Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2008 - 10:16

Sika anuncia nova unidade de produção de poliuretano adesivo na Suíça

Para esta planta foram investidos mais de CHF 100 milhões.

A Sika, multinacional suíça líder na fabricação de produtos químicos para a construção civil anunciou sua nova planta na Suíça, com 40 mil m² de área, para a fabricação de Sikaflex, um poliuretano adesivo utilizado em diversos segmentos como a indústria automobilística, por exemplo. A nova fábrica foi construída próximo à planta de membranas da Sika.

Batizada de Kapaflex, esta unidade conta com um processo de produção inovador e mais eficiente, permitindo a produção de grandes volumes e aumentando a competitividade da Sika, sendo sua capacidade inicial de 30 mil toneladas por ano.

Esta unidade trabalha com um processo novo e altamente automatizado de produção. "As novas tecnologias vão reduzir custos de produção consideravelmente”, acredita Bruno Fritsche, vice-presidente mundial para a divisão Indústria da Sika..

Atualmente, na indústria automobilística pode se observar cada vez mais a utilização de plásticos e materiais compostos para reduzir o peso dos veículos e, assim, reduzir os seus consumos energéticos. Colagem de aço, por exemplo, só é possível com adesivos. Outras aplicações e mercados promissores são os de produção de ônibus, vagões ferroviários, além de fachadas e esquadrias metálicas.

Numa segunda fase está previsto um incremento na capacidade produtiva, que poderá alcançar 60 mil toneladas por ano. "O mercado europeu poderá ser abastecido somente com a produção desta fábrica”, diz Bruno. O executivo complementa dizendo que a fábrica é um salto em tecnologia que promoverá crescimento econômico em toda a região.

Outra novidade é que cerca de 50% dos produtos fabricados irão deixar a planta de trem, em um processo ambientalmente correto. Mais de mil vagões ferroviários sairão da Kapaflex por ano, contribuindo com uma solução sustentável para o transporte de mercadorias. A infra-estrutura externa da fábrica foi desenhada para uma produção de grande escala.

Crescimento no terceiro trimestre de 2008 - No terceiro trimestre de 2008 a Sika impulsionou suas vendas em todas as regiões e obteve ganho total de 9,5% em moedas locais. O EBITDA (lucro operacional antes da depreciação) não atingiu o mesmo nível do ano anterior, porém sua margem de 13,7% pode ser mantida apesar do forte aumento dos custos de matéria prima.

As vendas líquidas do período atingiram CHF 3.543 bilhões e a taxa de crescimento em moeda local foi de 9,5%, incluindo o efeito aquisição de 1,1%. A influência da conversão cambial foi negativa em -5,8%. Vendas líquidas em francos suíços permaneceram 3,7% acima do mesmo período do ano anterior.

Os melhores resultados referentes ao crescimento das vendas em todas as regiões, em moeda local, nesse período, foram obtidos nas regiões IMEA (Índia, Oriente Médio e África) com um forte crescimento de 31,2%, seguido pela América Latina com 25,3% e Ásia / Pacífico com 11,9%. Na América do Norte a Sika atingiu um crescimento em vendas de 8,6%, mesmo com o desempenho negativo das indústrias de construção e automotiva. Na Europa Norte a Sika cresceu 7,2% e 3,3% na Europa Sul.

A demanda nos mercados de infra-estrutura e construção industrial permaneceu alta. A divisão Construção cresceu 10,8% em moeda local, não obstante à queda nos mercados em vários países, tais como, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Japão e Nova Zelândia. A divisão Indústria, por outro lado, cresceu com menos força e ficou com crescimento de 5.0% devido ao enfraquecimento da indústria automotiva.

Perfil daSika - A Sika é a única empresa do setor de impermeabilizantes no Brasil que tem o certificado ISO 14001, atestando sua responsabilidade ambiental. Para alcançar esse reconhecimento, a empresa investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, sempre em sintonia com padrões internacionais de qualidade e de respeito ao meio ambiente.

Sediada em Baar, na Suíça, a Sika é pioneira e líder mundial na fabricação de produtos químicos, usados na vedação, colagem, impermeabilização, reforço e proteção de estruturas na construção civil. A empresa também está presente na indústria, no setor automotivo e manufatura de componentes e equipamentos.

Atuando no Brasil há 74 anos, a multinacional está presente nas maiores obras de engenharia do mundo, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Cristo Redentor (RJ), Rodovia dos Imigrantes (SP), Túnel São Gotardo (Suíça), Metrô de Milão, Embaixada em Pequim e Torre Macau (China), Fábricas da Coca-Cola (Canadá e América Latina), Fábricas da Philip Morris (Rússia), Fábrica da Motorola (Escócia), Fábrica da Bavária (Colômbia), Fábrica da Volkswagen (África do Sul) e Aeroporto Internacional de West Palm Beach (EUA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira