Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2007 - 07:42

Firjan e Light assinam convênio para promover eficiência energética nas indústrias

Os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e da Light, José Luiz Alquéres, assinaram nesta quinta-feira, 8 de março, convênio para melhorar a gestão da energia elétrica das indústrias fluminenses. O acordo inclui treinamento dos técnicos das empresas por professores da Universidade Federal de Itajubá (MG), reconhecida como centro de excelência do setor.

O presidente Eduardo Eugenio lembrou o histórico de atuação do Conselho de Energia da Firjan, que alertou sobre o risco de apagão antes da crise de 2001, e depois ajudou o Governo no combate aos efeitos. O presidente do Conselho, Armando Guedes, disse que o legado dessa época foi a cultura do uso mais racional da energia. O presidente da Light fez um balanço de sua gestão, informando que conseguiu reduzir a inadimplência e levantar recursos no mercado.

A primeira etapa do convênio é a realização de seminários em várias regiões do estado, sob responsabilidade de professores da Universidade Federal de Itajubá, para motivar os empresários a aderirem ao programa de eficiência energética. Nesses eventos, serão apresentados também casos de sucesso de redução de custos com a economia de energia em indústrias.

O primeiro seminário começou nesta quinta-feira, junto com a assinatura do convênio. Há uma segunda parte programada para a sexta-feira, 16 de março. Já estão programados também seminários para Volta Redonda – nos dias 27 de março e 3 de abril – e Nova Iguaçu – em 30 de março e 12 de abril.

O convênio resulta da obrigação legal, constante no contrato de concessão entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Light, da destinação de 0,5% da receita operacional líquida da empresa para programas de eficiência energética.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira