Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2008 - 11:02

Propriedade em evolução foi tema discutido no 9º Congresso de Governança Corporativa do IBGC

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa debateu as novas formas de controle societário em palestras e debates .

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizou, nos dias 8 e 9 de dezembro, a 9º edição do Congresso Brasileiro de Governança Corporativa. Com o tema “Propriedade em Evolução – Novas Formas de Controle Societário”, o evento foi realizado no Hotel Transamérica, em São Paulo, e reuniu renomados profissionais do mercado. Entre os palestrantes, destacaram-se Milton Vargas, do Bradesco; o economista Andrea Calabi; Wolney Betiol, da Bematech; Laércio Cosentino, da Totvs; Renato Chaves, da Previ; Aldo Mendes, do Banco do Brasil; Maria Helena Santana, da CVM; e Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

Destinado a executivos, conselheiros, auditores e profissionais ligados à governança corporativa, o congresso fez uma abordagem atual das espécies de controles societários difundidas no Brasil, propondo um debate enriquecedor com foco nas boas práticas e em experiências internacionais. Bernard Black, professor da Universidade do Texas, foi um dos destaques do evento e apresentou estudo comparativo sobre a governança corporativa nos Estados Unidos e nos países emergentes. O acadêmico norte-americano também comentou sobre a governança no Brasil e elogiou o processo realizado no País.

Os painéis e palestras do evento colocaram em discussão temas como Controle de Fundos de Investimentos, Lições de Governança Corporativa, Evoluções das Práticas em Assembléias, além de Controle Compartilhado, Estatal e Familiar. O presidente do IBGC, Mauro Rodrigues da Cunha, comentou sobre o Nível 1 de Governança da Bovespa e apresentou o projeto de lançamento do programa de certificação de conselheiros, a ser realizado pelo IBGC em fevereiro de 2009.

Durante o evento, também houve a entrega do Prêmio IBGC–Itaú de Jornalismo. Em sua terceira edição, a premiação selecionou os melhores trabalhos jornalísticos sobre governança corporativa. Os contemplados foram Marcos Graciani e Fernanda Arechavaleta, Revista Amanhã (1º lugar); Silvio Muto e Marcelo Loureiro, Revista Capital Aberto (2º lugar); e Graziella Valenti e Silvia Fregoni, do jornal Valor Econômico (3º lugar).

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em governança corporativa.

Com mais de 1.000 associados, o IBGC é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional. Promove palestras, fórum de debates, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e materiais. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.

O IBGC contribui assim para o desempenho sustentável das organizações e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. || www.ibgc.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira