Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Entrevista: Presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Marcus Regueira

O capital empreendedor é fundamental para o crescimento da inovação no Brasil. É o que defende o presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Marcus Regueira. Para ele, o Brasil tem grande atrativo para esse capital, principalmente porque reúne características como estabilidade política e institucional, democracia, marco regulatório avançado e povo empreendedor. “Cada vez que viajo por esse mundo vasto, mais me convenço que somos um país afortunado e com amplas condições de se inserir no fluxo internacional de investimentos em Venture Capital e Private Equity. O que nós brasileiros precisamos é vender competentemente a imagem do Brasil”, afirma. Nesse sentido, Regueira aponta como positiva a estratégia incluída na Política Industrial de divulgar o potencial do País para os investidores estrangeiros com a promoção de road-shows em outros países.

• De que forma o capital empreendedor, comumente chamado de capital de risco, pode contribuir com o crescimento da inovação na indústria brasileira?

- O capital empreendedor é fundamental para o fomento da inovação no Brasil e no mundo. A inovação tecnológica, que tem sua origem nos centros de excelência, tanto universitários, de pesquisas básica e aplicada, como nas empresas, se beneficia da aliança com o capital empreendedor. Isso ocorre não só do ponto de vista de fluxos financeiros, mas da conjunção das experiências em negócios e academia, do alinhamento das perspectivas econômico-financeira e tecnológica e, conseqüentemente, do foco mais sintonizado com o mercado.

• Qual é o resultado desse esforço de aproximação dos investidores internacionais com o Brasil? Essa é uma prática comum em outros países?

- O esforço conjunto ABDI-ABVCAP é inédito no Brasil e representa uma visão governamental moderna para o fomento ao desenvolvimento. A ABVCAP se sente honrada com a confiança depositada pela ABDI. Essa parceria traduz-se em uma série de apresentações em vários centros financeiros internacionais, sobre o Private Equity e o Venture Capital no Brasil, suas oportunidades e desafios. Países como Índia e China realizam cerca de sete a oito apresentações como essa anualmente, somente nos EUA.

A primeira apresentação institucional brasileira, o primeiro Brazil Private Equity and Venture Capital Day, foi realizado no dia 25 de setembro, em Nova Iorque, e foi um sucesso que excedeu as nossas próprias expectativas. Cerca de 100 pessoas presentes, incluindo importantes formadores de opinião. As demais apresentações desse primeiro ciclo do programa serão em Londres, San Francisco, Miami, Washington DC, e ocorrerão nos próximos meses.

• Quais são as áreas que apresentam mais oportunidades de investimentos em capital de risco no Brasil?

- São setores onde o Brasil tem mercado interno de porte e vantagem competitiva global, como Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Agronegócio, Turismo, Infraestrutura, Comunicações e Varejo, entre outros.

• O que o Brasil precisa para se inserir completamente no fluxo internacional de investimentos em Venture Capital e Private Equity?

- Cada vez que viajo por esse mundo vasto, mais me convenço que somos um país afortunado e com amplas condições de se inserir no fluxo internacional de investimentos em Venture Capital e Private Equity. O que nós brasileiros precisamos é vender competentemente a imagem do Brasil: a nossa história demonstra que carecemos fazê-lo bem melhor. Temos estabilidade política e institucional, exemplo de democracia, imprensa livre, nova lei de falências, marco regulatório avançado, governança corporativa de padrão mundial, tecnologia de ponta, povo empreendedor, gestão qualificada, bolsa de valores de mais de 100 anos. O nosso calcanhar de Aquiles ainda é realmente a taxa de juros. No entanto, como ela é inexoravelmente cadente, os investidores institucionais brasileiros estão se voltando para os ativos alternativos, entre os quais, o Private Equity e o Venture Capital. Isso é fundamental para o crescimento dessa classe de ativos. É essa a realidade de Brasil que a ABDI e a ABVCAP estão mostrando detalhadamente ao mercado financeiro internacional através do programa Brazil Private Equity e Venture Capital Day. | Por: ABDI

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira