Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2008 - 09:21

Cidades Digitais, um desafio para a infra-estrutura

Quatro pontos são fundamentais para qualquer instalação neste tipo de cidade: largura de banda, segurança, densidade de aplicação e justificação de custo-benefício.

São Paulo - Mesmo tratando-se de projetos de longo prazo que requerem um trabalho multidisciplinar e altos investimentos, as cidades digitais são um conceito que ganha cada vez mais força devido aos benefícios que podem representar para seus habitantes. Como acontece na maioria dos casos em que há troca de informações – seja em forma de voz, dados e/ou vídeo -, o cabeamento estruturado assume especial importância na implementação deste tipo de cidade.

Definidas por Neil Corradine, diretor da PANDUIT para América Latina e Caribe, como “aquelas onde os processos de vida, transporte e comunicação são suportados por meio de processamento de dados, com o objetivo de reduzir a dependência do gasto de energia”, as cidades digitais constituem ainda uma pequena parcela de 5% do negócio da empresa em todo o mundo, já que se trata de um conceito emergente que deve considerar várias etapas.

Como ponto inicial, a infra-estrutura a ser instalada deve ser focada em quatro pontos básicos: largura de banda, segurança, densidade de aplicação e justificação de custo-benefício, isto porque o desenvolvimento é gradual e situacional, o que faz que as expectativas estejam em um contexto de colaboração na infra-estrutura periférica requerida para tais desenvolvimentos, ou seja, centradas fundamentalmente nos Data Centers e edifícios IP.

De acordo com o diretor, a infra-estrutura necessária para fornecer a interconexão dos diferentes pontos de processamento e comunicação devem ter diferentes camadas e redundâncias. A natureza da transmissão de dados é particular nos diferentes ambientes, por isso é necessário considerar, primeiramente, um fundamento histórico de interconexão baseado na infra-estrutura do tipo legado dos Service Providers, a partir destes dados é ampliada esta infra assim como a das redes cabeadas e finalmente chega-se ao suporte de redes wireless, partindo de uma rede celular para uma Wi-Fi.

Este processo pode ser inverso onde a rede wireless chegaria primeiro como uma opção de serviço básico, deixando para uma segunda etapa as redes de alto desempenho que serão requeridas quando existir uma cidade totalmente digital, isto devido ao conceito de edifício IP que exige cabeamento estruturado para funcionar, assim como as aplicações de projeto e corporativas que necessitam de uma grande largura de banda e as instituições financeiras que precisam operar com um alto padrão de segurança. “A realidade tecnológica pode ser muito mais complexa, mas ao mesmo tempo ela deveria ser transparente para o usuário, provocando um rompimento de paradigmas nos processos de vida e de trabalho das cidades que contam com tal infra-estrutura”, diz Corradine.

Na opinião da empresa, é importante sempre ter em conta que não será somente com a existência da tecnologia que se promoverá uma mudança, pois como aconteceu no passado com os PC’s, existiram múltiplos processos para alinhar, aplicações de software a melhorar ou pelo menos a levar para uma plataforma aberta (SOA, Arquitetura Orientada a Serviços) para podermos considerar, efetivamente, se terá a cidade esperada.

A aposta da PANDUIT reconhece a infra-estrutura como o primeiro passo na direção correta, sempre e quando os cidadãos encontrem valor na utilização da tecnologia, “desse modo, o esforço e a interação devem ser contínuos, tanto por parte dos fabricantes como dos governos, para se conquistar realmente um sucesso partilhado”, conclui o executivo regional.

Perfil - A PANDUIT é uma empresa multinacional que desenvolve e fornece soluções que ajudam seus clientes a otimizar a infra-estrutura física por meio da simplificação, rapidez e eficiência operacional. As soluções baseadas na Infra-estrutura Física Unificada (UPI) da PANDUIT permitem às empresas maior capacidade de conectar, administrar e automatizar sistemas de comunicação, computação, energia, controle e segurança, para o andamento de um negócio mais unificado e inteligente. A PANDUIT gera soluções flexíveis de integração, feitas sob medida para cada aplicação ou indústria a fim de promover funções e vantagens operacionais e financeiras. A capacidade de fabricação mundial, logística e comércio eletrônico da PANDUIT, aliada à sua rede mundial de distribuidores e integradores, ajuda os clientes a reduzir riscos na cadeia de suprimentos. Suas relações sólidas com grandes empresas de tecnologia juntamente com recursos humanos em todo o mundo, além do inigualável serviço e suporte, fazem da PANDUIT uma parceira confiável e valiosa. | www.panduit.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira