Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2008 - 09:33

Volume de cheques devolvidos cai 4,52% em novembro de 2008 em relação a outubro do mesmo ano

Pesquisa Equifax destaca que a elevação dos juros e a redução da renda disponível ao consumo foram os principais responsáveis pelos resultados do índice em novembro.

São Paulo - Dados nacionais da Equifax, líder mundial no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, apontam que no mês de novembro foi registrado um volume de 2.280.749 cheques devolvidos, o que representa uma queda de 4,52% em relação a outubro de 2008. O índice foi 4,24% menor quando comparado a novembro de 2007.

Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro do Conhecimento Equifax, a redução do volume de cheques devolvidos em novembro deve-se principalmente ao menor número de dias úteis no mês, ou seja, 20 em novembro contra 23 em outubro. "Se considerarmos a média por dia útil, os resultados de novembro foram 9,81% superiores aos de outubro. A média por dia útil indica que durante no mês de novembro acentuaram-se os efeitos da crise financeira internacional no mercado interno", explica Leite.

O especialista destaca que a redução da liquidez, a elevação dos juros cobrados e a redução da renda disponível ao consumo foram os principais responsáveis pelos resultados da inadimplência de novembro. Porém, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e os primeiros sinais de superação da restrição de crédito devem arrefecer o movimento de deterioração da inadimplência durante o mês de dezembro. "Para o início de 2009, é possível que ocorra uma pequena expansão do volume de cheques devolvidos. No entanto, ainda não há indícios de que ocorrerá uma deterioração na capacidade de pagamento dos agentes econômicos", destaca o especialista.

No gráfico abaixo podemos visualizar o histórico do volume de cheques sem fundos dos últimos anos. A linha de tendência do gráfico indica que, após um aumento da inadimplência em 2005, os indicadores apresentaram sensível melhora ao longo de 2006, 2007 e 2008.

Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax mostram que em novembro houve um aumento de 16,5%, em relação a outubro e de 17,07% em relação a novembro de 2007. Em novembro foram registrados 773.818 protestos, contra 664.246 registrados em outubro e 661.014 em outubro do ano passado. O aumento do volume de títulos protestados, registrado em novembro ainda não foi suficiente para reverter a trajetória de queda da linha de tendência do gráfico de protestos apresentado a seguir.

Perfil da a Equifax - Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade para todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998 com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País. | Site www.equifax.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira