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05/12/2008 - 11:50

Rolls-Royce inicia obras da nova unidade marine em Niterói


Obras com investimentos de 15 milhões de reais e gração de empregos qualificados em reparos e manutenção de equipamentos marítimos na América do Sul e parte de África Ocidental.

Hoje a Rolls-Royce realizou cerimônia de lançamento da pedra fundamental de sua nova unidade de reparos e manutenção de equipamentos marítimos na América do Sul. A empresa está investindo 15 milhões de reais em uma nova instalação para toda sua linha de equipamentos marítimos. A nova oficina está sendo construída no município de Niterói (RJ), na Ilha do Caju, de frente ao canal de acesso ao Porto de Niterói.

A nova instalação terá uma área efetiva de oficina de 2.100 metros quadrados, dentro de uma área total de 13.000 metros quadrados. A oficina contará com uma capacidade de içamento de 100 toneladas, uma área de usinagem com máquinas de última geração e uma área separada de lavagem, jateamento e pintura. O mais importante é a área de acesso direto ao mar da Baía de Guanabara, sem precisar atravessar o vão central da Ponte Rio-Niterói.

A chegada da unidade em Niterói trará vários benefícios ao município, só em Imposto Sobre Serviços (ISS) o município irá arrecadar de 600 mil a 1 milhão de reais por ano, e a empresa espera um crescimento na sua receiraq de 40% já no primeiro ano de funcionamento . Além disso, a população se beneficiará com melhorias nas áreas ambientais e sociais. A expectativa é que as obras sejam encerradas no primeiro trimestre de 2009. A instalação da Rolls-Royce em Niterói vai atender clientes da América do Sul e parte da África Ocidental.

O gerente de projetos da Rolls-Royce, Julio Pereira (esquerda) e demais executivos da empresa

Segundo o gerente do projeto Julio Pereira, a obra que investe 15 milhões de reais já está gerando cerca de 150 empregos diretos, e assim que a unidade estiver em funcionamento há possibilidade de absorver até 77 empregos diretos e 30 indiretos de profissionais qualificados, como técnicos e engenheiros que foram capacitados pela própria Rolls-Royce em oficinas que priorizaram pessoal de Niterói São Gonçalo e, Itaboraí, alguns destes foram qualificados na Noruega, matriz da Rolls-Royce.

“A oficina vai ocupar 2.100 metos quadrados, mas de acordo com a demanda de serviços vão expandindo na área de 13.000 metros quadrados”, frisa Júlio.

E já neste momento o local atrai outras empresas que trabalharão com a Rolls-Rouce no segmento, o executivo acredita que novas empresas devem se instalar no local para os serviços de reparo e manutenção de equipamentos marítimos.

O prefeito de Niterói, professor Godofredo Pinto, o presidente da Câmara dos Vereadores vice-prefeito eleito, José Vicente Filho, juntamente com outras autoridades do governo municipal, juntaram-se aos representantes da Rolls-Royce no lançamento da pedra fundamental.

Godofredo Pinto, prefeito de Niterói, declarou: “Estamos felizes por uma empresa de categoria mundial como a Rolls-Royce ter escolhido Niterói para instalar uma de suas unidades. Nosso governo estimulou a vinda de empresas do setor naval e offshore para a cidade, promovendo a redução de impostos, como o caso do ISS. Niterói, com isso, conseguiu aumentar consideravelmente a sua receita, sem aumentar as suas alíquotas, além de aumentar a geração de emprego na cidade. A vinda da Rolls-Royce é um exemplo do acerto desse programa de incentivo".

(esq./dir.)Daniel Monroy, vice-presidente da Rolls-Royce Marine para América do Sul, Godofredo Pinto, prefeito de Niterói e Francisco Itzaina presidente da Rolls-Royce para América do Sul

Daniel Monroy, vice-presidente da Rolls-Royce Marine para América do Sul, declarou: “A Rolls-Royce está muito feliz em lançar essa pedra fundamental no município de Niterói. A Ilha do Caju é considerada ideal pela localização perto dos clientes e dentro da Baía de Guanabara, ou seja, acesso direto das embarcações sem precisar atravessar o vão da ponte Rio-Niterói. Essa excelente localização acarreta a eficiência e diminuição do tempo de entrega dos serviços no futuro, como também qualidade, rapidez e custos dos mesmos”.

Atualmente a empresa está instalada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, onde são executados serviços de manutenção e reparos de equipamentos em uma área de 700 m2 com capacidade de içamento de 32 ton. Nos últimos 2 anos a Rolls-Royce triplicou seu faturamento em serviços de reparo e manutenção, como também duplicou suas vendas de peças sobressalentes.

Com a nova oficina a Rolls-Royce fica ainda mais capacitada a fornecer de maneira eficiente, rápida e econômica o reparo e manutenção dos seus experientes clientes no mercado offshore. A Rolls-Royce foca no “core business”, transferindo para a empresa o gerenciamento e a execução dos serviços de manutenção e equipamentos.

Energia da Rolls-Royce para a América do Sul - A Rolls-Royce, líder mundial no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, mar e ar, opera em quatro mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e energia.

Com uma bem sucedida e crescente presença na América do Sul, em cada um desses quatro mercados a empresa tem um papel importante no desenvolvimento da região. A cada ano, os negócios e operações da Rolls-Royce na América do Sul geram receitas de mais de US$ 600 milhões. As marcas de primeira linha do setor marítimo, como Kamewa Ulstein, Rauma Battvaag, Bergen Diesel, Ulstein Aquamaster, Brown Brothers, UT Design, NVC Design, Tennfjord, Frydenbo e recentemente Scandinavian Eletric Systems, estão todas debaixo do guarda-chuva Rolls-Royce.

Desde a venda para o Brasil, em 2000, da primeira embarcação UT projetada pela Rolls-Royce, o mercado de embarcações offshore cresceu consideravelmente. Fortes investimentos no setor offshore brasileiro levaram a um fluxo de embarcações de apoio offshore e sondas com equipamento Rolls-Royce.

Hoje, são mais de 100 embarcações de Suprimento de Plataformas e Rebocadores de Suprimento e Manuseio de Âncoras (AHTS, Anchor Handling Tug Supply) dotados de equipamento Rolls-Royce operando no Brasil. Quarenta dessas embarcações foram construídas em estaleiros brasileiros com projetos da Rolls-Royce. Além dos FPSOs e plataformas da Petrobras cuja energia deriva de turbinas Rolls-Royce RB211, há mais de 15 sondas e navios de perfuração, e numerosos FPSOs e navios de transporte de petróleo (shuttle tankers) equipados com outros produtos Rolls-Royce.

Setor marítimo na América do Sul - Em 2007, começou o trabalho nas primeiras embarcações UT construídas nas Américas e fora do Brasil — dois UT-745L CD, pelo estaleiro ASENAV em Valdívia, Chile, para a Maersk Offshore. Adicionalmente, o estaleiro ASMAR, em Talcahuano, Chile, tem encomendas para um Navio Patrulha Oceânico para a Guarda Costeira da Islândia. Várias encomendas para thrusters Aquamaster foram também recebidas para os grandes operadores chilenos de rebocadores SAAM e Ultratug.

A Marinha do Brasil opera 25 navios impulsionados pela Rolls-Royce. Em 2006, a Rolls-Royce e a Marinha do Brasil assinaram um Acordo de Serviço a longo prazo para a manutenção das turbinas Olympus e Tyne das fragatas da Marinha.

As Marinhas da Argentina e do Chile são também usuários significativos de turbinas a gás Rolls-Royce. Quando o Chile tiver recebido suas duas últimas fragatas "Type 23", a América do Sul terá mais de 70 turbinas marítimas Rolls-Royce em operação.

Estão em andamento atividades para assegurar que a Rolls-Royce esteja bem posicionada para crescer na América do Sul e poder prover suporte dedicado a seus clientes, estejam operando onde estiverem. A Rolls-Royce está expandindo sua capacidade de serviços marítimos para melhor servir os clientes na região. Com este objetivo a empresa está atualmente construindo em Niterói – RJ uma nova instalação que irá triplicar a área de sua oficina para acomodar equipamento para cargas pesadas e novas instalações para treinamento de seu pessoal e dos seus clientes.

Energia na América do Sul - A Rolls-Royce é um importante fornecedor da estatal brasileira Petrobras, particularmente no setor de petróleo e gás. Desde 2001, a Petrobras encomendou 27 pacotes de geração de energia acionados por turbinas a gás RB211 para serviço offshore, no valor de mais de US$ 300 milhões. Quando todos os 27 pacotes estiverem operacionais, os motores Rolls-Royce estarão fornecendo energia para produzir mais da metade de todo o petróleo no Brasil.

A expansão da indústria local no desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural levou a um forte crescimento nas vendas. A mais recente encomenda offshore inclui quatro pacotes de geração de energia com turbinas a gás Rolls-Royce para uso na nova plataforma semi-submersível de US$ 1,2 bilhão, aP-56.

A P-56 é parte do desenvolvimento do campo Marlim Sul, localizado ao largo do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, a área do Brasil onde o petróleo é mais abundante. A plataforma de 50.000 toneladas é projetada para operar por 25 anos e será capaz de processar e tratar 170.000 barris de líquidos, 100.000 barris de petróleo, seis milhões de metros cúbicos de gás natural e de injetar 280.000 barris de água na jazida.

A primeira encomenda da Petrobras foi recebida em janeiro de 2001, para oito turbinas a gás RB211 para as embarcações FPSO (Floating Production,,Storage and Offloading) P-43 e P-48.

Em dezembro de 2003, mais quatro RB211s foram encomendados para a P-52, e em maio e junho de 2004 outros sete foram escolhidos para as plataformas P-51 e a PRA-1. Em 2005, mais quatro foram encomendados para a estrutura offshore P-53.

Em 2007, a Petrobras adquiriu três conjuntos de geração Rolls-Royce RB211 para seu novo centro de recebimento de tratamento de gás em Caraguatatuba, na Bacia de Santos. A energia das unidades de 29 MW será usada para fazer funcionar compressores a gás acionados por motores para deslocar o gás recebido do campo offshore de Mexilhão para a rede de gás do estado de São Paulo. A instalação processará aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Também em 2007, a Rolls-Royce recebeu uma encomenda da Siemens Industrial Turbomachinery para fornecer compressores de gás natural para o gasoduto Gasene, da Petrobras. A encomenda foi para onze compressores centrífugos de gás RF3BB-20, que serão acionados por turbinas a gás Siemens SGT-200 e instalados em três estações de compressão ao longo do sistema do gasoduto Gasene, de 1.400 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, entre Catu (Bahia) e Cacimbas (Espírito Santo). O gasoduto está projetado para deslocar 20 milhões de metros cúbicos por dia.

Em 2008, a primeira turbina industrial a gás Trent da América Latina entrou em serviço para a empresa de geração de energia Hidroeléctrica La Higuera S.A., no Chile. O pacote de geração de energia Trent 60 Wet Low Emissions (WLE) de duplo combustível, instalado numa nova usina em Colmito, Chile, é capaz de fornecer até 58 MW de energia elétrica.

Desde 2002, três conjuntos de geração RB211 Dry Low Emissions (DLE) operam uma instalação de co-geração de energia de ciclo combinado numa fábrica de fertilizantes da Petrobras em Camaçari, Brasil.

Atualmente, uma equipe local de cerca de 100 especialistas e engenheiros da Rolls-Royce estão dedicados a fornecer serviços pós-venda à Petrobras e a outros operadores de petróleo e gás e de geração de energia.

Setor Aeroespacial Civil na América do Sul -No setor aeroespacial civil, ao longo dos últimos 18 meses a Rolls-Royce potencialmente gerou, somente na América do Sul, vendas de motores e serviços TotalCare™ no valor de até US$ 5 bilhões.

Em 3 de novembro, a Rolls-Royce oficialmente abriu seu primeiro centro de serviços On-Wing Care™ em São Paulo, Brasil. A instalação apoiará a crescente família de motores Trent e está equipada para incluir todos os produtos e serviços On-Wing Care™, desde inspeções boroscópicas até troca de módulos.

Inicialmente, a recém-construída oficina de motores executará trabalhos no Trent 700 e está projetada para no futuro atender a outros motores Trent, como o Trent 500, Trent 900, Trent 1000 e o Trent XWB. O novo centro é parte de uma rede mundial de centros On-Wing Care, que oferecem serviços especializados de manutenção próximos aos clientes da Rolls-Royce.

No mês passado, o primeiro Airbus A330 impulsionado pelo Trent 700 entrou em serviço na frota da Avianca, marcando a entrada do primeiro novo Rolls-Royce Trent na aviação comercial da América Latina. A nova frota da Avianca contará com dez A330 impulsionados pelo Rolls-Royce Trent 700 e apoiados por serviços TotalCare™. Este ano, a Synergy Aerospace, parte do Synergy Group Corp da América do Sul, tornou-se um dos mais recentes clientes dos motores Rolls-Royce Trent XWB, para impulsionar sua frota de aviões de fuselagem larga de próxima geração A350 XWB.

Em 2007, a companhia aérea chilena LAN encomendou motores Trent 1000 para impulsionar sua nova frota de Boeing 787s. Também em 2007, a Rolls-Royce realizou negócios adicionais no valor de até US$ 160 milhões, sendo esse o valor de sua parte numa encomenda de motores V2500 e serviços pós-venda feitos pela maior companhia aérea do Brasil, a TAM.

Por mais de uma década, a Rolls-Royce tem uma parceria com a Embraer no Brasil, e já recebeu cinco vezes o prémio de Fornecedor do Ano. Mais de 2.000 motores foram entregues à Embraer para a família de aviões regionais ERJ 145. Hoje em dia, o Rolls-Royce AE3007A impulsiona 20 variantes dos jatos regionais Embraer ERJ 145, ERJ 140 e ERJ 135, o avião executivo Embraer Legacy 600 e as variantes ERJ-145MP/RS/AEW.

Setor Aeroespacial Militar na América do Sul-A Rolls-Royce tem uma longa história com as forças armadas brasileiras. A frota da Força Aérea Brasileira inclui: Hercules C-130s impulsionados pelo motor T56, caças AMX e treinadores Xavante. Todos possuem equipamento e tecnologia Rolls-Royce.

A Marinha do Brasil opera uma frota de helicópteros que inclui o Navy Lynx, impulsionado pelo Gem, e o motor Model 250 impulsiona aeronaves Bell e Eurocopter.

Separadamente, mais de 900 aeronaves impulsionadas pelo Rolls-Royce Model 250 e 14 helicópteros Lynx impulsionados pelo Gem estão operando na América do Sul atualmente, com aproximadamente 700 motores Model 250 em operação no Brasil. A cidade de São Paulo tem o segundo maior mercado de operação de helicópteros do mundo. Atualmente, os motores Rolls-Royce estão presentes principalmente em helicópteros Bell, embora possam ser encontrados em helicópteros Sikorsky operando em transporte de pessoal em serviços de exploração de petróleo "offshore", Agusta, e em alguns modelos antigos da Eurocopter, produzidos localmente pela Helibras.

Em janeiro de 2008 a Rolls-Royce certificou um novo motor para helicópteros, o RR300, que representa mais uma alternativa potente e confiável a um preço competitivo. O lançamento do helicóptero Robinson R66, equipado com o RR300, representará, a médio prazo, uma excelente opção para o mercado da América do Sul.

Perfil da Rolls-Royce - A Rolls-Royce é líder mundial em soluções marítimas, fornecendo produtos, serviços e experiência para mais de 20 mil embarcações comerciais e militares nos mercados “offshore”, mercante, militar e submarino. A empresa projeta navios e sua linha de produtos inclui sistemas de propulsão com motores diesel e turbinas a gás, hélices, “thrusters” (sistemas auxiliares de propulsão) e jatos d'água. Também fornece sistemas de manobra e estabilização e maquinário de convés. Cerca de 40% da receita marítima vem de suporte de manutenção pós-venda, com uma rede global de apoio ao cliente com centros de venda e serviços em 33 países.

A Rolls-Royce é a principal fornecedora de projeto de embarcações e equipamento integrado para a crescente frota de avançadas embarcações de apoio offshore “UT” em operação no Brasil.

Mais de 40 embarcações Rolls-Royce UT foram construídas em estaleiros brasileiros. Além delas, há cerca de 60 embarcações de suprimento de bandeira estrangeira operando equipamento Rolls-Royce no país.

As marcas de primeira linha do setor marítimo, como Kamewa Ulstein, Rauma Battvaag, Bergen Diesel, Ulstein Aquamaster, Brown Brothers, UT Design, NVC Design, Tennfjord, Frydenbo e, recentemente, Scandinavian Eletric Systems, estão todas debaixo do guarda-chuva Rolls-Royce.

Em 2003 a Rolls-Royce abriu uma oficina no Rio de Janeiro para apoiar seus clientes na região. A oficina já está pequena para o potencial que o mercado oferece. Pensando nisso, a Rolls-Royce está construindo uma nova instalação para suporte à área marítima em Niterói.

A Rolls-Royce é líder mundial no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, mar e ar, e opera em quatro mercados globais: aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

Na América do Sul a Rolls-Royce também opera nos quatro mercados. No ar, existem mais de 500 motores aeronáuticos Rolls-Royce impulsionando aeronaves de asa fixa e mais de 1.000 motores impulsionando helicópteros. No mar, são cerca de 60 embarcações de apoio offshore operando com motores Rolls-Royce e 22 navios militares usando turbinas a gás. No setor de geração de energia, mais de 30 conjuntos de turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas recentemente, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore. A Rolls-Royce mantém contratos de manutenção a longo prazo em todos esses mercados.

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