Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2007 - 07:24

Logística aumenta competitividade de fornecedores da Zona Franca de Manaus

Vulcaplast reduz a zero avarias no transporte de componentes plásticos destinados para principais fabricantes de eletrônicos da região, solução desenvolvida sob medida pela Artok também triplicou altura de empilhamento dos componentes e reduziu em 30% tempo de carga e descarga.

Mais de 80 empresas especializadas em injeção plástica disputam o mercado da Zona Franca de Manaus (AM), reduto dos principais fabricantes de equipamentos eletrônicos do Brasil. Por esse motivo, além das exigências dos fabricantes em relação à qualidade, também é essencial investir na eficiência das operações para se manter competitivo.

Um exemplo é a Vulcaplast, fabricante de peças plásticas para equipamentos eletrônicos. A empresa conseguiu reduzir a zero as perdas no transporte de componentes plásticos para televisores e computadores que prejudicavam o atendimento de seus principais clientes. A solução, simples, foi substituir as embalagens de papelão por contêineres aramados revestidos por uma fina camada de plástico corrugado. Com a medida, a Vulcaplast reduziu as perdas de componentes ocasionadas por avarias durante o transporte estimadas em 10%.

“Por causa do clima muito quente característico da região, as caixas empenavam. Além disso, devido à fragilidade desses recipientes, a armazenagem ficava comprometida, pois o empilhamento máximo não suportava pouco mais de 2 metros de altura. Com o peso excessivo, as caixas perdiam a consistência, danificando as peças”, explica o diretor presidente da Vulcaplast, Ricardo Rossete. A empresa recorreu a Artok, especializada em soluções de armazenagem e transporte, para o desenvolvimento de um novo equipamento. Para resolver o problema, a empresa desenvolveu um contêiner com revestimento de plástico corrugado e medidas específicas para atender as características de armazenagem e transporte.

O projeto, realizado sob medida, consumiu cerca de dois meses entre a aprovação, testes e sua viabilização. “Levamos em conta tanto as necessidades da Vulcaplast quanto às exigências de seus clientes”, afirma Hélio Osaka, diretor da Artok.

Pioneira na introdução dos contêineres aramados no Brasil, a Artok possui uma linha completa de soluções em equipamentos para diversos setores da indústria, varejo e logística. São diversos modelos de contêineres, cestos e caixas Kanban que proporcionam mais de 50% de redução no tempo de movimentação, assim como aproveitamento total da área de armazenagem. A empresa também desenvolve produtos exclusivos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira