Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2008 - 11:00

Cenatte Embriões e Embaré oficializam parceria que envolve fornecimento exclusivo de embriões

Primeira etapa do programa “Mais Sólidos” começa no próximo dia 12 de dezembro, na Fazenda Jacaré, em Lagoa da Prata (MG) com 60 transferências já programadas.

O Cenatte Embriões, empresa de Pedro Leopoldo (MG), que detém 22% do mercado de FIV no Brasil, deu início à parceria inédita com a Embaré Indústrias Alimentícias S.A., de Lagoa da Prata (MG), para o fornecimento exclusivo de genética (embriões), produzidos no processo de Fertilização In Vitro (FIV). A oficialização da parceria aconteceu em solenidade realizada no Centro Cultural Hilde Schmidt, no último dia 4, em Lagoa da Prata e reuniu cerca de 250 convidados entre pecuaristas, lideranças políticas e empresariais das regiões Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.

“Com o acordo, a base do sistema de produção da maior bacia leiteira do país, com produção anual de 6 bilhões de litros de leite in natura dá mais um passo rumo à profissionalização da cadeia de produção de leite e derivados lácteos”, argumenta Múcio Túlio Teixeira Alvim, diretor presidente do Cenatte Embriões.

A meta inicial do programa nomeado “Mais Sólidos” é beneficiar 1.316 fazendas da região que fornecem leite regularmente ao laticínio, por meio da entrada da tecnologia dos embriões congelados de fêmeas F2 (3/4 Holandês e ¼ Gir Leiteiro) Girolando, fruto do cruzamento entre vacas meio-sangue Girolando com touro Holandês. “A idéia é promover melhoria genética ao rebanho leiteiro, auxiliando na melhora da produtividade dos rebanhos e maior concentração de sólidos totais no leite (proteína e gordura)”, diz Alvim.

De acordo com o gerente comercial do Cenatte Embriões, Cláudio Lara, já no dia 12 de dezembro ocorrerá as primeiras 60 transferências de embriões em fêmeas receptoras da Embaré, na Fazenda Jacaré, em Lagoa da Prata (MG). A expectativa que será gerada a partir da grande concentração de produtores no evento e das primeiras transferências, certamente deve fazer a demanda pelo produto crescer substancialmente. “A demonstração de confiança depositada pela Embaré no trabalho do Cenatte é algo muito positivo para a pecuária leiteira de Minas Gerais, e, sem dúvida, será proveitosa para todos os envolvidos”, comemora Lara que representou a diretoria do Cenatte Embriões no cerimonial.

Maria Cláudia Azevedo, coordenadora de fomento da Embaré afirma que “além de aumentar a produtividade do rebanho leiteiro em regiões onde o leite é a principal atividade geradora de riqueza, a parceria proporcionará uma melhor valorização dos produtos lácteos da Embaré”, explica.

Para ela, a técnica permitirá o nascimento de fêmeas rústicas e adaptadas às condições locais e os animais terão maior capacidade para responder a manejos de alta produção de leite. O Projeto F2 também possibilitará a utilização das próprias vacas leiteiras como receptoras, ou seja, com 60 a 70 dias após o parto pode ser feito o protocolo para sincronização e depois de 17 dias a realização da transferência (TE-TF). “Outra grande vantagem é o custo mais baixo em comparação à compra de novilhas para reposição e a segurança do pecuarista ao adquirir um produto 100% garantido em termos produtivos e sanitários”, conclui o gerente comercial do Cenatte Embriões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira