Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2007 - 07:45

Panduit incentiva construção de Edifícios IP na América Latina

São Paulo - Apesar de ser um conceito conhecido por mais de duas décadas, os chamados “Edifícios Inteligentes” encontram-se atualmente em fase de desenvolvimento no Brasil e na maior parte da América Latina, onde tem sido construídos efetivamente há apenas três anos.

Consciente desta realidade, a Panduit elaborou uma proposta específica que não somente atende às tendências e necessidades atuais do mercado como também engloba o futuro tecnológico das construções, em todos os sentidos. Segundo Jorge de la Fuente, gerente de produto da Panduit para América Latina e Caribe, “a etapa de construção de uma edificação representa somente 25% do orçamento total. Na realidade, o mais caro é operá-la e efetuar procedimentos de manutenção que necessita. Isso é causado pela falta de comunicação entre os seus diferentes sistemas”.

Devido ao exposto a oferta do fabricante sugere a unificação em uma só infra-estrutura dos diversos cabeamentos para os edifícios inteligentes, tais como os utilizados no controle de acesso, vídeo e monitoramento, detecção de incêndios, controle de iluminação, controle de ar-condicionado e controle de elevadores, entre outros.

Com a união de todos estes cabeamentos em somente um e a utilização de um protocolo de comunicação comum a eles a intercomunicação entre estes equipamentos torna-se possível. Com isso o edifício torna-se ainda mais inteligente do que os que estão em funcionamento atualmente e mais rentável também: “embora o investimento inicial possa parecer caro, ao longo dos 25 ou 30 anos de vida útil dados às construções, os custos são muito baixos porque o preço por metro quadrado apesar de maior inicialmente torna-se mais econômico no decorrer do tempo devido a maior optimização, facilidade de manutenção e facilidades que geram maior produtividade e tornam a empresa mais eficiente”, comenta o executivo.

A revolução tecnológica neste sentido é tanta que De la Fuente assegura que, mais do que em edifícios inteligentes, na realidade falamos em Edifícios IP, já que este é o protocolo de comunicação Ethernet correto, pois atualmente todos os dispositivos terminais de um edifício são fabricados com interface tipo RJ45, o conector capaz de trabalhar com IP.

Assim, a tecnologia se converte na base para que os edifícios permitam um melhor desenvolvimento humano, com pessoas mais produtivas e mais seguras, o que unicamente é alcançado se um projeto IP for levado em conta desde o planejamento da obra. É importante notar que o cabeamento que permite que esta comunicação ocorra não necessariamente entra em conflito com a estética, que é uma das preocupações dos arquitetos, pois a infra-estrutura de telecomunicações pode e deve estar oculta no imóvel.

Um exemplo de uma das grandes vantagens da automatização é quando há uma emergência: neste caso, devido ao fato das sinalizações de desocupação estarem conectadas à rede Ethernet, o sensor não só detecta fogo ou fumaça mas também, por meio da telefonia IP, pode conduzir as pessoas, dizendo-lhes os lugares ou portas que nesse momento representam perigo ou, ao contrário, indicando os lugares mais seguros de acordo com informações em tempo real e sem arriscar a vida de ninguém.

Outro destaque dos Edifícios IP são sua manutenção mais econômica e eficaz, já que pode ser feita a partir de um portal web que envia as ocorrências aos dispositivos móveis (celulares, “hand helds”, etc) das pessoas responsáveis que, desta forma, muitas vezes não necessitam deslocarem-se de um lugar para o outro para atender a tempo as ocorrências.

Ao falar sobre as tendências para este novo profissional de “utilities”, o executivo comenta: “sabemos que ainda estamos em uma etapa incipiente, assim sendo, na Panduit oferecemos aos engenheiros e arquitetos cursos e seminários durante todo o ano, onde abordamos temas sobre cabeamento estruturado e suas normas e a importância de ser um fator considerado nos projetos desde o início”.

A Panduit prevê que com esta combinação dos segmentos de cabeamento estruturado e de transmissão de protocolos, o mercado latino-americano, que hoje conta somente com projetos no México e Brasil, crescerá paulatinamente tanto em edifícios comerciais quanto nos chamados “teledomésticos”. O mesmo deverá também acontecer com a adoção das categorias 6 e 6A de cabeamento.

Perfil da Panduit - Fundada em 1955 em Tinley Park, Illinois (EUA), a Panduit é uma empresa que vem conquistando destacada participação nos vários segmentos em que atua, empregando mais de 3.500 pessoas nos 36 países onde possui subsidiárias. No Brasil há oito anos, conta com estrutura local altamente capacitada a oferecer suporte técnico ou orientação a projetos que os clientes necessitem.

A Panduit é a líder mundial em soluções para a administração de cabeamento estruturado de voz, dados e vídeo, suportando cabos UTP, FTP e fibra óptica. A grande variedade de produtos permite a Panduit oferecer a mais completa solução para cabeamento, que inclui sistemas de identificação, de canaletas não metálicas e administração de cabos, bem como os produtos da nova geração de redes TX6 10GIG, para velocidades de 10 Gigabit.

© 2007 - Panduit Corporation. Todos os direitos reservados. Panduit e o logotipo da Panduit são marcas registradas da Panduit Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países .As demais marcas são propriedade dos seus respectivos titulares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira