Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2008 - 11:07

Dois anos é a média para estabilizar ou aumentar lucros de empresas, diz consultor

Almeida Júnior orienta preparação antes de obter lucros.

Para aumentar ou estabilizar lucros de empresas que não estão em estado precário, o consultor organizacional e sócio proprietário da Almeida e Cappeloza, Sebastião de Almeida Júnior, passa o prazo de até dois anos. A média foi tirada dos casos da consultoria, que apontam aumento no nível de excelência logo no primeiro ano. "É preciso estabilizar a empresa inicialmente para ter noção da saúde financeira. A partir daí, a corrida pela excelência traz como resultado aumento nos lucros", explica Almeida Júnior. O consultor conta que é preciso equilibrar no mínimo quatro aspectos da empresa, considerados por ele como alicerces: qualidade, produtividade, lucratividade e market share. "Não adianta a empresa ter grande lucratividade se não está preparada para crescer. Será algo temporário. É preciso analisar e melhorar desde a produção e as despesas até o custo-benefício dos clientes", afirma.

Na empresa Tecnol, que produz armações para óculos, ao longo de cinco anos foi possível reduzir o ciclo de produção de 14 para 6 dias e ampliar a produção diária de 8 mil para mais de 10 mil armações. "Nos primeiros anos estabilizamos todos os números da empresa e a partir daí só contou com crescimentos. O segredo é aplicar os recursos disponíveis à empresa da melhor maneira possível, assim se garante saúde econômica, financeira e comercial", conta Almeida Júnior, consultor que assessorou a Tecnol neste caso.

Comprada pela International Meal Company, IMC, a Rede Frango Assado também conseguiu, com planejamento estratégico, envolver desde a diretoria executiva e os sócios da empresa até gerentes e funcionários, segundo o antigo diretor administrativo-financeiro da Rede, Valmik Mamprin. "Acredito que uma consultoria externa tem uma visão mais crítica dos problemas e oportunidades da empresa e consegue transmitir melhor isto a todos os envolvidos. Porém cabe à empresa que contratar a consultoria criar condições e dar suporte para que as coisas aconteçam. Não existem milagres e sim, trabalho de todos", garante Mamprin.

Almeida & Cappeloza é uma empresa de prestação de serviço de consultoria na área de desenvolvimento gerencial & organizacional, fundada em julho de 1987. Com mais de 60 clientes, elabora e realiza projetos sob medida para as demandas de cada um. Em seu portfólio, destacam-se as empresas ADP Systems, CSM Decor, Braga, Tecnol, Ferro Enamel, CHESF, CPFL, D. Paschoal, IBM do Brasil, Mercedes-Benz, Monroe Auto Peças S.A., Ripasa, Tetra Pak, Thermo King e Wizard.

Sebastião de Almeida Júnior - Consultor Sênior na Área de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional com experiência junto a mais de cinqüenta empresas, detém o grau de Mestre na área de Comunicação Empresarial, é autor de seis livros (quatro deles sobre o tema "Negociação"). É Professor Convidado do Instituto de Economia da UNICAMP e sócio da empresa Almeida & Cappeloza Consultores Associados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira