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06/12/2008 - 07:51

Melhores iniciativas brasileiras de conservação e uso racional da água recebem o Prêmio ANA

Premiação reconheceu os melhores trabalhos brasileiros em seis categorias.

O “Oscar da Água”. Assim foi batizado o Prêmio ANA 2008, entregue na noite desta quinta-feira, 04/12, no auditório da Caixa Cultural de Brasília, em cerimônia na qual foram anunciados os vencedores (saiba mais sobre eles no link ao término da matéria) de cada uma das seis categorias: Governo, Empresas, Organismos de bacia, Academia, Organizações não-governamentais e Imprensa. A Agência Nacional de Águas (ANA) oferece Prêmio para de reconhecer iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável das águas brasileiras.

Dos 272 trabalhos inscritos no Prêmio ANA 2008, a Comissão Julgadora, composta de pessoas com notório saber em recursos hídricos, selecionou 18 iniciativas finalistas, sendo três em cada categoria. Cinco foram os critérios de avaliação utilizados: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicação; adesão e participação social; e originalidade.

Assim como em 2006 – quando Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina saíram vencedores, a pluralidade dos estados ganhadores se manteve. Iniciativas do Rio Grande do Norte, Goiás, Paraná, Ceará e São Paulo (2) ganharam o Troféu Prêmio ANA. Há desde ações de divulgação de informações sobre a importância da conservação e do uso racional da água até a formação de jovens como multiplicadores de boas práticas ambientais.

Em discurso para um auditório com cerca de 400 pessoas, o diretor-presidente da ANA, José Machado, enfatizou a importância do Prêmio ANA para a gestão da água no país. “O Prêmio ANA é um elo de um momento muito auspicioso que o país está vivendo na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos”, afirma.

Premiação - Em reconhecimento ao mérito de todos os trabalhos finalistas, a ANA ofereceu uma bailarina em alumínio reciclado e conchas, feita por famílias de artesãos do litoral capixaba. Já os seis vencedores receberam o Troféu Prêmio ANA, inspirado na logomarca da Agência. A peça, de autoria do mestre-vidreiro italiano Mário Seguso, tem aspecto de pedra bruta lapidada e detalhes que lembram as ondas do mar.

Prêmio ANA 2006 - Ao término da cerimônia de premiação, foi lançado o livro sobre o Prêmio ANA 2006, o qual contém informações sobre as melhores iniciativas da primeira edição da premiação e sobre os recursos hídricos brasileiros. Ao final da publicação há, inclusive, um glossário de termos relacionados à água.

Parceiros - O Prêmio ANA contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o apoio do Banco do Brasil, além da parceria do Ministério do Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABAS).

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