Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2008 - 09:28

Picciani entrega medalha e título de cidadão ao ministro Edison Lobão


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recebeu no dia 10 de dezembro (quarta-feira),, das mãos do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), o Título de Cidadão do Estado e a Medalha Tiradentes, mais importante comenda concedida pelo Legislativo fluminense. Na solenidade, onde estiveram presentes o governador Sérgio Cabral e o prefeito eleito da cidade do Rio, Eduardo Paes, entre outras autoridades, o presidente Picciani destacou que a recente indicação para o ministério e o trabalho que vem realizando à frente da pasta já justificam a entrega da honraria a Lobão. "O objetivo da dupla homenagem que prestamos é coroar a trajetória política do senador, que, nas pesquisas de opinião de lideranças corporativas, é apontado como um dos mais ativos no meio político brasileiro", disse o peemedebista. Picciani falou também sobre a carreira do homenageado e ressaltou o dinamismo do ministro ao presidir várias comissões técnicas no Senado. "Foi fundamental a importância do seu trabalho nas comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira, onde conduziu as reformas da Previdência Social e do Poder Judiciário. Sem dúvida, uma grande contribuição para o aprimoramento da administração pública", concluiu Picciani.

O homenageado, de 72 anos, fez um breve relato sobre sua chegada ao Rio de Janeiro, aos 20 anos de idade, e lembrou também dos milhares de maranhenses que vieram para o Sul em busca de dias melhores. "Uma cidade fascinante e um estado generoso. Ser cidadão do Rio de Janeiro é uma honra e aumenta minha responsabilidade. O título e a medalha que recebo hoje estarão entre minhas maiores preciosidades e conquistas. Tenho dedicado minha vida para atender os interesses do povo brasileiro e quero registrar que sempre encontrei nesta Casa legislativa, nos dirigentes e gestores públicos fluminenses, grandes contribuições. Os parlamentares do Rio, o governador e o prefeito da capital sabem que sempre poderão contar comigo", reforçou o ministro. "Companheiro de Senado e pai exemplar, homem simples e humilde, que à frente do Ministério de Minas e Energia vai ajudar a engrandecer o País. Por tudo isso, tenho orgulho de ter um pai com tão importante história de vida", discursou o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), agradecendo a homenagem prestada pelo deputado Picciani ao seu pai.

Para o governador Sérgio Cabral, o ministro Edison Lobão é um exemplo de pessoa refinada, pela maneira de enxergar e se posicionar na política nacional. "Aprendi muito nos quatro anos em que convivemos no Senado. Bebi na fonte de Lobão porque ouvi e observei sua capacidade e experiência. É um político exemplar e digno de ocupar um ministério estratégico para o nosso País", disse o governador, que durante cerimônia, anunciou uma parceria entre o Clube de Regatas Vasco Gama e a Eletrobrás. "A Eletrobrás vai ajudar o Vasco a ganhar o título inédito da Série B", afirmou Cabral, que é vascaíno. Ao seu lado, o presidente da estatal, José Antonio Muniz Lopez, confirmou o acerto entre a empresa e o clube de São Januário, que receberá R$ 14 milhões por ano para investir em esportes olímpicos, como futebol , remo e basquete.

O ministro Edison Lobão foi deputado federal por dois mandatos, governador do Maranhão entre 1991 e 1994 e exercia o terceiro mandato no Senado antes de assumir a pasta de Minas e Energia. Natural de Mirador, interior do Maranhão, Lobão é formado em Direito e em Comunicação Social. Seguiu carreira no Jornalismo e trabalhou em várias órgãos da imprensa desde o período anterior ao golpe de 1964 até o fim da década de 1970, incluindo a chefia da sucursal de Brasília da Rede Globo. Começou na vida pública em 1962, como assessor do Ministério de Viação e Obras Públicas, em Brasília. Entre 1964 e 1968, foi assessor da prefeitura do Distrito Federal, de onde saiu para trabalhar, entre os anos de 1969 e 1974, no Ministério do Interior. Foi eleito deputado federal pelo Maranhão para mandato que foi de 1979 a 1983 e reeleito para o período de 1983 a 87, com a maior votação, principalmente na região tocantina, sua base de apoio. Nas eleições de outubro de 2002, Lobão foi reeleito para o seu terceiro mandato como senador, quando tornou-se presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em fevereiro de 2003.

Também fizeram parte da mesa de cerimônia o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielle, e o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas, Carlos Nadalutti Filho. Estiveram presentes na cerimônia os deputados Paulo Melo, Edson Albertassi, Renato de Jesus, Aparecida Gama, Délio Leal, Sula do Carmo, Graça Matos, Nilton Salomão e Domingos Brazão, todos do PMDB; Gerson Bergher e Luiz Paulo, ambos do PSDB; Coronel Jairo, Aldir Santana, Marcos Figueiredo e Tucalo, todos do PSC; Rodrigo Neves (PT); Anabal (PHS); João Peixoto (PSDC); Flávio Bolsonaro (PP); Dionísio Lins (PP); Sabino (PSC), Armando José (PSB) e Cidinha Campos (PDT), além das secretárias de estado de Cultura e Educação, Adriana Rattes e Tereza Porto, respectivamente, dentre outras autoridades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira