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06/12/2008 - 08:39

Primavera Editorial assina com Joseph Gelinek, pseudônimo do autor de A Décima Sinfonia

Sucesso editorial em mais de 10 países – Coréia, Itália, Rússia, Alemanha, Grécia, Israel, Polônia, Portugal, Lituânia e Holanda –, o livro A Décima Sinfonia será lançado no Brasil pela Primavera Editorial. A verdadeira identidade do autor desse livro é um dos mistérios do mercado editorial mundial, uma vez que Joseph Gelinek é o pseudônimo de um musicólogo espanhol, que tomou emprestado o nome de um pianista virtuoso que foi humilhado por Beethoven, em um duelo musical, na Viena do século XVIII. O livro, objeto de disputa de editores na Feira de Frankfurt 2008, será um dos primeiros no mercado nacional alinhado às normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

São Paulo – Objeto de disputa de editoras nacionais e estrangeiras na Feira de Frankfurt 2008, o livro A Décima Sinfonia será publicado no Brasil pela Primavera Editorial, presidida pela executiva Lourdes Magalhães. Um dos mistérios do livro, um thriller literário em torno da vida e obra de Beethoven, é a identidade do autor – Joseph Gelinek é o pseudônimo de um musicólogo espanhol. O escritor adotou o nome inspirado em um pianista virtuoso que foi humilhado por Beethoven em um famoso duelo musical, na Viena no final do século XVIII. Como o alter ego, Gelinek é pianista e compositor, além de ser um especialista na vida e obra de Ludwig van Beethoven. Aficionado por literatura e cinema, Joseph Gelinek atua como colaborador de diferentes meios de comunicação, além de se dedicar à reconstrução e divulgação do repertório menos conhecido de Beethoven.

Com os direitos autorais vendidos pela editora espanhola Random House Mondadori para 10 países – antes do lançamento na Espanha –, A Décima Sinfonia já se tornou um sucesso editorial na Coréia, Itália, Rússia, Alemanha, Grécia, Israel, Polônia, Portugal, Lituânia e Holanda. Segundo Lourdes Magalhães, presidente da Primavera Editorial, a editora adquiriu os direitos de publicação no mês de setembro, dois meses após o lançamento na Espanha. “A estratégia adotada pela Primavera Editorial prevê uma postura mais agressiva na condução do negócio, ou seja, não aguardamos as grandes feiras do mercado internacional, como a de Frankfurt, para adquirir os direitos das obras, tampouco aguardamos o livro se tornar um sucesso editorial no país de origem. Na prática, contamos com uma rede internacional e informal de leitores com uma visão contemporânea. São formadores opinião de faixas etárias distintas, gente que antecipa tendências comportamentais, inclusive de leitura”, detalha a executiva.

No Brasil, será lançado no dia 16 de dezembro, às 18h30, na Livraria Cultura – Shopping Market Place (Av. Chucri Zaidan, 902). A obra será uma das primeiras lançadas no mercado nacional alinhada às normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Primavera Editorial - Com a proposta de associar a leitura ao entretenimento e lazer qualificado – assim como o cinema, teatro e artes plásticas –, a Primavera Editorial está formando um catálogo peculiar, composto por obras de autores nacionais e estrangeiros que têm por linha-mestra a produção de uma literatura moderna e de qualidade ímpar, que evoca hábitos e costumes de diferentes povos e épocas; uma literatura instigante e criativa, que se transforma em uma maneira lúdica e pouco convencional de entender melhor a influência das culturas na formação dos povos. As principais características do catálogo – com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira, policiais, entre outras – são a inovação e o pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica.

A editora é presidida por Lourdes Magalhães, executiva graduada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pennsylvania, EUA). Com experiência como consultora por 20 anos, a executiva atua no mercado editorial nacional e internacional desenvolvendo parcerias e contratos com agentes literários na avaliação de obras para a compra de direitos autorais, além de participar ativamente de feiras internacionais do setor. Lourdes Magalhães atuou em editoras consideradas referência no mercado como Ática, Scipione, Grupo Abril e Editora Brasiliense.

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