Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2008 - 10:17

ALERJ e UERJ unem-se para oferecer curso de pós-graduação em política

A Escola do Legislativo do Estado do Rio (ELERJ) realizará, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), um curso de pós-graduação de 360 horas, sobre a história do pensamento político fluminense; dois cursos de extensão, também na área de história política, e 20 conferências, que serão realizadas em todo o estado em 2009. O anúnciou foi feito no dia 8 de dezembro (segunda-feira), durante a cerimônia de assinatura do convênio entre a Assembléia Legislativa do Rio e a UERJ. "A aproximação entre o Parlamento e a universidade é uma das formas de o Legislativo estar mais próximo da população. Temos convênios com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). É uma honra ter a UERJ conosco e vamos valorizar esta parceria", afirmou o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani (PMDB).

O reitor da UERJ Ricardo Vieiralves, aproveitou a cerimônia para agradecer a recente aprovação do plano de cargos e carreiras da universidade – no último dia 2, os deputados votaram a favor de um substitutivo ao projeto de lei 1.816/08, garantindo, dentre outras coisas, o regime de dedicação exclusiva a ser oferecido em caráter opcional aos docentes que trabalham em tempo integral. "Esta foi uma grande conquista e tivemos a ajuda do presidente Picciani. Agora está na hora de a UERJ retribuir, aumentando a sua atuação junto ao Parlamento, preparando profissionais para atuar na Assembléia, nas câmaras e nas prefeituras", afirmou Vieiralves, antes de anunciar que disponibilizará à ALERJ uma lista com os funcionários da universidade e suas qualificações técnicas para que os deputados possam recorrer a eles assim que precisarem. "Podemos fazer pareceres técnicos sobre projetos e contribuir com o processo legislativo", destacou o reitor.

Membro da Mesa Diretora e coordenador da ELERJ, o deputado Gilberto Palmares (PT) antecipou que as conferência serão feitas na capital (duas delas acontecerão na cidade do Rio) e em 18 pólos do interior. "Nestes eventos serão trabalhados os aspectos mais regionais da política fluminense", explicou o parlamentar. O presidente da Escola, Marcelo Costa, acredita que este convênio será o primeiro de muitos que poderão ser firmados. "Temos que fazer como os paulistas, que defendem sua universidade. Eu faço o mesmo com a UERJ, que tem uma grande quantidade de professores qualificados e que pode contribuir demais conosco", afirmou. || www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira