Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2008 - 08:12

CPM Braxis e IOB fecham parceria e oferecem ao mercado solução para Compliance Fiscal

Oferta atende às necessidades geradas a partir do SPED, projeto do Governo Federal que pode expor erros fiscais de milhares de empresas brasileiras e aumentar significativamente o risco de autuações.

A IOB, líder há mais de 41 anos no mercado brasileiro de informações empresariais nas áreas contábil, tributária e jurídica, e a CPM Braxis, maior empresa brasileira de serviços de TI, acabam de fechar parceria para, juntas, oferecerem uma solução de Compliance Fiscal de acordo com as exigências do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

Nessa parceria, a CPM Braxis oferecerá sua experiência tecnológica em integração de sistemas, principalmente em gestão empresarial, e a IOB contribuirá com a sua inteligência tributária e fiscal, por meio de uma solução online, visando reduzir significativamente os equívocos fiscais das empresas.

Com a implantação do SPED, milhares de empresas começarão a prestar contas eletronicamente, permitindo que o Fisco (Federal, Estadual e Municipal) seja mais criterioso em sua fiscalização. A atuação da CPM Braxis aliada às soluções da IOB fará a conversão das informações fiscais e contábeis para o formato solicitado pelo fiscal, de acordo com as regulamentações vigentes, e também garantirá que elas sejam auditadas antes do envio ao Fisco. A expectativa, tanto da CPM Braxis quanto da IOB é que sejam realizados 30 grandes projetos, utilizando a nova oferta, até o final de 2009.

“Recentemente fizemos um levantamento do perfil fiscal de 405 corporações com faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 15 bilhões e constatamos um dado revelador: 83% das empresas cometeram algum equívoco fiscal em 2007”, destaca o diretor de soluções da IOB, José Adriano Pinto. Segundo o executivo, pelo menos 50% das empresas, em algum momento, preencheram uma nota fiscal com erros na classificação fiscal ou com alíquota de IPI divergente da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produto Industrializado). “Estima-se que a Legislação Fiscal sofra duas alterações a cada uma hora, ou seja, uma velocidade espantosa que acaba criando um ambiente bastante favorável para que inconsistências aconteçam”, complementa José Adriano.

Com o SPED, o que antes era um equívoco menor poderá se transformar em autuações financeiramente pesadas. “O novo sistema de controle fiscal exige que as empresas emitam documentos eletrônicos – a nota fiscal, no ato da transação, e dois tipos de escrituração digital, com periodicidade mensal ou anual. O problema começa quando percebemos que as informações para a emissão desses documentos estão em lugares diferentes na infra-estrutura de TI, ou até em formatos diferentes do que solicitado pelo Fisco. Sendo assim, é bem provável que sejam encontradas inconsistências quando os dados forem cruzados pelo Fisco no Ambiente Nacional do SPED. Por isso, nosso objetivo é unir o conhecimento que temos na área de TI com as soluções fiscais e contábeis da IOB para facilitar o dia-a-dia das empresas”, aponta o vice-presidente de alianças e desenvolvimento de negócios da CPM Braxis, José Carlos Pimentel.

Outro ponto de atenção é o preenchimento errado das notas fiscais, fato que pode ser agravado de acordo com o segmento de atuação das empresas. “Vamos imaginar uma empresa de bebidas que emite 40 mil notas fiscais, diariamente. Se apenas um erro for descoberto dias depois, fica claro o trabalho que essa indústria terá para corrigir as inconsistências. Além de todo o investimento em tempo e pessoal para regularizar a situação, ainda existe a ameaça de autuação se o equívoco não for consertado a tempo”, completa Pimentel.

Para José Adriano, além das empresas precisarem adequar os sistemas para o formato do SPED, a maioria delas ainda não possui nenhuma solução de gestão de riscos tributários. Pensando nisso, desenvolvemos o SPED Diagnóstico e Certificação.

Por meio de uma conferência 100% eletrônica, a solução permite avaliar e propor soluções quanto aos indícios de erros, exposição de risco, adequação de processos e aderência à legislação. Simultaneamente, é possível realizar um eficiente saneamento dos cadastros de produtos, clientes e fornecedores e ainda tratar da homologação do arquivo gerado por qualquer sistema de gestão empresarial ou sistema fiscal.

“Esta parceria é importante para nossos atuais e futuros clientes porque coloca, lado a lado, duas empresas com expertise comprovada em seus nichos de atuação. Com esta oferta integrada, as corporações terão acesso a uma solução, única no mercado, que permitirá uma economia de milhões de reais em autuações geradas pelas irregularidades antes invisíveis, tanto para o Fisco quanto para as empresas”, conclui José Adriano.

Perfil da CPM Braxis - A CPM Braxis é a maior empresa brasileira de serviços de TI e uma das maiores da América Latina. Oferece consultoria, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, integração de software e serviços de suporte à infra-estrutura remota para empresas globais. Com um histórico de mais de 26 anos de sucesso, 14 centros de desenvolvimento e 5.400 profissionais, a CPM Braxis tem plantas de desenvolvimento especializadas, centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infra-estrutura, bem como centros de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP.

A proposta de valor da CPM Braxis inclui domínio dos conhecimentos específicos relativos à indústria, capacidade de executar operações paralelas simultaneamente, estrutura de preços competitivos e escalabilidade, assim como modelos de entrega flexíveis, processos robustos e metodologias de primeira linha. A excelência de seu trabalho baseia-se em criatividade e inovação, na capacidade de atrair e manter os melhores e mais brilhantes talentos e no baixo nível de rotatividade de seu pessoal. A CPM Braxis é a única empresa brasileira mencionada no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing, ocupando a 24ª posição. É também a primeira empresa de serviços de TI do Brasil a conquistar a certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5. | www.cpmbraxis.com

IOB - Fundada em 1967, a IOB é uma empresa 100% nacional e pioneira em informações empresariais para as áreas contábil, tributária e jurídica. Liderada por Gilberto Fischel, a IOB desenvolve constantemente novas ferramentas e soluções que contribuem com os negócios de seus clientes. Atualmente, a IOB oferece ao mercado mais de 60 produtos, entre assinaturas, guias, regulamentos, procedimentos, manuais, livros e cursos, nos formatos papel, eletrônico, online, além de soluções que aliam tecnologia à inteligência editorial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira