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12/12/2008 - 08:27

Lei da Semeadura na Advocacia

“Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem...” (A toda ação há sempre oposta uma reação igual...) Isaac Newton

Isaac Newton foi um cientista inglês, físico e matemático, tendo várias de suas obras conhecidas mundialmente, dentre elas a obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada 1687 que descreve a lei da gravitação universal e as leis de Newton. Embora Newton não tenha escrito nada direcionado especificamente ao mundo corporativo, acredito que suas terorias e princípios se adequam perfeitamente ao ambiente de negócios, e mais, ao ambiente dos bancas de advocacia.

Infelizmente, os cursos de Direito pouco ou nada falam sobre gestão de escritórios, quanto mais a respeito de gestão de pessoas. De repente, aquele rapaz franzino lá da universidade, após 2 anos da formatura, lhe convida para integrar uma sociedade, pois ele está capitalizado e disse que sempre acreditou no seu potencial. Nesse momento o advogado entre num grande conflito de sentimentos, entre a alegria de integrar uma sociedade e o desespero de ter que cuidar da gestão do escritório.

Para toda ação há uma reação. Os escritórios, ou melhor, seus gestores vem pecando conitinuamente no que tange aos relacionamentos que envolvem o escritório. Sejam eles com clientes, magistrados ou colaboradores. Neste artigo vou me deter à apenas uma das 3 dimensões do relacionamento básico necessário para um escritório de advocacia sobreviver – O Relacionamento com os Colaboradores. A capacidade de agrupar pessoas e de fazer com que dêem o seu melhor ainda é uma competência de poucos gestores.

Os benefícios de montar uma equipa altamente competitiva e motivada são inúmeros, porém gostaria de ressaltar um que considero um dos mais importantes, senão o mais importante, que é o baixo turn-over, ou seja, o baixo índice de rotativade de funcionários e a consequente consolidação de uma filosofia de gestão, além da harmonia e entrosamento entre a equipe.

O resultado da falta de habilidade na gestão de pessoas, nos escritórios de advocacia, vem tornando os índices de divisões e rupturas societárias cada vez mais altos, e claro, sempre deixando um lastro de rancor, inimizades e rivalidades, além do prejuízo financeiro.

É fato, que poderíamos listar mais benefícios e malefícios relativos a gestão de equipas, mas o objectivo deste artigo é lhe ajudar a plantar algumas competências que estão em falta no segmento jurídico, especificamente, nos escritórios de advocacia.

1. Compartilhe sua visão - Respeitando a estrutura hierárquica do escritório, é importante compartilhar com a sua equipa para onde você está os conduzindo. Para isso será necessário planear, definir objectivos e as estratégias para alcancá-los. Ao partilhar uma visão, um plano de trabalho, aumentará a confiança da equipa em seu líder, além de sentirem mais seguros. Como poderão dar o seu melhor se não acreditam ou sequer sabem para onde estão indo?

2. Tenha colaboradores ao invés de “empregados” - Conquiste adeptos para o seu projeto. Ao invés de empregados, busque colaboradores que estejam interessados em viabilizar o seu projeto. Essa competência demanda que seja estabelecido um relacionamento de proximidade entre o Líder e seus colaboradores.

3. Tenha a sua equipe de gestores - Todo líder precisa ter um grupo de colaboradres mais chegados, de preferência que tenham competências complementares à sua. Selecione, com critério, uma equipe de gestores para lhe ajudar na administração das diversas demandas do escritório.

4. Aprenda a ouvir a sua equipe - Uma grande dificuldade que os advogados em geral possuem é de saber ouvir. É preciso ouvir o que a sua equipe, como um todo, tem observado como possíveis problemas ou sugestões para melhorias. O gestor que aprende a ouvir seus colaboradores, consegue ter uma visão macro do seu negócio além de identificar focos de desmotivação, falhas de liderança, prever possíveis rupturas societárias, dentre outros.

5. Tenha um plano atrativo de remuneração - São inúmeros os modelos de remuneração nos escritórios de advocacia. Qual o melhor? É aquele que sua equipe se sentirá desafiada e bem recompensada pelo cumprimento dos objetivos. Por mais que o líder seja carismático e que tenha uma bom plano se a remuneração não for compatível, dificilmente conseguirá evitar o turn-over. Os planos de remuneração e bonificação não funcionam somente com dinheiro. A sua equipe também pode ser bonificada com viagens para o seu colaborador e sua família, como um final-de-semana num hotel, etc.

6. Tenha um critério de avaliação de desempenho - Para se manter um bom clima organizacional é importante o gestor ter critérios objetivos para avaliação de desempenho da equipe. Isso ajuda a orientar os esforços e competências de acordo com os objetivos do escritório. Quantos colaboradores são desligados sem se quer terem a oportunidade de saberem quais os motivos diretos que levaram ao seu desligamento e de terem a oportunidade de trabalhar tais pontos fracos.  O bom líder é sincero com seus colaboradores e sabe o momento certo de elogiar e apontar pontos a serem melhorados. Relacionamentos para serem duradouros precisam caminhar numa sob uma plataforma de sinceridade.

7. Seja um motivador - Quem não gosta de conversar com pessas de bem com a vida? Você pode se lembrar agora de algum amigo ou parente que sempre que parece que não tem problemas, pois está sempre alegre e bem humorado. Esse tipo de pessoa contagia os demais. Cuidado para não ser aquele líder “cara fechada e carrancudo” afinal, os seus colaboradores precisam ter alguém em quem se inspiprar.

8. Quebre paradigmas - Quebrar paradigmas significa inovar. Reúna-se com a sua equipe em um outro lugar, fora do escritório. Reserve um restaurante e vá almoçar com seus colaboradores ou gestores. Estipule uma regra, falar sobre tudo menos trabalho, assim você tera a oportunidade de conhecer mais sua equipe e ser melhor conhecido por eles.

Concluindo, obter a simpatia da equipe vai além de obter um sorriso de seus colaboradores. A palavra “simpatia” pertence ao mesmo campo das palavras “respeito”, “atenção” e “cuidado”. No campo antônimo, encontraremos o “desrespeito”, “desatenção”, “estupidez”. Portanto, como iniciamos este artigo, para toda ação há uma reação, então plante respeito, dê atenção a sua equipe, cuide dos seus talentos e então irá colher a simpatia, admiração além de conquistar um ambiente de trabalho agradável,mais produtivo com resultados satisfatórios.

. Por: Robson Vitorino, especialista em Marketing Jurídico e autor do blog A Nova Advocacia. É formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Veiga de Almeida, MBA em Marketing pela Universidade Cândido Mendes, especializado em CRM e Novas Tecnologias pelo IBMEC. Coordenador do Curso de Gestão de Negócios Jurídicos na Universidade Cândido Mendes – RJ, onde também é Professor de Marketing nos cursos de Pós-graduação.

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