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13/12/2008 - 11:06

Final de ano é tempo para balanço e planejamento

Marcelo Ortega, um dos cinco maiores especialistas em vendas, ensina como vencer obstáculos para atingir metas e se planejar para 2009.

São Paulo – Nem só de festa e presentes é feito o final de ano. Promessas, planos e desejos que almejam o sucesso de uma vida melhor também ilustram essa época, mas na prática o que acontece é bem diferente. Logo janeiro chega e esse “ânimo” vai embora. Infelizmente isso acontece porque para muitos organizar-se, estabelecer metas e prioridades ainda parece algo extremamente difícil.

Marcelo Ortega, um dos cinco maiores especialistas em vendas, palestrantes e conferencistas, explica que traçar metas para atingir o que se quer é o desejo de muitos. “Em primeiro lugar, é preciso querer e ter consciência de que tudo parte do interior. Cada um é responsável pelo próprio sucesso”, afirma.

Um grande fator que ajuda na concretização desses novos ideais é ter foco no que se realmente deseja. “Podemos definir um objetivo como algo que se quer alcançar ou conquistar, a partir de um planejamento especifico e de uma série de ações coordenadas. Essa organização é importante para mensurar as realizações, assim é possível avaliar o quão perto é possível conseguir chegar onde se deseja. Nas empresas, essa preocupação torna-se vital. A definição clara do objetivo é de grande importância, principalmente para que os colaboradores compreendam o papel que desempenham”, ressalta Marcelo.

Não ter receio de falhar, também é outro fator que determinará o sucesso. “Pessoas que sentem medo caem fatalmente em um circulo vicioso e nesse estágio, existe a tendência da auto-sabotagem, ou seja, a pessoa passa a falar que determinado sonho não é para ela, que não o merece ou que não dará certo. A partir desse ponto, a maioria desiste e se frustra. Um bom exemplo é o aprendizado da língua inglesa. Por se tratar de uma importante ferramenta no mundo dos negócios, todos desejam dominá-la. Ingressam em cursos e dedicam-se nos primeiros anos, mas mesmo assim, podem aparecer as primeiras dificuldades e nesse ponto começam a surgir as famosas frases: “Isso é complicado, não conseguirei”.

Entretanto, o que fazer para vencer o medo da decepção? Em primeiro lugar, é preciso compreender a origem desse sentimento que tende a ser a lembrança de fracassos anteriores. “Esse comportamento pode gerar um bloqueio mental que impede qualquer um de agir ou de ter alguma iniciativa”, explica Marcelo.

Caso seja esse o quadro, Ortega orienta que o principal esforço deverá ser no sentido de utilizar as expectativas nem tão bem sucedidas que teve como elementos de aprendizagem. “Aprender com os próprios erros é a maior lição. Afinal, quem já não passou por momentos complicados. O que não pode acontecer é deixar se abater. Quando um momento desses ocorrer, o que deve ser feito é raciocinar posteriormente, num lugar tranqüilo. Depois, repassar mentalmente o que aconteceu, analisar o que foi dito e assim procurar identificar os erros. È um exercício doloroso, mas importantíssimo para o crescimento em todos os segmentos na vida, principalmente o profissional”, defende.

Aquilo que se quer alcançar deve estar vivo na mente, de forma tão cristalina de modo que se possa narrar os detalhes dessa visão. “Para colocar o plano em prática, basta apenas definir as ferramentas ou armas de guerra. Se a pessoas já as tem, basta ir em frente. Se não, é necessário buscar os recursos vitais. O dono do sonho, com o jeito próprio, ritmo e conhecimento adquirido certamente conseguirá.

Algumas dicas que o especialista Marcelo Ortega selecionou: Dizer palavras positivas - É preciso dizer o que se quer de forma positiva. “Se você disser que não quer perder dinheiro no próximo ano, a imagem que virá a mente será a de perda de capital. O correto é pensar e dizer o que se quer: Eu quero ganhar mais dinheiro esse ano. Logo vem uma imagem mental positiva, que será a de entrada de dinheiro.

Você controla o seu sonho - O sonho não pode depender de ninguém, além de você mesmo. É preciso ter toda a responsabilidade e o poder de controlar e administrar as ações e não esperar que tudo venha de mão beijada. Bill Gates, durante uma palestra, afirmou: “Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone a disposição, antes que tenha conseguido comprar o seu próprio carro e telefone”.

Tamanho apropriado - O sonho deve ser possível de ser conquistado e você deve conhecer a exata distancia que terá de percorrer para isso.Há quem coloque nas metas a realização de metas grandiosas, num tempo incompatível.Isso gera frustração , o que mina a autoconfiança. Uma bela forma de começar a jornada é por metas menores, de curto prazo, que quando atingidas, trazem confiança.

Contexto - É preciso especificar o contexto, criando uma visão com pessoas, lugares e tempo.Ex: onde, quando e com quem se quer isso?

Limitações e alternativas - Ter um mapa de vôo e flexibilidade. Para percorrer essa fase até chegar a concretização do sonho, podem surgir adversidades e barreiras, e essas dificuldades devem estar no plano de vôo, mais conhecido como plano B ou plano de contingência. Caso não esteja, considere-as acidentes de percurso e tenha flexibilidade, mas sempre responda a todas essas perguntas:

O que impede esse sujeito de atingir o objetivo desejado? Como chegarei lá

Quanto mais alternativas,melhor: O primeiro passo está bem especificado e é possível atingi-lo?

Recursos - Quais são os recursos que se dispõe para atingir o objetivo desejado? Esses recursos são da ordem financeira, humanos, físicos, ou seja, todos aqueles que se referem diretamente a conquista do objetivo.

Em seu livro “Sucesso em Vendas”, Ortega traduz a experiência de 15 anos em vendas em um guia prático com técnicas, idéias, histórias de fracassos e de sucessos que foram vividas pelo autor e por milhares de profissionais que participaram de treinamento. Por sua abordagem simples e funcional, o leitor entenderá facilmente os elementos fundamentais para o sucesso, colocando-as em prática independente do ritmo do negocio e do mercado em que se atua.

Perfil de Marcelo Ortega - Marcelo Ortega é um dos mais requisitados conferencistas do Brasil. Palestrante internacional está entre os cinco mais bem avaliados pelo público, com mais de 98% de aprovação em eventos como Congresso Nacional de Vendas e Fórum Expo Venda Mais pelo segundo ano consecutivo. Tem atuação no Brasil e também em Portugal e Espanha através de representante oficial "iZi Palestras-Speakers Bureau" na Europa. É vendedor nato, empresário e treinador focado em melhorar resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais. Especializado em Vendas e Marketing, passou por todas as etapas como profissional da área: vendedor, supervisor, gerente, treinador e diretor de vendas de importantes empresas nacionais e multinacionais, liderando equipes comerciais por 16 anos.

Assistido por mais de 50 mil pessoas nos últimos seis anos, fez centenas de palestras de Vendas, Negociação, Motivação, Comunicação Eficaz e Liderança Inteligente em Vendas. Treinou milhares de pessoas em empresas como Petrobras, Citroen, Pullman, Pfizer, Amil, Kidde, Âncora, Tour House, Acav - Volkswagen, Drogasil, Daimler Chrysler, Rio Branco Papéis, Atento, Venbrás, Honda, Nossa Caixa, Unidas e Wyeth.

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