Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2008 - 08:48

Crise não afasta otimismo do brasileiro

Levantamento encomendado pela agência de publicidade NovaS/B ao Ibope mostra que haverá redução no consumo, mas população está otimista para 2009.

Apesar da crise, os brasileiros estão otimistas em relação às suas finanças e à situação econômica do país para 2009. Mesmo assim, por precaução, boa parte da população deverá evitar novos parcelamentos nos próximos meses.

É o que aponta uma pesquisa encomendada pela agência de publicidade NovaS/B ao Ibope. A sondagem revela que 97% da população brasileira já tem consciência da crise e que 67% diminuirão suas compras nos próximos meses para não se endividar ou para poupar. No entanto, mais da metade da população (55%) acredita que sua situação financeira individual deverá melhorar nesse período e 34% acham que a economia do Brasil deverá ficar melhor do que está no próximo semestre.

Os cortes nos gastos deverão afetar principalmente as vendas de carros, casas e eletrodomésticos. O levantamento aponta que 40% da população já tem dívidas relativas a esses bens atualmente e que 67% não deverão contrair mais débitos para a compra desses itens nos próximos seis meses.

O nível de informação, 78% afirmam estar mais ou menos ou bem informados sobre a crise. "A maturidade do brasileiro para enfrentar a crise pode estar relacionada ao alto nível de informação sobre o assunto", afirma Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da NovaS/B. "Desde a hiperinflação e o congelamento dos preços na década de 80 a população não prestava tanta atenção a um tema", complementa.

A TV é apontada por 83% como o principal meio de informação sobre o momento econômico, e 37% acreditam que os meios de comunicação estão mostrando a crise com a gravidade que ela efetivamente tem. O governo é considerado por 39% como o maior responsável pela redução no crédito, seguido pelos bancos (33%) e pelos empresários (17%).

O Ibope entrevistou por telefone 1.400 pessoas acima de 16 anos entre os dias 28 de novembro e 1º. de dezembro em todas as regiões do país.

Perfil da NovaS/B - A NovaS/B, dirigida por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, é conhecida por sua expertise no desenvolvimento de campanhas focadas na Comunicação de Interesse das Pessoas (CIP). Entre os clientes atendidos, estão a Prefeitura de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Sabesp, Continental, Melhoramentos e Perfetti Van Melle, entre outros. Em maio passado, a NovaS/B produziu a campanha global do Dia Mundial sem Tabaco, encomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que foi veiculada em quase 200 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira