Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2008 - 09:28

Seleção para identificar fêmeas inférteis ajuda reduzir prejuízos e garante melhor rendimento na reprodução

Na pecuária moderna de ciclo rápido e alta exigência por produtividade a correta seleção das matrizes constitui fator essencial para o sucesso de um projeto agropecuário. Fêmeas inférteis ou de baixa fertilidade são sinônimo de baixa produtividade, e, portanto, devem ser descartadas do plantel. Quem faz o alerta é o coordenador de pecuária da Agro-Pecuária CFM, Luis Adriano Teixeira, projeto agropecuário com sede em São José do Rio Preto (SP) e que comercializa cerca de 2.000 touros geneticamente provados e com CEIP por ano.

Assim como os touros, é fundamental que as vacas também tenham avaliação genética positiva e ciclo reprodutivo regular. De acordo com o especialista, somente por meio da avaliação genética é possível identificar o potencial produtivo das matrizes para características de habilidade materna, fertilidade e precocidade sexual, atributos muito desejados na criação. “Uma fêmea deve permanecer ativa no rebanho por, pelo menos, seis anos, gerando um bom bezerro por ano. Se isso não ocorrer, ela tem de ser imediatamente descartada”, diz.

A CFM é pioneira na seleção de fêmeas super-precoces da raça Nelore, que emprenham aos 14 meses de idade, resultado excelente se comparado à média nacional, que supera os 30 meses de idade na primeira cobertura. Touros jovens são colocados junto com as novilhas logo aos dez meses de vida para estimular a puberdade. Os resultados mostram índices de prenhez de 25% de novilhas que emprenham antes do décimo quinto mês. “As fêmeas que não emprenham têm nova chance aos 24 meses de idade. Se elas não emprenharem na estação de monta de 24 meses serão descartadas, ficando no rebanho somente as fêmeas mais precoces sexualmente”, explica Luis Adriano Teixeira.

A CFM continua com a venda de touros Nelore, nascidos na safra 2006, com avaliação genética completa, exame andrológico e CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). Aos interessados em conhecer a estrutura e o trabalho de melhoramento genético realizado nas fazendas da CFM, as porteiras estão abertas para receber grupos de visitantes. Para isso, basta entrar em contato e agendar uma data para seu grupo pelo telefone: 0800 127 111 ou pelo e-mail [email protected] ou ainda no site www.agrocfm.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira