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13/12/2008 - 11:03

Evento revela preferências do consumidor pelas promoções e analisa efeito da crise financeira no setor de brindes

O Rio de Janeiro recebe o workshop “Giving is Taking”, sobre marketing promocional, direto do Festival de Cannes, no dia 16 de dezembro (sábado). Realizado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), o evento é voltado para empresas do setor e vai abordar a força do “gifting” como ferramenta de marketing para atrair consumidores e fidelizar clientes, e ainda vai analisar os efeitos da crise mundial recente e como esse mercado será afetado.

Na oportunidade serão apresentados os resultados da última pesquisa do Instituto Ipsos sobre a preferência dos consumidores na América Latina quando o assunto é promoção com brindes. De acordo com o estudo, no Brasil 52% dos entrevistados informaram que compraram produtos com brinde promocional, sendo que 51% da amostra afirmaram terem comprado nos últimos três meses. Os itens mais consumidos com brindes foram alimentos (52%), produtos de higiene pessoal (33%) e de limpeza (29%).

“O shopper brasileiro já está exposto a grandes marcas e a modelos do varejo moderno. Os brindes promocionais podem ser instrumentos de motivação à compra e de criação de experiência, desde que os objetivos tenham significados condizentes com a marca e com as expectativas de seu público”, explica Sonia Bittar, diretora da área de Shopper & Retail, da Ipsos e uma das palestrantes do evento.

Entre os resultados, observou-se também que a promoção “leve 3, pague 2” foi identificada como a mais popular do mundo, com 45% das preferências, seguida pela “ganhe 1/3 a mais de produto”, com 36%.

Perguntados sobre qual tipo de brinde é o mais desejado, o consumidor aponta preferência por aquele que seja útil, de boa qualidade, que pode ser escolhido, e que é recebido na hora da compra.

Os efeitos da Crise mundial - Para Alexis Pagliarini, vice-presidente da AMPRO e da Impact e organizador do “Giving is Taking”, o momento de turbulência atual pode ser visto com otimismo para o marketing promocional. “As revisões de planos e budgets, caso aconteçam, com certeza privilegiarão ações táticas, com perspectiva de resultado no curto prazo, em detrimento de atividades mais institucionais. Não que não trabalhemos com ações estratégicas, mas é na hora de ativar e impactar o mercado que nos sobressaímos”, afirma.

Ele também comenta os resultados da pesquisa da Ipsos. “O resumo final retrata muito bem as diferenças entre os países pesquisados e gera uma conclusão irrefutável: nós, latinos, gostamos muito mais de ganhar “presentes” do que norte-americanos ou os demais países envolvidos. Mecânicas promocionais com premiação são melhor recebidas em países como o Brasil, o México ou a Espanha. Já na América do Norte (EUA e Canadá) impera o cupom. Mas, de uma forma geral, é tudo uma questão de ver o “gifting” sob a ótica de uma vantagem excepcional, seja ela traduzida na forma de um item ou de um benefício diferenciado. Visto com essa amplitude, é inegável sua força como ferramenta de marketing no mundo inteiro”, finaliza.

O mesmo evento realizado em Cannes poderá ser assistido no Rio de Janeiro, no dia 16 de dezembro. Haverá palestras de Alexis Pagliarini, vice-presidente da AMPRO e da Impact; da professora Marina Pechlivanis, mestre em Comunicação e Consumo, sócia da Umbigo do Mundo e componente do Comitê de Produtos e Serviços Promocionais da AMPRO; da diretora executiva de Marketing Coca-Cola Brasil, Luciana Feres, e de Sonia Bittar, diretora da Ipsos, Shopper & Retail Division.

Para participarem, as agências e interessados deverão efetuar sua inscrição junto à AMPRO. Mais informações pelo telefone (11) 3815-9998 ou pelo site www.ampro.com.br/eventos.

Workshop Giving is Taking Road Show Rio de Janeiro: Dia 16 de dezembro de 2008, das 19h às 22h, no Auditório da Coca-Cola, Praia de Botafogo, 374 – Rio de Janeiro (RJ).

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