Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2008 - 08:54

Maior evento de odontologia da América Latina está com inscrições abertas

27ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece em janeiro, deve atrair milhares de dentistas e estudantes em busca de aperfeiçoamento. Programação inclui cursos, workshops, simpósio, feira, apresentação de trabalhos científicos e projetos sociais voltados para crianças e idosos. Para os cursos, a data limite é 22 de janeiro e a inscrição pode ser feita pelo site do evento.

De 24 a 28 de janeiro, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, vai reunir milhares de profissionais de Odontologia naquele que é considerado o maior evento da área na América Latina, o Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que chega a 27a edição no ano que vem. Promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), o “Congressão”, como é chamado pelos profissionais, engloba uma série de atividades para os profissionais do setor, como cursos, workshops, simpósio, fóruns clínicos e científicos, painéis e mesas demonstrativas. Paralelamente ao Ciosp, ocorrem outros eventos, como a Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo, o Enlec – Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular e o projeto social da APCD Odontologia Comunidade, com apresentações teatrais e atividades para idosos e crianças.

Aperfeiçoamento profissional - O ponto alto para os congressistas é sem dúvida a extensa grade de cursos e workshops, ministrados por especialistas renomados do Brasil e do exterior. Ao todo, serão oferecidos mais de 100 cursos de atualização profissional, totalizando mais de 500 horas de atividades que abrangem todas as áreas da odontologia, como periodontia, ortodontia, endodontia, implante, prótese, odontopediatria, estética, prevenção, dentística, odontopediatria, oclusão e cirurgia. Além das áreas tradicionais, há cursos voltados para tratamentos alternativos, como hipnose, laserterapia e terapias complementares, como acupuntura e florais. Os cursos acontecem em três locais diferentes (Pavilhão do Anhembi, sede da APCD e Holiday Inn Hotel). As inscrições para o congresso e para os cursos podem ser feitas até o dia 16 de janeiro pelo telefone 0800-128555, de 2ª a 6ª, das 10h às 22h00, ou pelo site www.ciosp.com.br. Após esta data, somente na Secretaria do evento no Anhembi, que irá funcionar a partir das 12h do dia 22 de janeiro.

Esse arsenal de atividades que acontece simultaneamente ao Ciosp explica o sucesso do evento entre os profissionais do setor. Na edição de 2007, o “Congressão” atraiu mais de 67 mil pessoas. Para o presidente da APCD, Antonio Salazar Fonseca, o Ciosp é uma extensão científica que possibilita aos participantes, atualizar, reciclar e aperfeiçoar o conhecimento científico. “E este não pode e não deve ficar confinado. Nós, profissionais, temos que acompanhar a velocidade e a dinâmica de toda informação que está ao nosso alcance”.

Para algumas áreas, a APCD oferece uma premiação, como o Prêmio Christa Feller, conferido a novos talentos, o Prêmio José Gustavo Paiva, concedido ao melhor trabalho na categoria Painel Acadêmico, e o Prêmio Francisco Degni, para o melhor projeto em Fórum Clínico. Um dos projetos especiais do evento é o Projeto Ensino e Pesquisa (Pep), que leva o nome de Elenice Nogueira Gonçalves, presidente da 20a edição do Ciosp e uma das mentoras do Encontro de Equivalência Curricular (Enlec), que acontece dentro do Congresso.

Além dos cursos, oportunidades de negócios: A Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, já é um espaço consolidado entre expositores e congressistas, principalmente por conta das oportunidades de negócios e dos preços promocionais para aquisição de equipamentos e material de trabalho. Para 2009, a expectativa da organização é superar a marca de 400 expositores, com empresas do Brasil (80%) e de outros 22 países (20%), que irão expor o que há de mais novo em tecnologia e produtos. O sucesso da feira é tão grande que em março deste ano, 89% do espaço foi vendido em apenas três dias.

Equivalência Curricular - A necessidade de equiparação curricular na América Latina, tema recorrente na Odontologia e de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino, também faz parte da programação do Ciosp. Para atender as necessidades dos profissionais, a APCD criou, em 2007, o Enlec – Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular, cujo objetivo é discutir e elaborar um projeto de equivalência curricular entre os países da América Latina. “A idéia não é criar um currículo padrão para os países, mas elaborar pontos comuns na grade curricular das várias instituições de ensino, além de estabelecer estandares de qualidade para os cursos de Odontologia, afirma o presidente do evento.

As propostas avançaram desde o primeiro encontro e, neste ano, foram formados seis grupos de discussão com temas distintos para elaborar propostas para o projeto. Em março, foi criado um grupo de experts em currículos nos diversos países para começar a elaborar o projeto para a América Latina. Esses grupos se reuniram em agosto último, em Santiago do Chile, com a participação de mais de 60 especialistas sob a orientação técnica do professor Mariano Sanz Alonso, diretor da Universidade Complutense de Madrid e um dos responsáveis pelo projeto de equivalência na União Européia. Outros seis grupos foram formados para desenvolver uma plataforma montada especialmente para a Internet. O próximo passo é a apresentação dos relatórios desses grupos no 3º Enlec, que será realizado de 25 a 27 de janeiro próximo, durante o Ciosp.

Todos os documentos elaborados pelas comissões e pelos grupos estão disponíveis no endereço www.ciosp.com.br/enlec/. O objetivo é finalizar o projeto até janeiro de 2010, quando cada país poderá dar andamento aos trâmites de implantação das propostas.

Projeto Social - A APCD, por meio do Departamento de Prevenção, também aproveita o “Congressão” para dar continuidade às ações do seu projeto social SOS Sorriso Saudável. Criado em 1992 com foco no atendimento às crianças de escolas públicas e comunidades carentes, a APCD atendeu cerca de 30 mil crianças somente em 2007. A proposta é transformar as crianças em Doutores Mirins de Saúde Bucal (DMSB), tornando-as multiplicadores de informação, e levando os ensinamentos adquiridos para seus familiares, comunidade e amigos. No evento, as crianças dispõem de uma área especial, com escovódromo e local para higienização e controle de placa bacteriana, além palco e palestras.

Em 2007, o Projeto também passou a atender os idosos, que receberam orientações sobre câncer bucal, higienização de prótese, alimentação, medição de glicemia, entre outros assuntos. O Projeto conta com o trabalho voluntário de profissionais e estudantes de Odontologia.

Na próxima edição do Ciosp, as ações do SOS Sorriso Saudável serão divulgadas dentro do Projeto Odonto Comunidade, que irá promover uma série de atividades, com destaque para o 3o Festival de Teatro Educativo, realizado por profissionais da área da saúde que se apresentam para as crianças. A proposta do Teatro é apresentar ao público infantil temas relacionados à saúde, educação e cidadania.

Criançódromo - Como 65% do público do Congresso é feminino, a organização do evento criou uma área especialmente montada para que os pais possam deixar seus filhos de 0 a 11 anos, enquanto visitam a Feira ou participam dos cursos. O Criançódromo é dividido por faixa etária, com atividades coordenadas por pessoal especializado.

A APCD também conta com um Departamento de Turismo para auxiliar os congressistas com passagens, translados, hospedagem e transporte. | Site www.ciosp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira