Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2008 - 09:43

Que nota você dá ao seu contador em 2008?

Fim de ano é chegada à hora de fazer uma análise da sua contabilidade e dos profissionais que o auxiliaram nessa tarefa ao longo dos doze meses que se passaram. Seja você uma pessoa física ou jurídica, esse é o momento ideal para avaliar os pontos fortes e fracos da sua vida financeira ao longo do ano que se passou, bem como as oportunidades criadas e as ameaças que se tornaram um problema quando o tema contabilidade lhe vem à cabeça.

Digo isso, pois é fundamental começar 2009 com força total a fim de que se tenha uma melhor saúde financeira no ano que vem. E para isso nada melhor do que poder confiar no profissional que, no fim das contas, cuida do seu dinheiro para você. Mas como saber se o contador ou escritório de assessoria financeira foi bem sucedido no ano que se passou ou não? Para responder a essa difícil questão, proponho os seguintes pontos:

Cronograma de trabalho – Por conta da natureza de seus trabalhos, é importante que seu contador tenha total controle sobre as datas corretas para efetuar cada tipo de procedimento. Um simples erro na hora de protocolar determinado documento pode, não só lhe trazer prejuízos, mas, também, gerar danos, como a suspensão da emissão de certidões de bens e outros problemas legais;

Capacidade de adequação às mudanças – No Brasil, as mudanças nas regras e procedimentos fiscais e contábeis são constantes. Muitas vezes existe pouco tempo para a compreensão e aplicação dessas leis. Por isso, é imprescindível que seu contador esteja atento às mudanças e tenha uma boa capacidade de adequação a novos cenários. Esse ano, por exemplo, muitas empresas tiveram seus resultados prejudicados por conta da interpretação inadequada, e talvez apressada, por parte do profissional responsável pela contabilidade ao efetuar o enquadramento da empresa no plano Super Simples;

Transparência/Sinceridade – Cuidar de dinheiro já não é uma tarefa tão simples e confiar em alguém para cuidar dele para você é ainda mais difícil. Às vezes, pode lhe vir à mente perguntas do tipo: Como será que estão as contas da empresa e como elas estão representadas na contabilidade? Quando falo com meu contador, eu consigo entender com clareza o que ele fala? Meu contador esta disposto a me ouvir e estar a meu ao lado para me ajudar a cuidar de meu dinheiro? Se perguntas assim forem recorrentes, é sinal que você e seu contador precisam parar um momento para conversar e reorganizar a forma de trabalho. Alinhar os pontos, traçar metas e elaborar planos com transparência e sinceridade são essenciais para as duas partes. Caso seu contador esteja atento ao seu negócio e diga coisas que você não quer ouvir, mantenha-se calmo e tenha certeza de que, no final, a decisão é sempre sua.

Quantidade de informações levantadas – Muitas decisões do dia a dia de um gestor dependem da quantidade dos recursos financeiros da companhia naquele momento. Por isso, é importante que se tenha em mãos análises que são constantemente preparadas a fim de conhecer melhor a saúde financeira da empresa. Isso auxiliará os gestores na hora de implantar um projeto ou escolher quais as contas devem ser priorizadas em um momento de crise.

Além dessas questões, vale lembrar também que qualquer contador comprometido com suas próprias atividades tem condições para ser um consultor. Porém, para que isso aconteça, é necessário que haja uma mudança de concepção por parte dos clientes no sentido de não entender o contador apenas como cumpridor de obrigações fiscais do governo, e sim como alguém que é especializado nas finanças da sua empresa.

Se depois de refletir sobre essas questões você ainda tem dúvidas sobre o quanto conhece a sua própria empresa e todo esse universo administrativo, financeiro e tributário, converse com seu contador. Caso ainda assim ele não esteja disposto a ajudá-lo, não mais como um contador, mas como um consultor, talvez seja a hora de repensar essa parceria. Afinal, ouvir as orientações do seu contador pode significar a diferença entre o sucesso e a perda no final do ano que vem.

. Por: Dora Ramos, ela atua no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos. É fundadora e contadora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial.| www.fharos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira