companhias com trajetórias reconhecidas e que apostam na interseção de linguagens, na valorização da diversidade brasileira e na democratização do acesso à cultura. Em março de 2007, o Oi Futuro, responsável pela gestão do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, anunciará os projetos selecionados.

Cultura e Educação - A nova marca não afeta a continuidade dos programas e projetos hoje existentes ou previstos para as áreas de cultura e educação do nosso instituto. O Centro Cultural Telemar, à Rua Dois de Dezembro 63, no bairro carioca do Flamengo, passa a se chamar Espaço Cultural Oi Futuro. Manterá, no entanto, a mesma linha de programação que o consagrou: arte aliada à tecnologia.

A Kabum! Arte e Tecnologia formará suas próximas turmas já com a marca nova do instituto. Trata-se de uma das experiências de maior sucesso do instituto, com escolas no Rio, Salvador e Recife. A idéia do projeto é permitir o acesso dos jovens de baixa renda aos meios tecnológicos de criação e produção de imagem, oferecendo nas três unidades cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign, com equipamentos e softwares de ponta, e uma equipe de educadores experientes no mercado de trabalho audiovisual.

“Nós buscamos colaborar com a transformação social do país e acreditamos que a educação e a cultura são os melhores caminhos para isso. Pensar no futuro do Brasil é pensar em educação. Pensar a educação para o futuro do Brasil é pensar em Oi Futuro”, afirma José Augusto da Gama Figueira, presidente do instituto.

O Projeto Telemar de Educação (PTE) chama-se agora ToNoMundo. Desenvolvido em parceria com a Escola do Futuro, da USP, o programa, que já virou política pública em Fortaleza e Pernambuco, ganhou a chancela da Unesco em 2001. Sua linha mestra é transformar as escolas beneficiadas em pólos irradiadores de projetos sociais, contribuindo assim para a redução do isolamento e da exclusão das comunidades de baixa renda. O projeto já beneficiou 500 mil alunos e 7 mil professores ao longo de seus cinco anos de existência, em 437 escolas de regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Já o projeto de banda larga grátis em escolas públicas, o Comunidade Digital, passa a ser conhecido por Conecta. Hoje, são mais de 2 milhões de alunos interligados na rede mundial de computadores através do Velox, o equivalente à população de uma cidade como Fortaleza. No total, são 55 convênios assinados em 2.000 escolas da rede pública de 14 estados.

Em Recife, a experiência revolucionária de ensino implantada na Escola Cícero Dias agora fará parte do programa Geração Oi. Um dos mais novos projetos educacionais do instituto, a escola começou a funcionar no início do ano. Seu objetivo é formar jovens multifuncionais, conectados com a modernidade. Assim, uma nova geração de brasileiros passará a usufruir, no ensino médio, de tecnologia de ponta, material didático exclusivo e uma metodologia inovadora, com foco em mídia-educação e empreendedorismo.

E, por fim, temos o Novos Brasis, um programa de parcerias com ONGs voltado para a educação e para a transformação social nas localidades de baixo IDH. O programa utiliza as tecnologias de informação e de comunicação como fator de desenvolvimento, beneficiando, primordialmente, crianças e jovens. O objetivo é reduzir as distâncias sociais entre comunidades por meio de ações capazes de inserir um número cada vez maior de brasileiros no mapa da cidadania.

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